O texto a seguir é uma proposta de acordo coletivo de compromissos em que se pretende promover e realizar atividades com bases fundamentadas nos conceitos de criação de conhecimento. A primeira versão do texto foi escrita em 8 ago. 2002. Esta versão foi revisada em 1 abr. 2010.
Os conceitos são baseados em
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. (1997) Criação de Conhecimento na Empresa, Rio de Janeiro: Campus
Intenção
- Desenvolver a capacidade organizacional de compartilhar, criar, transformar e explorar o conhecimento. [Em 1 abr. 2010, foi retirada a demanda sobre a aquisição do conhecimento. Também foi considerado inapropriado o acúmulo de conhecimento. Adquirir e acumular foram substituídos por compartilhar e transformar.]
Autonomia
- Agir de forma autônoma, no nível individual, conforme as circunstâncias.
- Atuar como parte da estrutura, na qual o todo e cada parte compartilham as mesmas informações.
- Difundir ideias originais dentro da equipe de maneira a transformá-las em ideias organizacionais.
- Manter maior flexibilidade adquirindo, interpretando e relacionando informações.
- Cumprir o princípio da especificação crítica mínima, como pré-requisito da auto-organização e consequentemente da autonomia mais garantida possível.
- Estabelecer as fronteiras de suas tarefas por conta própria, a fim de buscar a meta definitiva expressa na mais elevada intenção da organização.
- Promover a equipe auto-organizada, interfuncional, envolvendo membros de uma ampla gama de diferentes atividades organizacionais.
Flutuação e Caos Criativo
- Estimular a interação entre a organização e o ambiente externo.
- Adotar uma atitude aberta em relação aos sinais ambientais.
- Estimular a criação de conhecimento organizacional através de processo contínuo de questionamento e reconsideração de premissas existentes.
- Desenvolver os problemas a partir do conhecimento disponível em um determinado momento e contexto.
- Desenvolver a habilidade de refletir sobre suas ações.
Redundância
- Compartilhar o conhecimento organizacional criado por um indivíduo ou por um grupo.
- Oferecer recomendações.
- Fornecer novas informações de diferentes perspectivas.
- Manter como princípio que cada parte de um sistema inteiro tem o mesmo grau de importância e o mesmo potencial de se tornar líder do sistema.
- Desenvolver a redundância dentro da organização adotando a abordagem de superposição e promovendo rodízio estratégico de pessoal, reuniões frequentes em bases regulares e irregulares e redes de comunicação formais e informais.
- Esclarecer onde as informações podem ser localizadas e onde o conhecimento é armazenado dentro da organização.
Variedade de Requisitos
- Garantir o acesso mais rápido à mais ampla gama de informações necessárias, percorrendo o menor número possível de etapas.
Palavras-chave:
criação do conhecimento,
sistema de contabilidade gerencial
Number of topics:
19
Number of topics:
3
Number of topics:
5
Number of topics:
1
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GregorioIvanoff - 27 May 2003
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