Skip to topic | Skip to bottom
Home
Express
Express.Descapacitacaor1.12 - 29 Nov 2023 - 12:17 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
A coordenação entre expectativas e estratégias, emergentes a partir de práticas sociais, permite identificar e selecionar alternativas para a produção de competências e capacidades organizacionais.

Ações e decisões para a coordenação envolverão alinhamento (LAHTI, 1999), capacidades dinâmicas (EISENHARDT; MARTIN, 2000), visão do conhecimento e valor do conhecimento (VON KROGH et al., 2001).

Dentre resultados desejados estão a melhor percepção de estratégias emergentes e do valor do conhecimento em visão, formação, competências críticas para a mudança organizacional (ex.: sistemas e programas de educação corporativa), iniciativas de busca, produção, compartilhamento e criação de conhecimentos.

Os agentes envolvidos devem agir e interagir, comunicando e harmonizando visão e escolhas pessoais e institucionais.

O interesse por negócios em conhecimento está relacionado com a obtenção de vantagens competitivas em ambientes democratizados de informação. Negócios em conhecimento envolvem conteúdos (informação) e processos (aprendizagem), conhecimento existente e novo conhecimento.

As empresas costumam se envolver com o conhecimento, buscando minimizar riscos, capturando e localizando conteúdos e conhecimento existente. O progresso em conhecimento, entretanto, envolve a busca de eficiência através do compartilhamento e da capacitação de processos e do novo conhecimento.

Os principais capacitadores (facilitadores) para o conhecimento são:

  • Instilar a visão do conhecimento,
  • Gerenciar conversas,
  • Mobilizar os ativistas do conhecimento,
  • Criar o contexto adequado e
  • Globalizar o conhecimento local (relacionado com o processo de recriação do conhecimento).

O processo mais importante e desafiante segue sendo a criação do conhecimento. A teoria da criação do conhecimento organizacional de NONAKA e TAKEUCHI (1997) é uma das abordagens mais divulgadas e conhecidas e seus autores defendem que a criação do conhecimento está relacionada com a interação entre conhecimentos objetivos e subjetivos. Existem críticas bem fundamentadas à teoria proposta por NONAKA e TAKEUCHI (1997). Uma dessas críticas é proposta por TSOUKAS e estabelece conceitos para empresas vistas como sistemas de conhecimento.

Segundo TSOUKAS (1996), firmas são sistemas descentralizados que não dispõem de uma "mente" supervisora. Além do conhecimento nunca estar [totalmente] disponível para um [único] agente específico, este agente também não tem condições de estabelecer completa e antecipadamente que tipo, quando e onde, um determinado conhecimento prático será relevante. Em qualquer ponto do tempo, o conhecimento de uma firma é o resultado indeterminado de indivíduos tentando administrar as tensões inevitáveis entre expectativas normativas - relacionadas com os papéis que desempenham, disposições - [organização] formada no curso de socializações passadas, e, contextos locais - conhecimento local de circunstâncias particulares de tempo e lugar.

Conhecimento não é igual a informação, mas existem semelhanças entre os dois conceitos. No ambiente organizacional, é oportuno desenvolver projetos que relacionem competências com busca, compartilhamento, produção e criação de conhecimento.

A coordenação entre estratégias e expectativas pode colaborar com o desenvolvimento da visão da empresa para o conhecimento como valor.


Processo: mudança em conhecimento


Aprendizado e crescimento: desmobilização


Palavras-chave: mudança de resolução, mudança de opinião, desenvolvimento, conhecimento, estruturação, instabilidade, coordenação, empresa, agenda, tipos


BBC. Hirotaka Takeuchi; Ikujiro Nonaka. 6 mudanças simples para ter sucesso, segundo especialistas em gestão. Por que você nasceu? (missão); Que tipo de futuro você quer criar? (visão); O que você valoriza profundamente? (valores). Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/geral-60286460 >. Acesso em 9 fev. 2022.

-- GregorioIvanoff - 08 Apr 2021
to top


You are here: Express > Empresas > ConcepcaoEmEmpresas > Descapacitacao

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback