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Express.VisaoDoConhecimentoEmConcepcaor1.5 - 29 Nov 2018 - 01:01 - GregorioIvanoff

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A coordenação entre expectativas e estratégias, emergentes a partir de práticas sociais, permite identificar e selecionar alternativas para a produção de competências e capacidades organizacionais.

Ações e decisões para a coordenação envolverão alinhamento (LAHTI, 1999), capacidades dinâmicas (EISENHARDT; MARTIN, 2000), visão do conhecimento e valor do conhecimento (VON KROGH et al., 2001).

Dentre resultados desejados estão a melhor percepção de estratégias emergentes e do valor do conhecimento em visão, formação, competências críticas para a mudança organizacional (ex.: sistemas e programas de educação corporativa), iniciativas de busca, produção, compartilhamento e criação de conhecimentos.

Os agentes envolvidos devem agir e interagir, comunicando e harmonizando visão e escolhas pessoais e institucionais.

O interesse por negócios em conhecimento está relacionado com a obtenção de vantagens competitivas em ambientes democratizados de informação. Negócios em conhecimento envolvem conteúdos (informação) e processos (aprendizagem), conhecimento existente e novo conhecimento.

As empresas costumam se envolver com o conhecimento, buscando minimizar riscos, capturando e localizando conteúdos e conhecimento existente. O progresso em conhecimento, entretanto, envolve a busca de eficiência através do compartilhamento e da capacitação de processos e do novo conhecimento.

Os principais capacitadores (facilitadores) para o conhecimento são:

  • Instilar a visão do conhecimento,
  • Gerenciar conversas,
  • Mobilizar os ativistas do conhecimento,
  • Criar o contexto adequado e
  • Globalizar o conhecimento local (relacionado com o processo de recriação do conhecimento).

O processo mais importante e desafiante segue sendo a criação do conhecimento. A teoria da criação do conhecimento organizacional de NONAKA e TAKEUCHI (1997) é uma das abordagens mais divulgadas e conhecidas e seus autores defendem que a criação do conhecimento está relacionada com a interação entre conhecimentos objetivos e subjetivos. Existem críticas bem fundamentadas à teoria proposta por NONAKA e TAKEUCHI (1997). Uma dessas críticas é proposta por TSOUKAS e estabelece conceitos para empresas vistas como sistemas de conhecimento.

Segundo TSOUKAS (1996), firmas são sistemas descentralizados que não dispõem de uma "mente" supervisora. Além do conhecimento nunca estar [totalmente] disponível para um [único] agente específico, este agente também não tem condições de estabelecer completa e antecipadamente que tipo, quando e onde, um determinado conhecimento prático será relevante. Em qualquer ponto do tempo, o conhecimento de uma firma é o resultado indeterminado de indivíduos tentando administrar as tensões inevitáveis entre expectativas normativas - relacionadas com os papéis que desempenham, disposições - [organização] formada no curso de socializações passadas, e, contextos locais - conhecimento local de circunstâncias particulares de tempo e lugar.

Conhecimento não é igual a informação, mas existem semelhanças entre os dois conceitos. No ambiente organizacional, é oportuno desenvolver projetos que relacionem competências com busca, compartilhamento, produção e criação de conhecimento.

A coordenação entre estratégias e expectativas pode colaborar com o desenvolvimento da visão da empresa para o conhecimento como valor.


Palavras-chave: valor em visão


DUARTE, Newton. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria). Educ. Soc., Campinas , v. 24, n. 83, p. 601-625, Aug. 2003 . Available from < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302003000200015&lng=en&nrm=iso >. access on 17 Aug. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302003000200015.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+eficiente+%22vis%C3%A3o+do+conhecimento%22+concep%C3%A7%C3%A3o&btnG=Pesquisar


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-- GregorioIvanoff - 11 Mar 2013
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