Express


Tânia Bispo


O fenômeno das redes sociais, como blogs e comunidades virtuais, cresce de forma tão intensa no Brasil que se tornou até material para um nova pesquisa do Ibope/NetRatings. O estudo mostra que em maio de 2008, por exemplo, 18,5 milhões de pessoas navegaram em sites de comunidades.

O volume de pessoas trafegando por esses endereços virtuais tem causado preocupação para as empresas, que temem ter suas marcas malfaladas na rede - muitas companhias até contratam serviços de empresas especializadas em monitorar a imagem de seus produtos em blogs e sites afins. Segundo o levantamento do Ibope, "campanhas on-line partindo de blogs ou outras redes sociais podem ter um impacto 500 vezes maior do que se partissem dos sites das próprias empresas".

Para a indústria automobilí­stica - foco do "relatório-piloto" divulgado pelo Ibope ontem - ter um comentário de um produto em uma rede social pode estimular a compra como pode, também, causar estragos. A pesquisa descobriu que "94,1% dos usuários que visitam os sites das montadoras frequentam comunidades, ou seja, uma ação das montadoras poderia ser rapidamente contraposta pelos membros da comunidade."

Saber qual é o comportamento dos consumidores em redes sociais - como o popular Orkut, por exemplo - se torna cada vez mais vital já que a internet tem ocupado um papel importante na decisão de compra do consumidor. É na web que ele compara preços e pesquisa opiniões sobre determinado produto ou marca.


Palavras-chave: redes sociais, Beatrice Gropp


Folha SP. Redes sociais crescem e preocupam companhias. < http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/cbn/capital_index.shtml >.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+eficiente+%22ind%C3%BAstria+automobil%C3%ADstica%22&btnG=Pesquisar


Number of topics: 2


Persona

Number of topics: 0


ILAnet

Number of topics: 4


Ágora

Number of topics: 1


Efficiency


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 11 Oct 2019

Revision: r1.2 - 11 Oct 2019 - 21:24 - GregorioIvanoff
Express > SBGC > SBGCKMBrasil2008 > BeatriceGropp > IndustriaAutomobilistica
Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback