Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.BemComumr1.7 - 20 Jun 2016 - 15:14 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Como introduzir a questão da economia ao nível geral do Estado, ou seja, o controle atento de um pai a riquezas, recursos, comportamentos individuais e coletivos, para que a convivência seja assegurada e legitimada de forma conveniente e em prol do bem comum?


"[...] No livro Microfísica do poder (1979), Foucault parte sua análise e reflexão sobre governamentabilidade a partir de duas obras de G. de La Perrière (Le miroir politique, contenant diverses manières de gouverner et policer lês republiques, de 1555) e de François de la Mothe Le Vayer (Loeconomie du prince, 1653). Algumas abordagens reflexivas sobre essas obras já foram aqui ressaltadas anteriormente, nesse momento interessam as três formas de governo postas por Le Vayer: o governo de si (a moral); o governo da família e da casa (economia); e o governo do Estado (a política).

Esmiuçando essas três formas de governo, Foucault quer responder à questão postulada por Rousseau: como introduzir a questão da economia ao nível geral do Estado, ou seja, o controle atento de um pai a riquezas, recursos, comportamentos individuais e coletivos, para que a convivência seja assegurada e legitimada de forma conveniente e em prol do bem comum.

Foucault aborda a questão da continuidade da arte de governar: ascendente e descendente. Na continuidade ascendente, Foucault (1979:281) coloca que "aquele que quer poder governar o Estado deve primeiro saber se governar, governar a sua família, seus bens, seu patrimônio". A continuidade descendente é no sentido de que "quando o Estado é bem governado, os pais de família sabem governar suas famílias, seus bens, seu patrimônio e por sua vez os indivíduos se comportam como devem". As duas linhas de continuidade fecham o cerco para a arte de bem governar, ou melhor, uma sociedade em que "todos" conseguem se governar e governar outrem; torna-se uma sociedade livre dos preceitos negativos imbricados nos interesses individuais colocados à frente dos coletivos, na sobreposição do espaço privado ao espaço público. Essas linhas de continuidade de Foucault vêm chamar atenção para a linha central entre o governo de si (a moral) e o governo de Estado (a política), é o governo da família (a economia), que permitirá que o equilíbrio desse triângulo, moral - economia - política, possa ser encaminhado ao bem da sociedade" (FERREIRINHA; RAITZ, 2010).


Aprendizado e crescimento: política de estado


Palavras-chave: socialização em espaço, perspectiva em conhecimento, horizonte de tempo, tempo de diferenças, articulação social em agenda, bem-estar social, desenvolvimento em equilíbrio, governança, governamentabilidade, bem-estar em tecnologias


Keywords: action in technologies, governance, Michel Foucault


FERREIRINHA, Isabella Maria Nunes; RAITZ, Tânia Regina. As relações de poder em Michel Foucault: reflexões teóricas. Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro , v. 44, n. 2, Apr. 2010 . Available from < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122010000200008&lng=en&nrm=iso >. access on 06 Oct. 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-76122010000200008.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+comunidade+%22bem+comum%22&btnG=Pesquisar


Number of topics: 27


Express

Number of topics: 6


Ágora

Number of topics: 4


Persona

Number of topics: 6


Pipl

http://pipl.com/directory/tags/Bem%20Comum

-- GregorioIvanoff - 10 Sep 2014
to top


You are here: Ilanet > RegimeSocialDeProducao > BemComum

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback