Skip to topic | Skip to bottom
Home
Ilanet
Ilanet.AprendizagemEmMetaforasr1.66 - 18 Oct 2019 - 21:57 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
Pearson

 

Caso não esteja visualizando este e-mail, acesse aqui.

     
  Caro(a) participante,

A Pearson agradece sua participação na atividade dos professores Fábio Câmara Araújo de Carvalho e Gregório Bittar Ivanoff, autores do livro “Tecnologias que educam”, na JOVAED — Jornada Virtual ABED, que aconteceu entre os dias 10 e 21 de junho de 2011, com o tema “Resultados da metáfora de jogos na aprendizagem".


Seus comentários contribuíram para o sucesso dessa atividade.

Para saber mais sobre o livro Tecnologias que educam, entre em contato conosco pelo telefone (11) 2178-8665 ou pelo email universitarios@pearson.com.


Atenciosamente,

Equipe Pearson.

 
     
Caso não queira mais receber nossos comunicados, acesse aqui.


Agradecimento Pearson. Disponível em < http://admail.pearson.com.br/agradecimento_jovaed/tecnologias.htm >. Acesso em 4 jul. 2011.

CARVALHO, F.C.A.; IVANOFF, G.B. Tecnologias que educam: Ensinar e aprender com tecnologias de informação e comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Disponível em < http://www.pearson.com.br/acontece.asp?id_p=0&pag_id=49&acao_id=25&area_pai=40 >. Acesso em 10 out. 2009.


JOVAED 2011 confronto!

Jornada Virtual ABED de EAD


Resultados da metáfora de jogos na aprendizagem: você pensa em jogos quando promove a aprendizagem?


English - Esta página apresenta os resultados da primeira etapa de uma proposta de jogo [simples sério aberto social educacional], que criou por 11 dias uma escola de jogos e aprendizagem, com 4 casas que colaboraram e competiram entre si.

O objetivo do jogo foi o de desenvolver e obter sustentabilidade na certificação de capital simbólico, reconhecido em indivíduos, grupos e instituições, sobre pensar em jogos quando se promove a aprendizagem.

O jogo confronto! foi jogado, na primeira etapa, entre 11 e 21 jun. 2011.

Os participantes puderam escolher um dos temas [casas] indicados a seguir e puderam formular respostas para a pergunta indicada no tema [casa] escolhido. As opiniões recebidas foram mantidas apenas para a pergunta do tema [casa] escolhido[a] (Sustentabilidade, Cliente, Processos e Aprendizado).

As indicações foram realizadas também através do mural em http://www.facebook.com/gregbittar. As opiniões foram analisadas e eventualmente publicadas nesta página, desde que expressamente autorizado por quem apresentou a sugestão.


Tabuleiro.png


Sustentabilidade / Financeira (4)


Para sermos bem-sucedidos, como devemos parecer aos olhos dos que esperam resultados [da metáfora de jogos] na aprendizagem?


Indicações de melhores atividades e responsáveis que sustentam resultados "pensando em jogos" na aprendizagem ...


Os resultados começam na comunicação


É preciso entender melhor sobre comunicação tanto nos games como no meio educacional. Consigo me comunicar com você, buscando todas as alternativas que tornem nossa comunicação apropriada. A comunicação é eficaz quando você compreende o conteúdo da comunicação, quando a comunicação é importante para sua tomada de decisão, quando a comunicação é compatível com seu interesse pessoal, e, quando seu estado mental e físico garante seu envolvimento com a comunicação. Jogos são um exercício completo nesse sentido. Eles viabilizam com maior clareza todos esses pontos, deixando claro quando algo não está de acordo. A comunicação é um valor importante na educação. Pensar em jogos na educação reforça a comunicação.


Gregorio Bittar Ivanoff | Criar seu atalho


Como o badge do Facebook foi publicado aqui?


Acesse a página < https://www.facebook.com/badges/ >. Em Atalho para o perfil, clique em Editar este atalho à direita. Clique em Layout Horizontal. Marque os itens desejados (Foto do perfil, Nome etc.). Salve a seleção do atalho. Em Atalhos para o perfil, escolha Other como local para adicionar o atalho. Copie o código que será colado no site.


Por que adotar para este jogo o nome confronto!


Pensamos em confronto de ideias, de diferentes pontos de vista envolvendo a aprendizagem. Quando pensamos em jogos, a aprendizagem não é apenas centrada no professor ou nos alunos. Fica melhor se pensarmos que a aprendizagem é centrada na prática social dos jogos. Todos os envolvidos podem ganhar juntos.


Participe das atividades da JOVAED 2011 Jornada Virtual da ABED de EaD


JOVAED 2011. Disponível em < http://www.facebook.com/jovaed?sk=wall >. Acesso em 10 jun. 2011.


As informações de Sustentabilidade podem ser utilizadas pelo grupo (casa) de Aprendizado e crescimento (8).


Escola de Negócios UNISO. Disponível em < http://www.escoladenegociosuniso.com.br/ >. Acesso em 14 fev. 2011.


Cliente / Partes interessadas (3)


Para realizar resultados [da metáfora de jogos] na aprendizagem, como devemos parecer aos olhos dos aprendizes?


Indicações de melhores atividades e responsáveis que promovem resultados aos olhos dos aprendizes "pensando em jogos" na aprendizagem ...


Qualquer um pode entrar e jogar confronto!


As atividades são abertas. Para receber o certificado de participação na JOVAED, o interessado deve se inscrever no site da ABED em < http://www.abed.org.br/jovaed2011/inscricao.asp >. A inscrição não é condição necessária para a pessoa interessada participar da atividade.


Converse sobre jogos e aprendizagem em redes sociais


Modelos em negócios. LinkedIn. Disponível em < http://www.linkedin.com/groupRegistration?gid=2034616&csrfToken=ajax%3A6453321705889291033 >. Acesso em 11 jun. 2011.


As informações de Cliente podem ser utilizadas pelo grupo (casa) de Sustentabilidade (7).


Processos internos / Organização (2)


Para satisfazer os que esperam resultados [da metáfora de jogos] na aprendizagem e os aprendizes, em que processos organizacionais devemos ser excelentes?


Indicações de melhores atividades e responsáveis que promovem processos educacionais excelentes "pensando em jogos" na aprendizagem ...


Saiba mais sobre tecnologias estão entrando com força nas universidades e escolas de ensino básico


ASSUMPÇÃO, Cristiana Mattos; GENESINI, André Gomes. Horizon Report 2011: tecnologias que terão maior impacto na educação nos próximos 5 anos. JOVAED 2011, 11 a 21 jun. 2011. Disponível em < https://docs.google.com/document/pub?id=1N9P8NoPuBvz-ofwqeED0LXBfpWn4F-wSgPksUcBRqMM >. Acesso em 18 jun. 2011.


Promova jogos para estimular programas de autodesenvolvimento


Gincana Biblioteca Virtual Universitária. Disponível em < http://admail.pearson.com.br/gincana_bv/ >. Acesso em 7 jun. 2011.


Organize uma página sobre jogos na instituição


Jogos de empresas da FGV. Prof. Paulo Henrique Sandroni. Disponível em < http://saladosprofessores.ning.com/page/jogos-de-empresas-da-fgv >. Acesso em 10 jun. 2011.


As informações de Processos internos podem ser utilizadas pelos grupos (casas) de Cliente (6) e Sustentabilidade. (9)


Aprendizado e crescimento / Práticas e estratégias / Inovação e melhoria (1)


Para realizar resultados [da metáfora de jogos] na aprendizagem, como promoveremos nossa capacidade de mudar e melhorar?


Indicações de melhores atividades e responsáveis que promovem a capacidade de mudar e melhorar "pensando em jogos" na aprendizagem ...


Pense em jogos e gastronomia quando promove a aprendizagem


MELO, Davi Furigo de. Brasil mostra tua cara! Mostre corpo, alma e inteligência também! Jornal do Comércio e Turismo, 14 jun. 2011. Disponível em < http://www.comercioeturismo.com.br/?p=1198 >. Acesso em 17 jun. 2011.


Conheça um um serviço gratuito de agregação e distribuição de conteúdo audiovisual científico, educativo, artístico e cultural em língua portuguesa


UNICAMP entrou no Zappiens.br. Disponível em < http://zappiens.br/portal/visualizarTexto.jsp?midia=sbprojeto >. Acesso em 15 jun. 2011.


Veja sugestões de ferramentas para gestão do conhecimento


Tutorial de ferramentas para gestão do conhecimento. Disponível em < http://www.gepes.com.br/tutorial/ >. Acesso em 14 jun. 2011.


Saiba mais sobre o jogo confronto! e a Jornada Virtual ABED de EaD JOVAED


Jornada Virtual ABED de EAD, JOVAED 2011. confronto! jogo sério educacional entre 11 e 21 jun. 2011. Chamada disponível a partir de < https://docs.google.com/document/pub?id=1_6sioCClyj_b9MUvxEczvlXaT7aiFhLKotwGGVtsEPk >. Programação completa disponível a partir de < http://www.abed.org.br/jovaed2011/programacao.asp >. Acesso em 30 mai. 2011.


As informações de Aprendizado e Crescimento podem ser utilizadas pelo grupo (casa) de Processos internos (5).


Aprendizado e crescimento: eficácia em ação, escola em casa


Palavras-chave: formação docente continuada, prática em ação, perfil em educação, celebração em diversidade, aprendizagem em práticas, projetos em negócios, aprendizagem em jogos, regiões de aprendizagem, rotas de navegação, hábitos de estudo, tempo de diferenças, comunicação eficaz, resultados imediatos, autodesenvolvimento, metáforas, perspectiva


English: learning in metaphors


Brasil: economia brasileira em produção


Resultados: promoção da aprendizagem em jogos, educação a distância em rotas, inteligência do ambiente, inovação e melhoria?, acesso à educação


Depoimento da professora Amanda Gurgel. Disponível em < http://www.youtube.com/watch?v=yFkt0O7lceA&feature=youtu.be >. Acesso em 23 mai. 2011.

Encontro Caririense de Tecnologias em Educação: Curso Tecnologias que educam para professores e alunos da Faculdade Juazeiro do Norte e outras instituições de ensino da região do Cariri. Debates interdisciplinares e interinstitucionais sobre o uso e desenvolvimento de tecnologias em educação.

Encontro Tecnologias que educam: 23 jun. 2010, Quarta-feira, 14s, no Anfiteatro Jorge Caron da Escola de Engenharia de São Carlos USP, Av. Trabalhador São-Carlense, 400, São Carlos, SP. Lançamento do livro Tecnologias que educam. Disponível em < http://fesc.saocarlos.sp.gov.br/tecnologiasqueeducam/ >. Acesso em 17 jun. 2010.

Feria Virtual del Libro. Disponível em < http://www.feriavirtualdellibro.com/DEMO/ >. Acesso em 12 mar. 2012.

iba. Compre, baixe e leia. Disponível em < http://www.iba.com.br/landing/ >. Acesso em 12 mar. 2012.

O Brasil de negócios em conhecimento entre 2014 e 2016. Visão do conhecimento, Disciplina Gestão do Conhecimento, Programa MBA em Gestão Estratégica de Negócios, UNISO, 2010.

Práticas da Educação Empreendedora. VI JOAD - Jornada de Administração, I Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão de Cursos de Administração, UniEvangélica, 10 a 12 nov. 2010. Disponível em < http://www.unievangelica.edu.br/gc/index.php?pag=noticia.php&id_noti=2989 >. Acesso em 19 out. 2010.

Sala de aula: As interações pessoais e as tecnologias no intercâmbio dos saberes, III Encontro de Formação Docente Continuada, Pró-Reitoria de Graduação, Direção Geral de Ensino, ULBRA, Campus Canoas, RS, 27 e 28 de julho de 2010.

Tecnologias que educam em mediação: O uso da tecnologia na escola pública, a capacitação de professores e os benefícios para os estudantes, Jornal Futura, Canal Futura, 15 dez. 2010. Articulação: DFREIRE [ http://www.dfreire.com.br/ ], LINK Portal [ http://www.linkportal.com.br/ ]. Disponível em < http://www.youtube.com/watch?v=WfIGiUQs34g >. Acesso em 16 dez. 2010.

Tecnologias que educam em práticas: O Brasil pode se apresentar como um país desenvolvido nos eventos esportivos de 2014 e 2016.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+comunidade+aprendizagem+%22em+met%C3%A1foras%22&btnG=Pesquisar


ILAnet

Number of topics: 70


Ágora

Number of topics: 9


Persona

Number of topics: 18


Express

Number of topics: 4


Community


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 24 Sep 2010
to top


You are here: Ilanet > Ambiguidade > AprendizagemEmMetaforas

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback