Este texto está em revisão. A ideia é não utilizar uma definição específica de agente de conhecimento. Para isso é necessário explorar melhor conceitos e teorias de agência e
competência, identificando relações com teorias sobre o valor do conhecimento.
Que
competências deve ter um agente de conhecimento?
Que fundamentos são requeridos em termos de qualidades pessoais e qualidades de gestão?
Em termos de qualidades pessoais, um
agente de conhecimento deve:
Sob o ponto de vista de educação e postura profissional
- Dispor de dados e informações relevantes sobre a organização onde desempenha suas atividades.
- Agir segundo código de ética
- Demonstrar atitudes desejáveis
Sob o ponto de vista da resolução de problemas
- Adotar postura reflexiva
- Levantar e testar hipóteses
Sob o ponto de vista da comunicação interpessoal
- Expor com organização e sem bloqueios
- Ouvir com atenção e empatia
Sob o ponto de vista da competência verbal (textos escritos)
- Ler com compreensão
- Dominar ferramentas do aprender a aprender: estudar, pesquisar e resumir
Em termos de qualidades de gestão, um
agente de conhecimento deve:
Sob o ponto de vista de eventos de conhecimento
- Definir e informar objetivos
- Conseguir e manter a atenção
- Relembrar aprendizagens anteriores
- Apresentar conteúdos
Sob o ponto de vista da avaliação diagnosticativa, formativa e de reação
- Orientar a aprendizagem
- Provocar e avaliar desempenhos
- Prover a retenção e transferência
Sob o ponto de vista da elaboração, apresentação e avaliação de planos de conhecimento
- Decidir e agir segundo sugestões de processos de transferência de aprendizagem e conhecimento, criação de conhecimento e capacitação da criação de conhecimento
Palavras-chave:
código de ética
--
GregorioIvanoff - 02 Sep 2012
to top