Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.Cidadaniar1.23 - 26 Jan 2023 - 11:43 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Atrelamento de dimensões políticas


"Como sugere o título, Cidadania no Brasil – o longo caminho, a obra de Murilo de Carvalho diz respeito ao avanço da cidadania no Brasil, enquanto fenômeno histórico. O autor inicia seu trabalho desdobrando a cidadania em três dimensões: direitos civis (direito à liberdade, à propriedade e à igualdade perante a lei); direitos políticos (direito à participação do cidadão no governo da sociedade – voto) e direitos sociais (direito à educação, ao trabalho, ao salário justo, à saúde e à aposentadoria). O objetivo geral do autor é demonstrar que no Brasil não houve um atrelamento dessas três dimensões políticas. O direito a esse ou àquele direito, digamos à liberdade de pensamento e ao voto, não garantiu o direito a outros direitos, por exemplo, à segurança e ao emprego. No mesmo sentido, a agudização dos problemas sociais no país, nos últimos anos, serve de apoio para o autor contrastar as dimensões dos direitos políticos, via sufrágio universal, com os direitos sociais e os direitos civis. A negação desses direitos, vez ou outra no Brasil, é utilizada pelo historiador para dar sustentação à sua tese de que se tem gerado historicamente neste país uma cidadania inconclusa – como na Inglaterra nos séculos XVIII e XIX" (SOUZA, 2006).


Processo: responsabilização em envolvimento


Aprendizado e crescimento: cidadania congruente


Palavras-chave: práticas sociais em desempenho, avaliação em diversidade, congruência em cidadania, distribuição de renda, cidadania corporativa, assuntos estratégicos, direitos, pontos, países


English: citizenship


Brasil: estruturação interinstitucional no Brasil


América Latina: América Latina em liberdade


III Encontro Internacional de Tecnologia e Inovação para Pessoas com Deficiência – O Desenho Universal na Indústria Brasileira, 24 a 26 de outubro de 2011. Disponível em < http://3encontro.sedpcd.sp.gov.br/index.php >. Acesso em 17 nov. 2011.

Seminário Internacional: Celebrando os 30 Anos do AIPD Ano Internacional das Pessoas Deficientes. Disponível em < http://seminarioaipd.sedpcd.sp.gov.br/ > e < http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/sis/lenoticia.php?id=881 >. Acesso em 17 nov. 2011.

SOUZA, Venceslau Alves de. Direitos no Brasil: necessidade de um choque de cidadania. Rev. Sociol. Polit., Curitiba, n. 27, Nov. 2006. Available from < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-44782006000200016&lng=en&nrm=iso >. access on 25 Jan. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-44782006000200016.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22Plano+Nacional+dos+Direitos+da+Pessoa+com+Defici%C3%AAncia%22+Brasil+2014+2016&aq=f&aqi=&aql=&oq=


Number of topics: 6


Express

Number of topics: 0


Ágora

Number of topics: 1


Persona

Number of topics: 1


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 09 Nov 2008
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback