Skip to topic | Skip to bottom
Home
Express
Express.ProdutividadeNoUsoDePortaisEducacionaisr1.4 - 07 Apr 2023 - 14:40 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

O fato de ter um site me permite ter um portal? Qual a diferença dos 2 assuntos?


Um portal pode ser entendido como um ponto de acesso unificado a todas as informações, aplicações e processos envolvidos na relação da instituição com o cliente (interno ou externo). Normalmente, são guarda-chuvas de diversos sites, e o seu grau de qualidade e maturidade depende de quanto os sites estão integrados entre si e o quão fácil e imediato é se mover de um para o outro. Uma das condições para isso é o single sign-on, que permite que login e senha sejam unificados por todos os sistemas.

-- Sérgio Storch - 24 Sep 2007


Um site mesmo sendo dinâmico e atualizado constantemente não se configura um portal. Um portal educacional (por exemplo) possui várias facilidades reunidas em um único ambiente, como por exemplo: emails, fóruns de discussão, área de arquivos, espaço para avaliação de aprendizagem, área de conteúdo, salas de bate-papo para aulas virtuais ou plantão de dúvidas, espaço para desenvolvimento colaborativo ...

Uma das principais diferenças é o conjunto de diferentes tecnologias que são reunidas para todas essas funcionalidades. Outra é que para cada tecnologia existe uma estratégia, um foco e um apoio ao processo de ensino.

Um site de internet, em geral, não atende todos esses requisitos.

-- Fábio Câmara - 24 Sep 2007


A alimentação do portal é feita de que forma?


Pode ser alimentado por pessoas, que depositam conteúdos em diversos de seus repositórios, ou diretamente por sistemas, que geram dados a partir de outros dados, ou de formas híbridas: pessoas alimentam um sistema e o sistema alimenta o portal. Exemplo: uma base de notícias que se propagam automaticamente para diversos portais.

Para se informar bem mais sobre portais, recomendo você frequentar o http://www.intranetportal.com.br e sua lista de discussão wi-intranet.

-- Sérgio Storch - 24 Sep 2007


A alimentação do portal envolve, principalmente, três atores: o professor, o aluno e o "biblio (ciber)tecários" (Sérgio STORCH, 2007).

-- Fábio Câmara - 24 Sep 2007


Palavras-chave: portais educacionais
to top


You are here: Express > Mercados > Educacao > InstituicoesDeEnsinoSuperior > ForumUniversitarioPearson > ProdutividadeNoUsoDePortaisEducacionais

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback