Skip to topic | Skip to bottom
Home
Express
Express.DesenvolvimentoEmProjetosr1.25 - 30 Oct 2023 - 03:42 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Express


[8 nov. 2021, publicação de Gregorio Bittar Ivanoff no grupo LinkedIn Modelos em negócios]


O texto a seguir é uma adaptação de um texto sobre o perfil de apetite ao risco emitido pela empresa Glic Fàs, que se dedica a serviços de mentoria em gestão de negócios e consultoria em planejamento estratégico, gerenciamento de projetos, de riscos e de inovação.

*

Apenas neste grupo, LinkedIn Modelos em negócios (são 6 grupos dedicados ao tema), cada publicação é remunerada e é o resultado direto de um negócio.

Uma certa quantidade de risco é tomada quando uma publicação qualquer é proposta, aprovada, autorizada e emitida.

Não há regras fixas sobre o número de publicações ou sobre datas específicas para que as publicações sejam emitidas. Datas e orçamentos devem ser estabelecidos com antecipação.

O risco de uma publicação pode se manifestar se atrasamos um dia, dois ou um mês. Ou se o orçamento extrapola em 10% ou em 30%.

Uma definição de apetite ao risco pode ser complementada através de uma declaração, em conjunto com a publicação.

Se incluída, a declaração de apetite ao risco deve conter claros limites de tolerância e um modelo financeiro que suporte o risco. Deve orientar o comportamento do grupo e as tomadas de decisões estratégicas. A responsabilidade pela declaração deve ser indicada.

Uma vez definido o apetite ao risco, sempre que uma decisão tática, operacional ou estratégica for tomada os gestores do grupo poderão incluir o fator de risco, perguntando-se:

  • Esta publicação é compatível com nosso apetite pelo risco?
  • Até onde podemos ir?
  • Estamos preparados para assumir tal risco?

Obrigado por participar dos grupos Modelos em negócios (LinkedIn e Facebook).


Processo: governança em produção


Aprendizado e crescimento: desafios


Palavras-chave: modelagem de negócios de impacto, etapas de tempo fixo, desenvolvimento iterativo incremental, conhecimento em valor, valor em conhecimento, atividades de desenvolvimento, definição de modelo, hipótese de valor, desenvolvimento incremental, desenvolvimento iterativo, transformação digital, programação extrema, orçamento fixo, resultados chave, formação ordenada, prazos reduzidos, desenvolvimento, conhecimento, planejamento, organização, declarações, modelagem, governança, avaliação, modelos, projetos, impacto, preços, metas, risco, valor


English: development in projects


Resultados: SCRUM


Camargo, Renata Freitas. Qual é o perfil da sua empresa quanto a apetite ao risco? E o seu? O Apetite ao Risco é o nível de risco que uma organização está disposta a aceitar enquanto persegue seus objetivos. O Guia ISO 73:2009 define o Apetite ao Risco como sendo a “quantidade e tipo de risco que uma organização está disposta a buscar, manter ou assumir”, 01/10/2018. Disponível em < https://glicfas.com.br/apetite-ao-risco/ >. Acesso em 5 nov. 2021.

Camargo, Robson. Metodologia ágil garante mais entrega de valor ao seu cliente. Gerenciamento de Projetos, 08/11/19. Disponível em < https://robsoncamargo.com.br/blog/o-que-e-metodologia-agil >. Acesso em 1 nov. 2021.

Castro, Felipe. O que é OKR: OKR (Objectives and Key Results) é um sistema de definição de metas usado pelo Google e outras empresas. É uma abordagem simples para criar alinhamento e engajamento em torno de metas mensuráveis. Disponível em < https://felipecastro.com/pt-br/okr/o-que-e-okr/ >. Acesso em 7 out. 2021.

IVANOFF, G.B. O valor do conhecimento como premissa de projeto, Centro Paula Souza. Disponível em < http://www.ilanet.com.br/portal/pub/Agora/Projetos/ValorKComoPremissaDeProjeto.pdf >. In. Ensaios sobre Sustentabilidade e Gestão do Conhecimento: Crescimento sustentável: Papel da Gestão do Conhecimento. CARVALHO, Fábio Câmara Araújo de (Org.). São Paulo: Pearson Education, 2007. 53 p. ISBN 978-85-7605-170-1. Disponível em: < http://www.sbgc.org.br >. Acesso em: 27 out. 2008.

Robson Camargo. LinkedIn. Disponível em < https://www.linkedin.com/in/robsoncamargopmp >. Acesso em 3 nov. 2021.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+eficiente+desenvolvimento+%22em+projetos%22&btnG=Pesquisar


[1 nov. 2021] Que modelos de desenvolvimento em projetos têm mais valor?


Number of topics: 14


Persona

Number of topics: 0


ILAnet

Number of topics: 10


Ágora

Number of topics: 7


Efficiency


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 16 Jan 2021
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback