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Ilanet.ConflitoEmNormasSociaisr1.9 - 21 Nov 2016 - 15:00 - GregorioIvanoff

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JOVAED 2015 Confronto!: Qual o valor dos seus resultados com o desenvolvimento em normas sociais? Certifique seus resultados em um jogo sério sobre o desenvolvimento em normas sociais. A certificação favorece a composição de uma imagem global sobre produção e resgates de capital social! Queremos identificar também que mudança e contribuição de escolas sobre resultados com o desenvolvimento em normas sociais? 27 abr. 2015. Acesse informações e resultados sobre a atividade na página do evento. Disponível em < https://docs.google.com/document/d/1W6V3GCfi1oHponeHen5AdH9ZSzwVFv9VipfFis3VT8A/pub >. Acesso em 8 mai. 2015.


Qual o valor dos seus resultados com o desenvolvimento em normas sociais?


Acesse informações e resultados sobre a atividade na página do evento. Disponível em < https://docs.google.com/document/d/1W6V3GCfi1oHponeHen5AdH9ZSzwVFv9VipfFis3VT8A/pub >. Acesso em 8 mai. 2015.


Texto de responsabilidade de Luis Fernando Silva


Norma [...] princípio que serve de regra, preceito; conjunto de regras de uso relativas às características de um produto ou de um método, compiladas com o objetivo de uniformizar e de garantir o seu modo de funcionamento e a sua segurança – etimologicamente vem do latim, e se referia a um esquadro, usado por carpinteiros no manuseio de suas peças no trabalho – se niveladas, então "normal".

O quão normal meu singelo libelo publicado pode sê-lo? Sob o primado da relatividade einsteiniana, evoco Arnaldo Antunes: “[...] Todos eles traziam sacolas, que pareciam muito pesadas. Amarraram bem seus cavalos e um deles adiantou-se em direção a uma rocha e gritou: abre-te, cérebro!” [...] (1)

Em suas últimas entrevistas ( http://www.ihu.unisinos.br/noticias/517228-cuida-de-ti-mesmo-entrevista-com-michel-foucault ), Foucault ponderou “[...] ética é a prática reflexiva da liberdade, sendo liberdade condição ontológica da ética, mas a ética é a forma reflexiva que adota a liberdade.” E meu leitmotiv, o que me conduz, está por necessário seja a busca esforço coletivo,"caminho é caminhar", não crítica ao exercício do poder, por suas limitações apenas esgotarem uma perspectiva de avanço do pensamento, e o que almejo e busco, na sensação que mais aprendo quando ensinar tento, é caminhar [...]" está no horizonte [...] me aproximo dois passos, afasta-se dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos [...] por mais que caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso, para caminhar." - E. Galeano.

Evoco nosso Ministro da Educação, que, na obra Política: Para não ser idiota (livro onde Renato Janine Ribeiro e Mario Sergio Cortella, educador, já reitor da PUC-SP há tempo) reflete "se nos reunirmos só com quem é parecido conosco, não desenvolveremos as potencialidades da democracia, do convívio e do aprendizado com quem é diferente de nós." – não haverá liberdade reflexiva, e a aparência, em seu jogo, perpetuará desconhecimento.

“A relação professor-aluno é uma relação comunicativa. No processo de ensino – aprendizagem, o professor, ao comunicar-se com os alunos, faz com que estes, por seu intermédio, comuniquem-se uns com os outros e com a realidade, com os conhecimentos e os valores.” - “Construir felicidadania, na ação docente, é instalar na escola e na aula uma instância de comunicação criativa.” (3)

Contemplando o outro, a norma desenvolverá reflexão, resultando comunhão e comunhão é bem estar, valor possível quando em liberdade do pensamento.


Palavras-chave: normas sociais em grupos, professores em formação, prática em liberdade, liberdade em prática, resultados em normas sociais, estruturação interinstitucional em ligações, desenvolvimento em normas sociais, pensamento em maturidade, teste de personalidade, responsabilização, libertação, ética, Canada


Keywords: lighted schoolhouse, emotional outbursts, cohesive governance


Resultados: visão do conhecimento em liberdade


Bibliografia relacionada com o texto


1 e 3 – RIOS, Terezinha Azeredo. Compreender e ensinar, São Paulo: Cortez Editora, 5ª edição, 2005, SP

2 – CORTELLA, Mario Sergio; RIBEIRO, Renato Janine. Política, para não ser idiota, São Paulo: Papirus Editora, 7ª edição, 2011.


Alice for the iPad. Available from < https://www.facebook.com/pages/Atomic-Antelope-LTD/127308760669293 >. access on 25 May 2015.

CRUZ, Sebastião C. V.. Classe e conflito em Dahrendorf: um comentário. Rev. adm. empres., São Paulo , v. 14, n. 4, p. 108-118, Aug. 1974 . Available from < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-75901974000400011&lng=en&nrm=iso >. access on 11 May 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-75901974000400011.

“Cuida de ti mesmo”. Entrevista com Michel Foucault: Poucos meses antes da morte de Michel Foucault (foto), em 1984, publicou-se pela primeira vez esta entrevista, na qual – em diálogo com o filósofo cubano Raúl Fornet-Beancourt [com Helmut Becker e Alfredo Gómez-Muller] – explicou e esclareceu erros sobre conceitos centrais de sua pesquisa: a noção de “cuidado de si mesmo”, os “jogos de verdade”, as “práticas de liberdade”, a diferença entre poder e dominação, e outros mais. Os fragmentos da entrevista com Foucault, realizada em 20 de janeiro de 1984 (Revista Concordia, 1984), são publicados no jornal Página/12, 24-01-2013. A tradução é do Cepat, 27 de janeiro de 2013. Disponível em < http://www.ihu.unisinos.br/noticias/517228-cuida-de-ti-mesmo-entrevista-com-michel-foucault >. Acesso em 21 mai. 2015.

Especial Socioemocionais: Saiba o que são e como desenvolver competências socioemocionais a partir de experiências e recomendações voltadas a preparar os alunos para enfrentar os desafios do século 21. Desenvolvido em parceria com o Instituto Ayrton Senna. Disponível em < http://www.porvir.org/especiais/socioemocionais/ >. Acesso em 20 mai. 2015.

Favip promove Fórum Acadêmico. A metáfora da escola do forró pé-de-serra de Luiz Gonzaga. Visão: Estabeleço uma nova consciência do sucesso. Encontro Tecnologias que educam. Disponível em < http://www.favip.edu.br/site/?pagina=noticias&id=2216 >, 26 jun. 2012 e < http://www.favip.edu.br/site/?pagina=galeria-foto&id=437 >, 16 jul. 2012. Acesso em 19 jul. 2012.

Sala de aula: As interações pessoais e as tecnologias no intercâmbio dos saberes, III Encontro de Formação Docente Continuada, Pró-Reitoria de Graduação, Direção Geral de Ensino, ULBRA, Campus Canoas, RS, 27 e 28 de julho de 2010.

SANT'ANA, Ruth Bernardes de. Autonomia do sujeito: as contribuições teóricas de G. H. Mead. Psic.: Teor. e Pesq., Brasília , v. 25, n. 4, p. 467-477, Dec. 2009 . Available from < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-37722009000400002&lng=en&nrm=iso >. access on 11 May 2015. http://dx.doi.org/10.1590/S0102-37722009000400002.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+comunidade+conflito+%22em+normas+sociais%22&btnG=Pesquisar


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-- GregorioIvanoff - 11 May 2015
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