Balanço social 2025
Proposta simples de balanço para resultados e riscos dos grupos Modelos em negócios em 2025. Formulação com conteúdos disponíveis em
auditoria de balanços sociais e
apontamento em balanço.
| Indicadores de desempenho | Oportunidade para resultados. Incentivo para inscrições e participação no grupo Negócios em Promoção, com o objetivo de desenvolver a simetria de informação em todos os grupos Modelos em negócios (LinkedIn e Facebook), incluindo Projetos, Analytics, Scorecard. |
| Aspectos econômicos | Oportunidade para resultados e riscos. |
| Aspectos ambientais | Oportunidade para resultados e riscos. |
| Gestão de riscos | Efetividade em publicações: A importância do fundo de risco para a coordenação em publicações, em qualquer período de operação do grupo de controle - Modelos em negócios no LinkedIn. Uma suavização de restrições no período de recesso (meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro, eventualmente em Julho) ainda implicará em reservar o fundo de risco para a hipótese de haver qualquer previsão de remuneração, mesmo para publicações com menos restrições, por exemplo, sem a revisão de especialistas, sem coordenação com a agenda de comunicação do mês, ou apenas uma única publicação no mês de referência. Oportunidade para gestão. |
| Governança | Questionário tentativo para caracterizar a responsabilidade sobre o processo de disponibilização de modelos. Iniciativa Modelos em negócios. Casos em governança |
| Aspectos sociais | Perspectiva mensal com a possibilidade de identificação de pontos de referência a partir de interesses coletivos. Oportunidade para riscos. |
[3 nov.
2025,
publicação nas linhas do tempo pessoais de
Gregorio Bittar Ivanoff (
LinkedIn e
Facebook), nos
grupos Modelos em negócios (
LinkedIn e
Facebook) e nos grupos LinkedIn
Gestão de projetos,
Business Analytics Models,
Balanced Scorecard,
Negócios em promoção]
Acredito que posso afirmar que a
iniciativa Modelos em negócios é ou eu almejo que seja uma plataforma que considera a intenção de ser confiável para a comunicação social sobre o valor de modelos.
Ao longo do ano de 2025 procurei seguir promovendo e incentivando essa "vocação" de "plataforma que considera a intenção de ser confiável para a comunicação social sobre o valor de modelos".
Neste mês de novembro 2025, o último antes do recesso entre dezembro 2025 e fevereiro 2026, faço o convite para que você ajude a "fechar mais este ano".
Imagino que todos acreditamos que qualquer modelo é apenas uma construção da realidade.
É possível que modelos, estilos e abordagens conflitantes de problemas sejam temidos. Não deveriam ser incentivados?
Os melhores modelos estão para serem criados [ou identificados]? Você mesmo é capaz de trazê-los à realidade.
Você dá a si mesmo o tempo necessário para criar um novo [ou encontrar e aplicar um] modelo?
Desenvolver, propor, apresentar modelos em negócios é o que sustenta esta iniciativa.
Nosso "relatório anual" está disponível em
http://www.ilanet.com.br/cgi-local/portal/bin/view/Express/ModelosEmNegocios2025
Agradeço sua participação e interação nos grupos Modelos em negócios (LinkedIn e Facebook).
[2 out.
2025,
publicação nas linhas do tempo pessoais de
Gregorio Bittar Ivanoff (
LinkedIn e
Facebook), nos
grupos Modelos em negócios (
LinkedIn e
Facebook) e nos grupos LinkedIn
Gestão de projetos,
Business Analytics Models,
Balanced Scorecard,
Negócios em promoção]
Olá,
Esta publicação envolve conhecimento sobre modelos em negócios e foi produzida com o objetivo de determinar o valor de impacto de comunicação sobre seu conteúdo ao longo do mês de outubro de 2025.
Conforme texto publicado pelo Portal UOL em 5 abr. 2025: Estudo feito pela DHL em parceria com a New York University Stern School of Business (Relatório de Conectividade Global da DHL 2024), [...] aponta que o comércio global de mercadorias deve crescer a uma taxa anual composta de 3,1% até 2029. O relatório destaca que países como Índia, Vietnã, Indonésia e Filipinas estão entre os que mais vão contribuir para esse avanço, refletindo o potencial significativo de crescimento do comércio nessas regiões. 'Com essas duas forças antagônicas, tendência é de um mundo mais fragmentado, com blocos econômicos mais fechados e competição entre modelos econômicos e tecnológicos'"
A partir de consulta formulada, a IA do Google forneceu o seguinte texto em 1 out. 2025: "[...] não é apropriado ou usual classificar os países em uma relação de "quem precisa de quem" nas relações internacionais, pois isso simplifica excessivamente a complexidade das interações entre nações e outros atores globais. Em vez disso, o campo das Relações Internacionais busca entender a interdependência, os interesses múltiplos e a cooperação entre países para abordar questões globais como paz, economia e política. [...]".
Agradeço sua participação e interação nos grupos Modelos em negócios (LinkedIn e Facebook).
http://www.ilanet.com.br/cgi-local/portal/bin/view/Express/ModelosEmNegocios2025
[1 set.
2025,
publicação nas linhas do tempo pessoais de
Gregorio Bittar Ivanoff (
LinkedIn e
Facebook), nos
grupos Modelos em negócios (
LinkedIn e
Facebook) e nos grupos LinkedIn
Gestão de projetos,
Business Analytics Models,
Balanced Scorecard,
Negócios em promoção]
Olá!
Esta é uma mensagem administrativa dos grupos e da iniciativa Modelos em negócios.
Em Setembro 2025, convido vocês a responderem a pergunta: Qual o
valor do impacto de uma publicação [ou um anúncio] que envolva conhecimento sobre modelos em negócios?
Considerem, por favor, que modelos em negócios podem se aplicar a outros contextos além de empresas ou iniciativas individualizadas. A princípio considerem modelos de conceito ou modelos conceituais. Acredito que desenvolver uma linguagem comum sobre modelos de conceito ou modelos conceituais ajudará bastante a identificar propostas. Considerem que modelos DE negócios são apenas uma categoria específica de modelos EM negócios. Nos grupos e na iniciativa Modelos em negócios priorizamos gestão de projetos, balanced scorecard e business analytics models (que inclui business intelligence, business performance management e business process management).
Se você publica ou anuncia em outras plataformas (como Quora ou instâncias acadêmicas e científicas, por exemplo), aproveite a oportunidade para divulgar seu trabalho, considerando o valor de impacto das publicações, de seus conteúdos e de suas propostas.
Agradeço sua participação e interação nos grupos Modelos em negócios (LinkedIn e Facebook).
http://www.ilanet.com.br/cgi-local/portal/bin/view/Express/ModelosEmNegocios2025
[4 ago.
2025,
publicação nas linhas do tempo pessoais de
Gregorio Bittar Ivanoff (
LinkedIn e
Facebook), nos
grupos Modelos em negócios (
LinkedIn e
Facebook) e nos grupos LinkedIn
Gestão de projetos,
Business Analytics Models,
Balanced Scorecard,
Negócios em promoção]
Olá!
Esta é uma mensagem administrativa dos grupos e da iniciativa Modelos em negócios.
Fechamos o mês de Julho 2025 com uma avaliação que teve como foco e objetivos:
perceber modelos como instrumentos ou dispositivos relevantes; identificar sua utilização; monitorar e avaliar suas consequências e resultados.
Em Agosto 2025 convido vocês a conduzirem e comunicarem socialmente experiências reais com o foco de modelos em negócios. Experiências sobre "mundo urbano", produtos, serviços ou empresas são sempre interessantes. Procurem também por experiências sociais, mais abrangentes, talvez até globais; transterritoriais ou transnacionais, quem sabe?
Agradeço sua participação e interação nos grupos Modelos em negócios (LinkedIn e Facebook).
http://www.ilanet.com.br/cgi-local/portal/bin/view/Express/ModelosEmNegocios2025
[10 jul.
2025,
publicação nas linhas do tempo pessoais de
Gregorio Bittar Ivanoff (
LinkedIn e
Facebook), nos
grupos Modelos em negócios (
LinkedIn e
Facebook) e nos grupos LinkedIn
Gestão de projetos,
Business Analytics Models,
Balanced Scorecard,
Negócios em promoção]
English - Bom dia!
Este é um relato de atividades dos grupos e da iniciativa Modelos em negócios. Vejam mais informações no balanço anual marcado.
Em Julho de 2025, estou realizando cooperativamente uma avaliação. Nessa, antes de ações, conversas, atividades, anúncios etc., o foco ou os objetivos podem ser:
perceber modelos como instrumentos ou dispositivos relevantes; identificar sua utilização; monitorar e avaliar suas consequências e resultados.
Exceto pelo grupo Facebook Modelos em negócios, os demais grupos estão disponíveis no LinkedIn. Outros grupos nessas mídias sociais ou em outras são observados eventualmente.
Códigos estão sendo desenvolvidos. Testes estão sendo realizados com inteligência artificial e serão anunciados oportunamente.
Os grupos estão relativamente estáveis, sem grandes intercorrências. O grupo Gestão de projetos segue crescendo. O grupo LinkedIn Modelos em negócios segue restrito para mensagens técnicas e relacionadas aos objetivos específicos. Os grupos Balanced scorecard e Business analytics models seguem recebendo mensagens administrativas em inglês. Os grupos Negócios em promoção e Facebook Modelos em negócios seguem dedicados a conversas.
Agradeço sua participação e interação nos grupos Modelos em negócios (LinkedIn e Facebook).
http://www.ilanet.com.br/cgi-local/portal/bin/view/Express/ModelosEmNegocios2025
[2 jun.
2025,
publicação nas linhas do tempo pessoais de
Gregorio Bittar Ivanoff (
LinkedIn e
Facebook), nos
grupos Modelos em negócios (
LinkedIn e
Facebook) e nos grupos LinkedIn
Gestão de projetos,
Business Analytics Models,
Balanced Scorecard,
Negócios em promoção]
Olá!
Esta é uma mensagem administrativa dos grupos e da iniciativa Modelos em negócios.
Venho trabalhando para que, no próximo mês, Julho de 2025, possamos realizar cooperativamente uma avaliação de atividades dos grupos e da iniciativa Modelos em negócios.
Que resultados podem ser esperados da avaliação?
Resumos: Geração de resumos concisos.
Identificação de padrões: Fornecimento de múltiplas fontes (anonimizadas), que permitam identificar padrões ou relações.
Sugestões de texto: Refinamento de textos de mensagens ou comunicações baseadas em conteúdo.
Análise de tendências: Fornecimento de dados obtidos ao longo do tempo, que permitam analisar tendências.
Geração de ideias: Geração de ideias para novos atributos, ações, ou até mesmo sugestões de próximos passos para casos de uso, baseadas em informações fornecidas.
Podem ser compartilhados dados de natureza pública, genérica, ou quaisquer situações em que o compartilhamento conta com consentimento explícito (e com entendimento das implicações).
Qualquer tipo de informação pessoal identificável (nomes completos, e-mails, dados de saúde, crenças, opiniões privadas, etc.) ou qualquer dado que possa ser considerado sensível pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) ou outras regulamentações de privacidade NÃO deve ser compartilhado sem um robusto e claro mecanismo de anonimização e consentimento explícito da fonte.
Agradeço sua participação e interação nos grupos Modelos em negócios (LinkedIn e Facebook).
https://www.linkedin.com/groups/2034616/
[3 mai.
2025,
publicação nas linhas do tempo pessoais de
Gregorio Bittar Ivanoff (
LinkedIn e
Facebook), nos
grupos Modelos em negócios (
LinkedIn e
Facebook) e nos grupos LinkedIn
Gestão de projetos,
Business Analytics Models,
Balanced Scorecard,
Negócios em promoção]
Olá!
Esta é uma mensagem administrativa dos grupos e da iniciativa Modelos em negócios.
Com o objetivo de incentivar a realização de avaliação de atividades dos grupos e da iniciativa Modelos em negócios no próximo mês de julho de 2025, registro a identificação de um caso envolvendo modelos de governança interfederativa. Esses modelos "referem-se a um sistema de gestão que promove a colaboração e o compartilhamento de responsabilidades entre diferentes níveis de governo (União, Estados e Municípios) para alcançar objetivos comuns, especialmente no âmbito da gestão territorial, da economia e da infraestrutura. Este modelo busca superar o individualismo federativo e priorizar o interesse coletivo, promovendo um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável" (Fonte: IA Google).
Identifiquei um texto interessante com o título "Modelo de governança interfederativa: uma análise de quatro regiões metropolitanas a partir da teoria de governança e economia de proximidades".
Uma proposta sobre o assunto foi apresentada em Conferência de Cidade recém ocorrida em abril 2025: "Promover e efetivar modelo de governança interfederativa das regiões metropolitanas, de modo a equilibrar as relações e o desenvolvimento dos estados e municípios de diferentes portes, fortalecendo instrumentos de financiamento e gestão de políticas públicas, como consórcios e convênios municipais, bem como instituindo o fundo nacional de regiões metropolitanas (conforme previa originalmente o Estatuto da Metrópole)".
Agradeço sua participação e interação nos grupos Modelos em negócios (LinkedIn e Facebook).
https://www.linkedin.com/groups/2034616/
[1 abr.
2025,
publicação nas linhas do tempo pessoais de
Gregorio Bittar Ivanoff (
LinkedIn e
Facebook), nos
grupos Modelos em negócios (
LinkedIn e
Facebook) e nos grupos LinkedIn
Gestão de projetos,
Business Analytics Models,
Balanced Scorecard,
Negócios em promoção]
Olá!
Esta é uma mensagem administrativa dos grupos e da iniciativa Modelos em negócios.
Em 2024 registrei a iniciativa de avaliação no meio do período anual em julho e, também, no balanço dos grupos e da iniciativa. Neste mês de março 2025 comentei sobre a intenção de realizar nova avaliação com recepção de indicações de participantes e interessados de pontos positivos e pontos a melhorar. Como estão as expectativas e resultados dos participantes e interessados e como os grupos e a iniciativa contribuem com estas expectativas e resultados?
Um indicador relevante a ser observado ao longo de 2025 é a apresentação de relatos formais decorrentes de encontros para debates e avaliação de riscos de modelos. O envolvimento e a participação de escolas em encontros de risco de modelo são bem-vindos.
Agradeço sua participação e interação nos grupos Modelos em negócios (LinkedIn e Facebook).
https://www.linkedin.com/groups/2034616/
[10 mar.
2025,
publicação nas linhas do tempo pessoais de
Gregorio Bittar Ivanoff (
LinkedIn e
Facebook), nos
grupos Modelos em negócios (
LinkedIn e
Facebook) e nos grupos LinkedIn
Gestão de projetos,
Business Analytics Models,
Balanced Scorecard,
Negócios em promoção]
Feliz Ano Novo! 2025!
Esta é uma mensagem administrativa dos grupos e da Iniciativa Modelos em negócios.
Preparei uma versão de partida do balanço anual [e social] dos grupos e da iniciativa (disponível em <
http://www.ilanet.com.br/cgi-local/portal/bin/view/Express/ModelosEmNegocios2025?skin=print.pattern >).
É esperado que esta página receba contribuições de resultados de todos os interessados participantes dos grupos e da iniciativa.
O quadro no início da página está estruturado em perspectivas estratégicas.
As regras nos grupos permanecem estáveis. Ao longo do ano vou buscar disponibilizar uma síntese dessas regras.
O conhecimento sobre administração de modelos EM negócios segue avançando e despertando interesse. Os benefícios da explicitação de conhecimento comum valioso, entretanto, ainda tendem a ser ocultados ou tratados com restrições.
Desejo que todos tenhamos um excelente ano. A mensagem de encerramento de ano tem data prevista para 1 dez. 2025.
A avaliação de iniciativas, atividades e resultados é prevista para julho 2025.
[9 mar.
2025] Moderação nos grupos pode ou deve facilitar a consolidação da dinâmica de interesses. Assunto em análise.
[8 mar.
2025]
Espaços de decisão;
Padrões éticos;
Grupos em modelos
[5 mar.
2025]
Que instituições têm ofertas para formação em gestão do conhecimento?
[2 dez.
2024,
publicação nas linhas do tempo pessoais de
Gregorio Bittar Ivanoff (
LinkedIn e
Facebook), nos
grupos Modelos em negócios (
LinkedIn e
Facebook) e nos grupos LinkedIn
Gestão de projetos,
Business Analytics Models,
Balanced Scorecard,
Negócios em promoção]
Que ingredientes podem ajudar a elaborar o assunto de padrões éticos com leveza e bom humor?
Investigação encerrada em 1 mar. 2025. Entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, a pergunta foi apresentada a partir da página principal da Ilanet em convite para participação em exercício. Foram apresentadas sugestões de promoção de conversas e debates sobre o assunto e comunicação de opiniões. Resultados do exercício estão indicados
nesta página. Comentários anônimos puderam ser registrados em uma investigação
SurveyMonkey.
[21 nov.
2024] Núcleo de produção em
2024 (
Governança em produção) incentiva elaboração sobre referência a
escolas em
padrões éticos na
iniciativa Modelos em negócios.
"[...] A meta é, em todos os grupos da iniciativa Modelos em negócios, buscar maturidade sobre
risco de modelo em qualquer publicação. Comente aqui se você tem mapeados os riscos de modelos críticos em seu ambiente.
[...]".
Processo:
grupos em planejamento
Palavras-chave:
convergência,
interesses
English:
models in business 2025
--
GregorioIvanoff - 09 Jan 2025
to top