O campo conhece?
A ideia aqui é identificar e desenvolver relações sobre o
conhecimento em campo. Ao explorar a ideia de
método em diversidade, identificou-se alternativas em
produção econômica para descrever o
trabalho em conhecimento.
O desenvolvimento sobre o horizonte de tempo
[15 fev. 2015]
Método em credibilidade,
horizonte de tempo em desenvolvimento: A observação do
tempo em práticas pode ser relacionada com a proposta de desenvolver perspectivas ou a visão do conhecimento. As análises do tempo em perspectivas e do
tempo em visão do conhecimento dependem de avanço sobre a análise do tempo em organização, em processos. Antes, além da observação do tempo em práticas, é necessário desenvolver a observação do tempo em estratégias.
Trabalhar com o horizonte de tempo ajuda a identificar métodos relevantes na perspectiva do
valor de sustentabilidade. Condições e consequências relacionadas com o tempo têm influência direta sobre a
credibilidade em padrões de sustentabilidade. O horizonte de tempo tem influência direta sobre o
valor em credibilidade.
Interpretações correntes sobre o horizonte de tempo envolvem o planejamento, a identificação de tempo perdido, estratégias, mudança organizacional etc. O horizonte de tempo é uma das principais
contradições em lógicas estratégicas críticas.
O objetivo principal de negócios em conhecimento deve ser estabelecer o valor do tempo em visão do conhecimento. Para tanto inicia-se com a observação do tempo em práticas e estratégias, avança-se sobre a análise do tempo em organização, e, finalmente, estabelece-se o valor do tempo para as partes interessadas e sobre os resultados alcançados.
A coordenação entre expectativas e estratégias, emergentes a partir de práticas sociais, permite identificar e selecionar alternativas para a produção de
competências e
capacidades organizacionais.
Ações e decisões para a coordenação envolverão
alinhamento (LAHTI, 1999),
capacidades dinâmicas (
EISENHARDT; MARTIN, 2000),
visão do conhecimento e
valor do conhecimento (
VON KROGH et al., 2001).
Dentre resultados desejados estão a melhor percepção de estratégias emergentes e do
valor do conhecimento em visão, formação, competências críticas para a mudança organizacional (ex.: sistemas e programas de educação corporativa), iniciativas de busca, produção, compartilhamento e criação de conhecimentos.
Os agentes envolvidos devem agir e interagir, comunicando e harmonizando visão e escolhas pessoais e institucionais.
O interesse por negócios em conhecimento está relacionado com a obtenção de vantagens competitivas em ambientes democratizados de informação. Negócios em conhecimento envolvem conteúdos (informação) e processos (aprendizagem), conhecimento existente e novo conhecimento.
As empresas costumam se envolver com o conhecimento, buscando minimizar riscos, capturando e localizando conteúdos e conhecimento existente. O progresso em conhecimento, entretanto, envolve a busca de eficiência através do compartilhamento e da capacitação de processos e do novo conhecimento.
Os principais capacitadores (facilitadores) para o conhecimento são:
- Instilar a visão do conhecimento,
- Gerenciar conversas,
- Mobilizar os ativistas do conhecimento,
- Criar o contexto adequado e
- Globalizar o conhecimento local (relacionado com o processo de recriação do conhecimento).
O processo mais importante e desafiante segue sendo a criação do conhecimento. A teoria da criação do conhecimento organizacional de NONAKA e TAKEUCHI (1997) é uma das abordagens mais divulgadas e conhecidas e seus autores defendem que a criação do conhecimento está relacionada com a interação entre conhecimentos objetivos e subjetivos. Existem críticas bem fundamentadas à teoria proposta por NONAKA e TAKEUCHI (1997). Uma dessas críticas é proposta por TSOUKAS e estabelece conceitos para empresas vistas como sistemas de conhecimento.
Segundo TSOUKAS (1996), firmas são sistemas descentralizados que não dispõem de uma "mente" supervisora. Além do conhecimento nunca estar [totalmente] disponível para um [único] agente específico, este agente também não tem condições de estabelecer completa e antecipadamente que tipo, quando e onde, um determinado conhecimento prático será relevante. Em qualquer ponto do tempo, o conhecimento de uma firma é o resultado indeterminado de indivíduos tentando administrar as tensões inevitáveis entre expectativas normativas - relacionadas com os papéis que desempenham, disposições - [organização] formada no curso de socializações passadas, e, contextos locais - conhecimento local de circunstâncias particulares de tempo e lugar.
Conhecimento não é igual a informação, mas existem semelhanças entre os dois conceitos. No ambiente organizacional, é oportuno desenvolver projetos que relacionem competências com busca, compartilhamento, produção e criação de conhecimento.
A coordenação entre estratégias e expectativas pode colaborar com o desenvolvimento da visão da empresa para o conhecimento como valor.
Abrir e manter um campo de trabalho em conhecimento é um importante desafio. Existe uma importante e possível relação entre o campo de trabalho e a visão do conhecimento. Uma visão do conhecimento valiosa dá sustentação ao campo de trabalho, garantindo que a produção do conhecimento possa ser continuamente avaliada.
Com o campo de trabalho estável e uma visão apoiada pelas partes e envolvidos, passa a ser possível operar a concepção como um processo estável. Mesmo nas situações em que se estabelece uma flutuação mais acentuada, o caos criativo, necessário à concepção inovadora, torna-se viável.
A visão do conhecimento deve levar em conta a carga decorrente de contradições em lógicas estratégicas críticas, como o horizonte de tempo. Um valor global deve, em qualquer condição, estar presente, para que se possa dar início ao processo.
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Infraestrutura e ambiente / Environmental and infrastructure | Critical infrastructure (namely communications, energy, transport, water and health) | | Macroeconomic environment, goods and services market, financial market, labour market, sustainability and productivity | Economia / Economy |
Processo:
visão em concepção
Aprendizado e crescimento:
credibilidade em contradições
Palavras-chave:
região de desenvolvimento dinâmico,
trabalho em conhecimento,
método em diversidade,
liberdade em conhecimento,
valor em governança,
região em avaliação
Keywords:
services design,
market design
Resultados:
resultados em conhecimento
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GregorioIvanoff - 02 Sep 2015
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