A noção de Fluência (mais dinâmica), como o passo a seguir às Literacias (mais fixa, semi-móvel). A este propósito vejam a distinção feita por Demetri Orlando (2007). Em minha opinião é na passagem da semi-dinâmica (literacias) para as dinâmicas activas (fluências) que eu penso que os Professores/Formadores/Coaches devem estabelecer a Arquitetura que vai Guiar/Orientar/Ajudar ao Pathway to Effective Learning por parte do Aprendiz/Aluno/Formando ... Em qualquer caso, a "gasolina" do processo está nos diferenciais, nos "deltas" nos "gaps", nos "desvios", na diversidade, no conflito, na Coordenação de um Equilíbrio Instável ... Os sistemas Educativos do Seculo XXI são sistemas dissipativos na linha de Ilia Prygogine ... atuam longe do ponto de equilíbrio, havendo que contar sempre com «atratores estranhos», mas mesmo assim ... nesta lógica da complexidade o Gerível é ... Possível.
-- Adaptado de Francisco Lavrador Pires
Aprendizado e crescimento:
congruência em educação,
ensino em congruência,
diagnóstico de oralidade, atratores
Palavras-chave:
formação em regiões de aprendizagem,
aprendizagem em regiões,
língua portuguesa,
biossegurança, eloquência, elocução
English:
fluency
ORLANDO, Demetri. Literacy vs. Fluency. December 2, 2007. Available from <
http://isenet.ning.com/group/librarians/forum/topic/show?id=1194706%3ATopic%3A6600 >. access on 2 March 2012.
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GregorioIvanoff - 19 May 2012
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