Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Working on page strategies in risks



  • Página sem formatação (Page without formatting)?
  • Clique (Click) em Visualizar impressão (Print Preview).



Express Persona
Ilanet Ágora
Main Blog

  • Linux Powered

  • Download Mozilla Firefox Browser

  • Use OpenOffice.org

Ilanet.AutomacaoIndustrialr1.6 - 28 Nov 2018 - 19:28 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ILAnet


Este texto está em revisão, para coordenação e revisão de consistência de conceitos, categorias, propriedades, dimensões e relações.


Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial é uma expressão que engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados e utiliza conceitos de sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e computação em nuvem.

A Indústria 4.0 facilita a visão e execução de "Fábricas Inteligentes" com as suas estruturas modulares, os sistemas ciber-físicos monitoram os processos físicos, criam uma cópia virtual do mundo físico e tomam decisões descentralizadas. Com a Internet das Coisas, os sistemas ciber-físicos comunicam e cooperam entre si e com os humanos em tempo real, e através da computação em nuvem, ambos os serviços internos e intra-organizacionais são oferecidos e utilizados pelos participantes da cadeia de valor.


O "conceito indústria 4.0" se baseia em coletar e analisar dados entre máquinas, serviços e outras atividades criando processos mais rápidos, mais flexíveis e mais eficientes para produzir produtos/serviços de maior qualidade a custos reduzidos. Esta realidade só se torna possível devido aos crescentes avanços tecnológicos da área da tecnologia da informação e engenharia; (envolve a união de tecnologias físicas e digitais e a integração de todas as etapas do desenvolvimento de um produto ou processo, o que traz como grande impacto positivo mais eficiência e aumento da produtividade).

Existem alguns pilares essenciais que impulsionam a evolução da indústria 4.0. Estes eixos nos quais o conceito se articula englobam nove postos-chaves: big data e análise de dados, robótica, simulação, Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), cibersegurança, cloud computing, manufatura aditiva, sistemas de integração horizontal e vertical e realidade aumentada.

Para sustentar estes pilares é necessário algumas bases tecnológicas e digitais se evidenciam na indústria 4.0, sendo:

Tempo real Acompanhar e analisar dados em tempo real, garantindo maior assertividade na tomada de decisões. Saber todas as etapas do processo no momento em que elas acontecem.
Virtualização A virtualização (simulação digital) dos processos permite a rápida tomada de decisão através de simulação computacional utilizando dados reais coletados em tempo real.
Descentralização dos processos decisórios Com o propósito de melhorar a produção e serviços, sistemas cyber-físicos tomam decisões com base em análise de dados, sem depender de ação externa, tornando a tomada de decisão mais segura e certeira.
Modularização Neste conceito, o sistema é dividido em módulos, ou seja, em partes distintas. Desta forma, a produção é de acordo com a demanda, visto que irá utilizar somente os recursos necessários para a realização de cada tarefa, garantindo otimização na produção e economia de energia.


Palavras-chave: tecnologia em atividades de formação, conduta em produção, automação de serviços, mercado de trabalho, código de ética, empregabilidade, infraestrutura, inspiração, robótica


Keywords: algorithm


DEDONNO, Michael A.; FAGAN, Joseph F. The Influence of Family Attributes on College Students' Academic Self-concept. North American Journal of Psychology, ResearchGate. Available from < https://www.researchgate.net/publication/235986598_The_Influence_of_Family_Attributes_on_College_Students%27_Academic_Self-concept >. access on 7 May 2013.

Know about good standard-setting? We need you input! Iseal Alliance. Available from < http://www.isealalliance.org/our-work/defining-credibility/codes-of-good-practice/standard-setting-code/standard-setting-code-revision >. access on 11 November 2013.

LEMOS, Ana Heloisa da Costa; DUBEUX, Veranise Jacubowski Correia; PINTO, Mario Couto Soares. Educação, empregabilidade e mobilidade social: convergências e divergências. Cad. EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, June 2009 . Available from < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-39512009000200012&lng=en&nrm=iso >. access on 04 May 2013. http://dx.doi.org/10.1590/S1679-39512009000200012.

Linha de pesquisa: Mercados e Geração de Valor. Disponível em < http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhelinha.jsp?grupo=4146602ISZ9KU1&seqlinha=1 >. Acesso em 12 jun. 2013.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+comunidade+%22automa%C3%A7%C3%A3o+industrial%22&btnG=Pesquisar


Number of topics: 8


Express

Number of topics: 0


Ágora

Number of topics: 0


Persona

Number of topics: 0


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 09 Apr 2018
to top


Direitos de cópia © 1999-2019 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2019 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback