Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.BlindagensEletricasr1.5 - 21 Aug 2012 - 15:21 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Existem três tipos de blindagem.

A blindagem aterrada de um lado só, chamada eletrostática, que controla os ruidos de modo diferencial mas não controla os ruídos de modo comum. É apropriada para conduzir informações analógicas em distâncias menores que 100m.

A blindagem aterrada dos dois lados, chamada eletromagnética, é a mais importante do sistema de usinas, subestações e instalações de telecomunicação. Controla o ruído de modo comum que queima equipamentos mas permite o crescimento do ruído de modo diferencial que distorce as informações, principalmente quando são analógicas.

Quando informação digital é comunicada por uma extensão maior que 100m, como nos casos dos cabos que vão dos transformadores de potencial (TP´s) até a sala de comando, deve-se utilizar um tipo misto de blindagem. Para controlar o ruído de modo diferencial e não deformar a informação, os pares de condutores de cabos têm blindagens próprias aterradas apenas do lado do painel. Envolvendo todos os pares existe uma blindagem bi-aterrada que controla o ruído de modo comum e impede que os dispositivos dos painéis sejam queimados.

A técnica de aterramento das blindagens dos cabos é feita apenas na sua extremidade para evitar danificar a mesma. Dessa forma ela é mais efetiva para controle de ruídos periódicos como curto-circuitos harmônicos etc., cujo controle não depende do ponto de incidência da perturbação ao longo do cabo.

Para o controle de interferências causadas por perturbações aperiódicas, seria conveniente aterrar as blindagens a cada 5 metros, o que é desaconselhavel. Nesse caso aterra-se as bandejas, eletrocalhas e outros condutores auxiliares de blindagem a cada 5 metros; que devem manter continuidade eletrica desde a carcaça do equipamento até os terminais dos painéis. A ideia básica desses aterramentos múltiplos é formar laços (loops) que possam ser percorridos pela corrente de blindagem de impulso, em sentido contrário da onda de corrente incidente.


A produção de conhecimento e as pesquisas indicadas nesta página têm o apoio de Sérgio T. Sobral?.


Processo: interferências eletromagnéticas


Aprendizado e crescimento: descargas atmosféricas, aterramento, teoria de circuitos, método eletromagnético, linhas de transmissão, blindagem


Palavras-chave: pesquisa em desenvolvimento, conhecimento em desenvolvimento, blindagens eletromagnéticas, blindagens eletrostáticas, estudo de blindagens


Keywords: IEEE/PES T&D 2010 Latin America


SOBRAL, Sérgio T.?; FILHO, Jorge; REZENDE, David; SOBRAL, Sérgio C.; DELLACQUA, José. Procedimentos básicos de projeto para controle de interferências eletromagnéticas. Aula Prática, Cablagem, Revista O Setor Elétrico < http://www.osetoreletrico.com.br/ >, Junho de 2012. Disponível em < http://www.ilanet.com.br/portal/pub/Ilanet/BlindagensEletricas/Aulapratica.pdf >. Acesso em 29 jul. 2012.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22blindagens+el%C3%A9tricas%22&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22iec+96-1%22&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=IEEE%2FPES+T%26D+2010+Latin+America+estudo+blindagem&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22c%C3%A1lculo+de+tens%C3%B5es+induzidas%22+60Hz+aterramento+blindagem&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=


Number of topics: 7


Express

Number of topics: 0


Ágora

Number of topics: 0


Persona

Number of topics: 0


Pipl

http://pipl.com/directory/tags/Blindagens

-- GregorioIvanoff - 24 Jul 2012
to top


You are here: Ilanet > InterferenciasEletromagneticas > EstudoDeBlindagens > BlindagensEletricas

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback