Skip to topic | Skip to bottom
Home
Express
Express.SegurancaEmSauder1.7 - 19 Jul 2018 - 16:04 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Express


Mito ou Realidade

O software livre na saúde pública


por Robson Luis Sgai


No início do governo Lula, o presidente brasileiro para área de tecnologia Sérgio Rosa, afirmou que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva manteria a base de programa de informática sob licença, mas apostaria fortemente no software de livre circulação (software livre).

O DATASUS é responsável pelo desenvolvimento de sistemas para a informatização de hospitais e postos públicos de saúde, sendo um órgão de informática de âmbito nacional, que representa papel importante como centro tecnológico de suporte técnico e normativo para a montagem dos sistemas de informática e informação da Saúde. Sua missão é "prover os órgãos do SUS (Sistema Único de Saúde) de sistema de informação e suporte de informática necessários ao processo de planejamento, operação e controle do mesmo. Vale a pena ressaltar que o SUS é um sistema formado por várias instituições dos três níveis do governo (União, Estados e Municípios), e pelo setor privado contratado e conveniado. Sendo que segue uma mesma filosofia de atuação em todo território nacional.

O DATASUS, distribui o sistema Hospub (Hospital Público), que tem como objetivo suprir as necessidades dos diversos setores/serviços existentes em uma Unidade Hospitalar, divididos em módulos ou subsistemas, como também disponibilizou o site http://www.gnusus.datasus.gov.br como parte do projeto GNUSUS; atualmente fora do ar.

Quando usuários de Hospitais e desenvolvedores, solicitam autorização para implementar melhorias no sistema Hospub, esbarram no DATAUS, que não disponibiliza a licença GPL e o código-fonte alegando o surgimento de versões incompatíveis, pirataria e plágio.

Para que o leitor compreenda melhor essas terminologias, faço um breve comentário do que se refere: software livre, licença GPL e o software proprietário.

O software livre é defino como aquele "que vem como permissão para qualquer um copiar, usar e distribuir, com ou sem modificações, gratuitamente ou por um preço. Em particular, isso significa que o código-fonte deve estar disponível."

GPL "Genaral Public License" procura garantir os direitos de uso, cópia e modificação de um programa para todos os usuários. Em outras palavras, a licença GPL procura oferecer ao usuário as quatro liberdades fundamentais do software livre, ao mesmo tempo em que impõe a obrigação de que essas liberdades sejam mantidas.

Software proprietário que não oferecem qualquer uma das três liberdades fundamentais (uso, modificação ou distribuição).

Surge a controvérsia, pois, de um lado temos um governo que apóia e incentiva a adoção do software livre, tendo como discurso à diminuição dos custos da licença do software proprietário, independência de fornecedores e razões técnicas (estabilidade, segurança e etc.) e de outro, um órgão governamental - DATASUS, que desenvolveu o sistema, não deu continuidade no projeto, mas, ditas as regras como um software proprietário.

Robson Luis Sgai

Pós-Graduando em Business Intelligence pela FIAP, Graduado em Administração de Empresas pela FACESP.

-- GregorioIvanoff - 28 Dec 2004


Processo: resultados em ação


Aprendizado e crescimento: saúde pública em programas, ação em análise


Palavras-chave: educação em práticas, projetos em práticas, redes de conversação, estudo de caso, gestão de operações, gestão de projetos, integração de profissionais, livre comércio, assistência gratuita, assistência jurídica, medidas defensivas, acolhimento, certificação


Keywords: workshops


Brasil: redução do custo Brasil, Ministério da Saúde, GNUSUS, Sistema Único de Saúde, SUS, Secretarias de Saúde Municipais, Secretarias de Saúde Estaduais, Política de Informação e Informática em Saúde do SUS


Resultados: utilização de software livre, software livre


GUIMARAES, Reinaldo. Pesquisa em saúde no Brasil: contexto e desafios. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 40, n. spe, Aug. 2006 . Available from < http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89102006000400002&lng=en&nrm=iso >. access on 25 Sept. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-89102006000400002.

Projeto Software Livre Governo do Estado de Santa Catarina. Disponível em < http://www.softwarelivre.sc.gov.br/psl2/index.php?id=80 >. Acesso em 20 dez. 2012.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=seguran%C3%A7a+resili%C3%AAncia+credibilidade+%22pol%C3%ADticas+p%C3%BAblicas%22+%22em+sa%C3%BAde%22+%22no+Brasil%22&btnG=Pesquisar


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22Minist%C3%A9rio+da+Sa%C3%BAde%22+Brasil+GNUSUS&btnG=Pesquisar


Number of topics: 16


Persona

Number of topics: 18


ILAnet

Number of topics: 41


Ágora

Number of topics: 8


Efficiency


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 19 Dec 2012
to top


You are here: Express > Servicos > ServicosDeSaude > SegurancaEmSaude

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback