Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Working on page risks in linkages



  • Página sem formatação (Page without formatting)?
  • Clique (Click) em Visualizar impressão (Print Preview).




Express Persona
Ilanet Ágora
Main Blog

Endow Dotar

  • Linux Powered

  • Download Mozilla Firefox Browser

  • Use OpenOffice.org

Ilanet.ComputerProgrammingr1.2 - 08 Mar 2013 - 19:06 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Alice, da Carnegie-Mellon University. É um software para ensinar a programação por objetos. Usa cenas em 2D, com coelhos, animais, personagens e a criança vai seguindo um tutorial que mostra como montar um programa a partir de objetos pre-definidos. Depois aprende a criar objetos. Tem um grupo de estudos Alice no Brasil, da Universidade Mackenzie. É uma ferramenta de formação de desenvolvedores. Pode-se pensar nela para o programa de formação de desenvolvedores de games.


A tecnologia de jogos tem sido usada em muitas áreas como ferramenta educacional, mas ainda é pouco comum no ensino de engenharia de software. Para minimizar este problema, este artigo apresenta SimulES, um jogo educacional de cartas que simula o processo de desenvolvimento de software. SimulES foi concebido a partir de uma extensa avaliação do jogo “Problems and Programmers” (PnP), acrescentando a este jogo conceitos de evolução de software. O jogo SimulES permite ao estudante assumir o papel de gerente de projeto e, desta forma, deparar com problemas que não são bem cobertos em aulas tradicionais (FIGUEIREDO et al.).


On this paper we present two successful stories on applying game-driven programming as a tool to facilitate the teaching of computer programming. Given that computer programming is a complex task on its own, student motivation on the subject tends to decrease throughout the course. When using a game project as the final outcome of the discipline, users became motivated to work together as teams or individually to overcome difficulties in order to achieve the final goal of a complete and playable computer game. The study cases are presented together with our thoughts on how to proceed with this research in order to quantify the benefits that can be derived from this approach (MOTTA JÚNIOR; LIMA JÚNIOR).


Palavras-chave: ensino em sistemas de informação, jogos


Keywords: computer programming


Alice. Available from < http://www.alice.org/ >. acess on 15 August 2011.

FIGUEIREDO, Eduardo; LOBATO, Cidiane; DIAS, Klessis; LEITE, Julio; LUCENA, Carlos. Um Jogo para o Ensino de Engenharia de Software Centrado na Perspectiva de Evolução. Lancaster University. Disponível em < http://www.de9.ime.eb.br/~sousamaf/cd/pdf/arq0005.pdf >.

MOTTA JÚNIOR, Paulo Rogério da; LIMA JÚNIOR, Hamilton Athanazio de. Game-driven programming. UFPE. Disponível em < http://www.cin.ufpe.br/~sbgames/proceedings/files/Teaching%20Computer%20Programming.pdf >.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&q=Um+Jogo+para+o+Ensino+de+Engenharia+de+Software+Centrado+na+Perspectiva+de+Evolu%C3%A7%C3%A3o&btnG=Pesquisar&oq=


Number of topics: 93


Ágora

Number of topics: 12


Express

Number of topics: 3


Persona

Number of topics: 10


Pipl

http://pipl.com/directory/tags/Computing

-- GregorioIvanoff - 17 Apr 2008
to top


Direitos de cópia © 1999-2019 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2019 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback