Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.BrasilEmIncorporacaor1.3 - 10 Jan 2024 - 01:29 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Incorporação em participação


"Quanto ao desejável fortalecimento das relações partidos/sociedade, trata-se de criar estímulos institucionais para aumentar a vida política no interior dos partidos, tornando-os assim mais permeáveis aos dinamismos coletivos. Também aqui não há um só modo de fazê-lo, embora todos envolvam o preordenamento das listas de candidatos ao Legislativo. O fechamento das listas de candidatos tende a aumentar as oportunidades de participação partidária do eleitorado das circunscrições eleitorais, a elevar o nível de informação em relação aos candidatos e, depois, em relação aos representantes eleitos. O efeito benéfico do fechamento depende, é claro, de que ele escape ao controle que as cúpulas partidárias têm frequentemente sobre o processo. O preordenamento das listas pode ocorrer mantendo-se o sistema de voto proporcional, em circunscrições eleitorais coincidentes com os estados, como hoje, ou em subdivisões regionais delas; pode também envolver a combinação do sistema de voto proporcional com voto majoritário, compondo o chamado sistema eleitoral misto.

Há, porém, um outro conjunto de iniciativas a tomar que são essenciais à expansão e consolidação da democracia no país. Trata-se de incorporar à comunidade nacional, da forma mais plena possível, uma grande parte da população brasileira que vive em condições de pobreza material e cultural e que participa de forma muito tênue de nossa sociedade." (SALLUM JÚNIOR, 2005).


Palavras-chave: participação, Brasil


SALLUM JÚNIOR, Brasilio. Crise do governo Lula e déficit de democracia. Fórum de Economia da FGV-SP, La Insignia, set. 2005. Disponível em < http://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=443 >. Acesso em 24 jun. 2013.

-- GregorioIvanoff - 12 Feb 2021
to top


You are here: Ilanet > Servicos > Paises > Brasil > BrasilEmIncorporacao

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback