Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Working on page risks in linkages



  • Página sem formatação (Page without formatting)?
  • Clique (Click) em Visualizar impressão (Print Preview).




Express Persona
Ilanet Ágora
Main Blog

Endow Dotar

  • Linux Powered

  • Download Mozilla Firefox Browser

  • Use OpenOffice.org

Ilanet.ComportamentoEmDiferencasr1.15 - 01 Jul 2019 - 15:58 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


CupCake´s = Sociedade, Gastronomia e Comportamento Humano


Davi Furigo de Melo


Não há adjetivos positivos ou negativos para descrever tal situação que apresentarei agora. Provavelmente, o julgamento da mensagem se diversificará com a receptividade e identificação do leitor(a). Digo que é um fato muito mais analítico e de partilha de uma vivência pessoal profissional do que um relato exato derivado de um especialista. Ao fato:

Cupcakes. Mini bolos de massa leve e aerada com recheios ou não, cobertos e decorados com cremes, pastas e/ou confeitos.

Impressionante a ascensão desta preparação culinária oriunda de Nova York perante a aceitação do público adulto e a representatividade em aspectos econômicos e culturais que se solidificou de forma tão intensa, por enquanto no Estado de São Paulo. Demonstra fatos, no mínimo, curiosos e instigantes de certa confusão. Por exemplo:

  • Porque uma preparação culinária com características infantis possui grande parte da venda destinada a adultos?
  • Porque a preparação que geralmente contém alto teor de açúcar é tão bem aceita atualmente com uma população razoavelmente conscientizada dos males do consumo em excesso do mesmo?
  • O apelo das cores diferenciadas e vibrantes conjuntamente com os formatos decorativos remete a uma simples forma de ser ou atende às expectativas de um público?
  • As possibilidade de diversificação de recheios, massas e coberturas influi positivamente para o cliente já que ele pode de alguma forma se identificar com a preparação. Como? Por quê?
  • Cupcake é uma receita de porção individual. Por que isto atualmente se torna uma poderosa ferramenta de vendas? O cliente e o consumidor encaram de que forma esta proposta de possuir um doce específico com características inerentes a expectativas de consumo, lembranças, preços, memórias e satisfação?

Surgem a partir destas poucas perguntas algumas observações e reflexões.

A compra de um doce com características infantis por adultos pode ser um indicador da carência destes adultos (que representa os adultos da sociedade como um todo) em vivenciar situações que remetem a fase inicial da vida. Já que em tempos atuais quase impossível é uma relativa periodicidade de viver momentos de descontração, ingenuidade, cumplicidade, transparência e veracidade.

Há o almejar por uma convivência em relações interpessoais com família, amigos e conhecidos com vibrantes e diferentes intensidades de emoções e sentimentos, contudo com direito de mais perdões e constante alegria em torno da vida, contudo empobrecido de esperanças. Situações representadas pelas cores e decorações.

“Um bolinho macio com a massa que eu quero, com o recheio que eu gosto, com a cobertura que eu amo e com as cores que eu me identifico”. Soa bem tal descrição quando estamos à frente da vitrine para decidir qual cupcake escolher. Circunstância que refuta a ideia do quão difícil é ter e ser aquilo que realmente me reflete. Posso comer uma sobremesa como a mim. Pelo menos isto!

Não, somente, possuir uma preparação culinária nas características que se identificam comigo, como também tê-la todinha só para mim é algo quase épico. Nada de dividir, compartilhar, sociabilizar, globalizar. Meu e só meu! Redes sociais que nada, repartir os gostos sim, mas não o que me dá o gosto. O gozo. Já que os 900 amigos virtuais não correspondem aos inexistentes amigos reais.

Neste novo cenário de mundo e de vida, alinhar as percepções para filtrarmos com discernimento o que nos faz mal do que pode nos fazer bem é quase uma situação de sobrevivência e qualidade de vida. A gastronomia, as artes e a música são ‘ferramentas’ que desvendam este alucinado e maluco jeito de ordenar e conduzir o estilo de vida das pessoas. Assim, pode-se através de reflexões mínimas de consumo e formas de expressão detectarmos comportamentos que nos remetem a parcela doente da sociedade. Afinal, nada como um bolo macio ... cremoso ... recheado ... confeitado e decorado para transcender a visão torpe e dúbia da forma como aceitável é tido o modelo de como sermos adultos. E, assim, injetar-nos uma dose momentaneamente prazerosa de nostalgia.

Necessitamos de mais festas, mais doces, menos cobranças, mais vivências conosco e com a sociedade, mais maturidade, mais diversão, mais erros, menos julgamentos, mais produção intelectual, menos consumo, mais felicidade, menos dinheiro, menos conflitos internos e mais PAZ. Viva o cupcake!


Aprendizado e crescimento: roteiro em prática


Palavras-chave: experiência em conhecimento, movimento em ambiente, objeto em experiência, conflito em comportamento, preço em conhecimento, diferenciação de sociedades, relações interpessoais, conflitos internos, comportamento, microcomunidades, convivência


Keywords: episteme


Outcomes: gastronomia em tempo de diferenças


MELO, Davi Furigo de. Portal Paladares. Disponível em < http://www.portalpaladares.com.br >. Acesso em 18 jun. 2011.


English: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=pt&tl=en&u=http%3A%2F%2Fwww.ilanet.com.br%2Fcgi-local%2Fportal%2Fbin%2Fview%2FIlanet%2FComportamentoEmDiferencas


Number of topics: 11


Express

Number of topics: 1


Ágora

Number of topics: 1


Persona

Number of topics: 2


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 27 Jan 2012
to top


You are here: Ilanet > GetGC2005 > Ontologia > Futuro > FuturoEmLiderancaGlobal > ComportamentoEmDiferencas

to top

Direitos de cópia © 1999-2019 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2019 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback