Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.BrasilEmPoliticar1.2 - 28 Jan 2016 - 14:53 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Instituições não nacionais que afetam o Brasil


A questão da competição entre sindicatos e empresas pelo conhecimento do trabalhador e as correlações entre 'blindagens políticas' e outras e inovação nas organizações.

Até que ponto blindagens políticas ou de outros tipos afetariam o desempenho organizacional em situações complexas e inovadoras?

Sobre a questão de individualismo institucional, GOMEZ e JONES (2000) indicam aspecto relevante sobre 'crenças mantidas em comum' (commonly held beliefs) que podem estar relacionadas com as 'blindagens políticas'. Segundo este texto, a noção de 'crenças mantidas em comum' não é nova e está relacionada com os conceitos de cultura corporativa (SCHEIN, 1992), instituições (NORTH, 1991; SCOTT, 1995), "mapa cognitivo compartilhado" (LANGFIELD-SMITH, 1992) ou "lógica dominante" (PRAHALAD; BETTIS, 1986; BETTIS; PRAHALAD, 1995).

Uma das possibilidades do atual desempenho do Brasil e de suas organizações em inovação (salvo exemplos muito conhecidos de Embraer, Embrapa e algumas outras), inclusive as multinacionais estrangeiras presentes, é de que não haveria 'suficiente' pluralismo institucional. Nessa linha é necessário aprofundar sobre GRANT, MORAN e GHOSHAL, formalizando, por exemplo, a participação em mercados globais e o avanço no processo de desenvolvimento econômico. Uma revisão de teorias da firma seria desejável.

A qualidade da "blindagem" seria portanto indicativa da necessidade de se integrar conhecimento em escala muito maior que a necessária em condições normais, de um nível muito elevado de incerteza decorrente da falta de informação ou da disponibilidade de informação pouco convincente ou de baixa qualidade e, finalmente, de uma qualidade de inovação impraticável econômica e financeiramente sob o ponto de vista de gestão.

Resta, portanto, à sociedade brasileira, promover o fomento de ligações que concretizem ambiente institucional de economia baseada em conhecimento, permitindo administrar com sucesso iniciativas mais inovadoras.


Palavras-chave: serviços em política, práticas políticas


Keywords: code in practice


Brasil: instituições brasileiras


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+comunidade+Brasil+%22em+pol%C3%ADtica%22&btnG=Pesquisar


Number of topics: 4


Express

Number of topics: 1


Ágora

Number of topics: 0


Persona

Number of topics: 0


Pipl

http://pipl.com/directory/tags/Pol%C3%ADtica

-- GregorioIvanoff - 13 Jan 2016
to top


You are here: Ilanet > ServicosEmPolitica > BrasilEmPolitica

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback