Skip to topic | Skip to bottom
Home
Express
Express.ConhecimentoEmAcaor1.25 - 14 Aug 2020 - 00:55 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Apresentação


Esta página é um registro de experiências sobre atividades genéricas de gestão em conhecimento e inovação. As qualidades indicadas também foram promovidas em outras atividades específicas, apresentadas em páginas relacionadas com os temas de conhecimento ou gestão.


Sobre o conhecimento em ação


A princípio, o conhecimento em ação refere-se ao conhecimento organizado ou à organização em conhecimento. Reconhece-se entretanto que o conhecimento poderia estar "desorganizado", não ser congruente, ser irracional, ilógico, intuitivo, inconsciente. Uma reflexão inicial sobre as dinâmicas de conhecimento pode ser produzida a partir do exercício disponível em teste de personalidade. Trata-se de teste desenvolvido com base na teoria de Carl G. Jung, Katharine Briggs e Isabel Myers.


Organização


Esta página é uma de várias iniciativas de Educação em conhecimento.


Objetivos


Provocar a reflexão sobre a relação entre valor e conhecimento. Identificar, reconhecer e avaliar resultados de processos de aquisição, geração, armazenamento e difusão. Explorar o conhecimento nos contextos individual, organizacional e social. Debater estratégias de gestão intensivas em conhecimento nas sociedades atual e emergente.


Sobre agentes em conhecimento


A figura genérica do agente de conhecimento é escolhida para representar o destinatário esperado da intervenção que é descrita nesta página. Para outros destinatários específicos sugere-se avançar sobre educação em conhecimento.


Aprendizagem na Prática


Identificar métodos de avaliação e de busca de resultados no desenvolvimento de produtos e serviços intensivos em conhecimento, considerando, entre outras possibilidades, confiança, identidades, formação, aprendizagem e organização;

Identificar atividades profissionais intensivas em conhecimento e caracterizar agentes de conhecimento envolvidos na sua execução;

Selecionar e integrar arquiteturas, métodos, processos e ferramentas na promoção de iniciativas de gestão em conhecimento;

Propor alternativas e possibilidades de métodos econômicos com atividades intensivas em conhecimento;

Descrever sujeitos, objetos, atores, agentes, contexto, organização e partes interessadas, observando situações em que possam ocorrer falhas;

Participar, quando apropriado, da elaboração de projetos de intervenção no sistema de conhecimento.


Comunidades


[13 ago. 2020]: Exploração sobre a análise do processo organizacional em comunidades. Tentativa de identificação de constrangimentos (restrições, limitações, regras obrigatórias etc.) no processo organizacional de comunidades. Uma próxima etapa pode levar em consideração os processos educacionais envolvidos.


Processo em resultados


Módulo 1 - Introdução down

Contexto da Gestão do Conhecimento Contexto em organização, Visão do conhecimento em organização
Visão Comunicação, Informação e Conhecimento
Etapas, levantamento, informações relevantes, oficina da organização? Pessoas, instituições, entidades, grupos, microcomunidades
A universidade, o programa educacional, a coordenação acadêmica e o agente de conhecimento  

Módulo 2 - Definições e Conceitos

  Economia do Conhecimento
Prática, produção, elaboração, representação, comunicação, mensuração Mapas de conhecimento?, mapas estratégicos, mapas conceituais?
Avaliação, realização, testes, inventários Estilos de aprendizagem, carreira, criatividade, personalidade

Módulo 3 - Recursos Humanos

Liderança
Tipos
Estilos

Módulo 4 - Auto-Desenvolvimento Pessoal

Competências do Agente de Conhecimento
Aprendendo a ouvir
O processo de aprendizagem
Competência, Habilidade e Conhecimento
Competências Técnicas, Cognitivas e Relacionais
Aperfeiçoamento da Percepção
Plano de Auto-Desenvolvimento Pessoal

Módulo 5 - Estratégias

Arquiteturas, Métodos, Processos e Tecnologias JACOBSON
Competência para o auto-didatismo  
A preparação de um elenco de competências para a gestão do conhecimento  
A capacidade de lidar com metáforas, analogias e modelos  
A capacidade de estimular a observação, a reflexão e a ação Mediação

Módulo 6 - A criação do conhecimento como um processo de interação

Conhecimento tácito e explícito
A espiral de criação do conhecimento
Tecnologias utilizadas para cada uma das fases do ciclo de criação do conhecimento

Módulo 7 - Estruturas produtivas de empresas de conhecimento

Conversão de conhecimento
Química entre especialistas e clientes
Alavancagem Operacional
Plano de desenvolvimento do conhecimento na empresa

Módulo 8 - Comunidades

Plano de relacionamento com comunidades

Módulo 9 - Auditoria de Ativos Intangíveis

Medidas
Gerenciamento

Módulo 10 - Conclusões e apresentações de projetos

Revisão do perfil / currículo do agente de conhecimento
Competências chave, ativos estratégicos, estratégia de gestão, referências e reconfiguração de referências
Acordo coletivo de compromissos
Aprender a aprender
O Scorecard de Gestão de Conhecimento
Os níveis pessoal, da empresa e das comunidades


Palavras-chave: programa educacional em objetivos, organização em agentes, princípios comuns, mudança organizacional, acordo coletivo, desenvolvimento, conhecimento, alinhamento, desempenho, certificação, incentivos, educação, barreiras, controle, preços, pontos, sinais, níveis


English: knowledge in action

-- GregorioIvanoff - 30 Mar 2019
to top


You are here: Express > NegociosEmConhecimento > ConhecimentoEmAcao

to top

Direitos de cópia © 1999-2020 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2020 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback