Negócios no Brasil ou negócios do Brasil


Entende-se a expressão negócios no Brasil como o conjunto de negócios realizados por quaisquer organizações no contexto brasileiro. A expressão negócios do Brasil é entendida como o conjunto de negócios realizados por quaisquer organizações em contextos globais, a partir do Brasil.

A combinação de ambas as expressões não resulta em resultados abrangentes de pesquisa acadêmica o que pode ser compatível com a posição do Brasil no sistema mundial de comércio ou também no sistema global de comércio.

É possível ainda que a questão global versus local não tenha interessado às iniciativas de pesquisa sobre modelos de negócios no Brasil. É bem possível que o conhecimento de modelos de negócios do Brasil esteja restrito a ambientes exclusivos e fechados não caracterizando ainda o avanço para um mercado livre e competitivo.

Os intercâmbios relevantes de conhecimento no comércio global poderiam ser eventualmente mapeados através da identificação de influentes escolas de negócios.

É bem possível que os currículos das escolas negócios, atuantes no Brasil, não tenham registrado ou divulgado amplamente os resultados de uma disciplina intitulada gestão da dinâmica no comércio global.

A demanda por uma disciplina com esta denominação poderia ser identificada em disciplinas de gestão do conhecimento em quaisquer programas educacionais com ênfase em negócios.

Uma outra possibilidade seria a de que a demanda por esta disciplina decorresse de esforços para o desenvolvimento de iniciativas e criação do conhecimento sobre a gestão da inovação em escolas de negócios.

O perfil de demanda por produtos e serviços no contexto global também parece ser um tema de interesse em escolas de negócios.

Um serviço de contexto global com demanda potencial para o Brasil pode estar relacionado com a interação com robôs. Esta demanda poderia ser categorizada como serviços sociais no contexto global, proporcionando a reflexão sobre a emergência do debate do tema que envolve robôs em escolas de negócios.

Continua ...


Palavras-chave: sustentabilidade em escolas de negócios, comércio global, contexto global


Keywords: marketing


http://www.google.com.br/search?q=Brasil+%22em+servi%C3%A7os+sociais%22+%22escolas+de+neg%C3%B3cios%22&hl=pt-BR&btnG=Pesquisar


http://www.google.com.br/search?q=Brasil+%22em+servi%C3%A7os+sociais%22&hl=pt-BR&btnG=Pesquisar

-- GregorioIvanoff - 04 Mar 2012

Revision: r1.5 - 06 Aug 2021 - 01:55 - GregorioIvanoff
Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback