Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.CodigoDeEticar1.11 - 08 Sep 2022 - 17:19 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Pesquisador reivindica código de ética para uso de robôs

http://wap.tecnologia.uol.com.br/ultnot/2008/12/18/ult4739u3052.htm


Noel Sharkey, professor de inteligência artificial e robótica da Universidade de Sheffield, no Reino Unido, reclamou nesta quinta-feira (18) uma rápida elaboração de normas internacionais para um uso ético dos robôs, cujas vendas e fabricação registram um forte crescimento.

"A mim surpreende a explosão de vendas pela internet. Seria uma boa idéia que isso não acontecesse em se tratando de robôs. É preferível que estabeleçamos uma ética agora, antes que se estenda para o uso em massa dos robôs", alertou o cientista, em um texto publicado na revista norte-americana "Science".

Sharkey explica que o papel cada vez mais importante que os robôs assumiram na vida moderna coloca em questão o controle do seu uso.

"Existem, por exemplo, pelo menos 14 empresas no Japão e na Coreia do Sul que desenvolvem robôs capazes de cuidar de crianças. A questão é saber se isso conduzirá a uma falta de atenção dos pais para com essas crianças", afirmou.

O professor afirmou no artigo que as vendas de robôs aumentaram de forma considerável no início do século 21, alcançando cerca de 5,5 milhões de unidades em 2008.

"Em conseqüência, os robôs terão um lugar sem precedentes em nossa vidas", acrescenta, destacando que, na ausência de normas éticas estabelecidas por instâncias internacionais, as decisões a respeito do uso desse equipamento sejam deixadas em mãos militares, industriais ou de pais muito ocupados.

Sharkey acrescenta que um código de normas éticas deve ser, além disso, compatível com o desenvolvimento da robótica.

"Isso é o que me preocupa, não os robôs em si, mas o uso que os humanos fazem deles", concluiu.


Aprendizado e crescimento: jogos em liderança


Palavras-chave: competência em conhecimento, inteligência artificial, algoritmos, caminhos, ética, robôs, Frank Pasquale, Coreia do Sul


English: code of ethics


Resultados: interação com robôs, ciência da informação


Number of topics: 16


Express

Number of topics: 3


Ágora

Number of topics: 0


Persona

Number of topics: 1


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 02 Sep 2012
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback