Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.CondutaEmProducaor1.7 - 21 Jul 2018 - 21:31 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Este texto está em revisão, para coordenação e revisão de consistência de conceitos, categorias, propriedades, dimensões e relações.


Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e computação em nuvem.

A Indústria 4.0 facilita a visão e execução de "Fábricas Inteligentes" com as suas estruturas modulares, os sistemas ciber-físicos monitoram os processos físicos, criam uma cópia virtual do mundo físico e tomam decisões descentralizadas. Com a Internet das Coisas, os sistemas ciber-físicos comunicam e cooperam entre si e com os humanos em tempo real, e através da computação em nuvem, ambos os serviços internos e intra-organizacionais são oferecidos e utilizados pelos participantes da cadeia de valor.


O "conceito indústria 4.0" se baseia em coletar e analisar dados entre máquinas, serviços e outras atividades criando processos mais rápidos, mais flexíveis e mais eficientes para produzir produtos/serviços de maior qualidade a custos reduzidos. Esta realidade só se torna possível devido aos crescentes avanços tecnológicos da área da tecnologia da informação e engenharia; (envolve a união de tecnologias físicas e digitais e a integração de todas as etapas do desenvolvimento de um produto ou processo, o que traz como grande impacto positivo mais eficiência e aumento da produtividade).

Existem alguns pilares essenciais que impulsionam a evolução da indústria 4.0. Estes eixos nos quais o conceito se articula englobam nove postos-chaves: big data e análise de dados, robótica, simulação, Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), cibersegurança, cloud computing, manufatura aditiva, sistemas de integração horizontal e vertical e realidade aumentada.

Para sustentar estes pilares é necessário algumas bases tecnológicas e digitais se evidenciam na indústria 4.0, sendo:

Tempo real Acompanhar e analisar dados em tempo real, garantindo maior assertividade na tomada de decisões. Saber todas as etapas do processo no momento em que elas acontecem.
Virtualização A virtualização (simulação digital) dos processos permite a rápida tomada de decisão através de simulação computacional utilizando dados reais coletados em tempo real.
Descentralização dos processos decisórios Com o propósito de melhorar a produção e serviços, sistemas cyber-físicos tomam decisões com base em análise de dados, sem depender de ação externa, tornando a tomada de decisão mais segura e certeira.
Modularização Neste conceito, o sistema é dividido em módulos, ou seja, em partes distintas. Desta forma, a produção é de acordo com a demanda, visto que irá utilizar somente os recursos necessários para a realização de cada tarefa, garantindo otimização na produção e economia de energia.


Processo: resultados em ação


Aprendizado e crescimento: ação em análise


Palavras-chave: acompanhamento em tempo real, conversação em tempo real, comunicação em tempo real, informações em tempo real, intercâmbio em tempo real, visualização em tempo real, gerenciamento em tempo real, atendimento em tempo real, serviços em tempo real, consulta em tempo real, trabalho em tempo real, sistemas em tempo real, acordo coletivo de compromissos, desenvolvimento institucional sustentável, sistemas ciber-físicos, organização em avaliação, organização em robôs, sistemas em integração, projetos em resultados, conduta em empreendimentos, código de ética, código de conduta, redes de especialidades, especialidades coletivas, automação industrial, produção fonográfica, ação interagência


Keywords: market in mathematics, Frank Pasquale


English: course in production


Resultados: Internet das Coisas, Indústria 4.0


Indústria 4.0. Disponível em < https://pt.wikipedia.org/wiki/Industria_4.0 >. Acesso em 3 mai. 2018.

Rosen, Rebecca J. Wikipedia and the Shifting Definition of 'Expert', Apr 26, 2012. Available from < https://www.theatlantic.com/technology/archive/2012/04/wikipedia-and-the-shifting-definition-of-expert/256418/ >. access on 18 July 2018.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+comunidade+conduta+%22em+produ%C3%A7%C3%A3o%22&btnG=Pesquisar


Number of topics: 31


Express

Number of topics: 6


Ágora

Number of topics: 1


Persona

Number of topics: 0


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 18 Jul 2018
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback