Apresentação
Esta página é um registro de experiências sobre atividades genéricas de gestão em conhecimento e inovação. As qualidades indicadas também foram promovidas em outras atividades específicas, apresentadas em páginas relacionadas com os temas de
conhecimento ou
gestão.
Sobre o conhecimento em ação
A princípio, o conhecimento em ação refere-se ao conhecimento organizado ou à
organização em conhecimento. Reconhece-se entretanto que o conhecimento poderia estar "desorganizado", não ser congruente, ser irracional, ilógico, intuitivo, inconsciente. Uma reflexão inicial sobre as dinâmicas de conhecimento pode ser produzida a partir do exercício disponível em
teste de personalidade. Trata-se de teste desenvolvido com base na
teoria? de Carl G. Jung, Katharine Briggs e Isabel Myers.
Organização
Esta página é uma de várias iniciativas de
Educação em conhecimento.
Objetivos
Provocar a reflexão sobre a relação entre
valor e
conhecimento. Identificar, reconhecer e avaliar resultados de processos de aquisição, geração, armazenamento e difusão. Explorar o conhecimento nos contextos individual, organizacional e social. Debater estratégias de gestão intensivas em conhecimento nas sociedades atual e emergente.
Sobre agentes em conhecimento
A figura genérica do
agente de conhecimento é escolhida para representar o destinatário esperado da intervenção que é descrita nesta página. Para outros destinatários específicos sugere-se avançar sobre
educação em conhecimento.
Aprendizagem na Prática
Identificar
métodos de avaliação e de
busca de resultados no
desenvolvimento de
produtos e
serviços intensivos em conhecimento, considerando, entre outras possibilidades, confiança, identidades, formação, aprendizagem e organização;
Identificar
atividades profissionais intensivas em conhecimento e caracterizar
agentes de conhecimento envolvidos na sua execução;
Selecionar e integrar
arquiteturas,
métodos,
processos e
ferramentas na promoção de iniciativas de
gestão em conhecimento;
Propor alternativas e possibilidades de métodos econômicos com atividades intensivas em conhecimento;
Descrever sujeitos, objetos, atores, agentes, contexto,
organização e
partes interessadas, observando situações em que possam ocorrer falhas;
Participar, quando apropriado, da elaboração de projetos de intervenção no
sistema de conhecimento.
Processo em resultados
Contexto da Gestão do Conhecimento | Contexto em organização, Visão do conhecimento em organização |
Visão | Comunicação, Informação e Conhecimento |
Etapas, levantamento, informações relevantes, oficina da organização | Pessoas, instituições, entidades, grupos, microcomunidades |
A universidade, o programa educacional, a coordenação acadêmica e o agente de conhecimento | |
| Economia do Conhecimento |
Prática, produção, elaboração, representação, comunicação, mensuração | Mapas de conhecimento, mapas estratégicos, mapas conceituais |
Avaliação, realização, testes, inventários | Estilos de aprendizagem, carreira, criatividade, personalidade |
Competências do Agente de Conhecimento |
Aprendendo a ouvir |
O processo de aprendizagem |
Competência, Habilidade e Conhecimento |
Competências Técnicas, Cognitivas e Relacionais |
Aperfeiçoamento da Percepção |
Plano de Auto-Desenvolvimento Pessoal |
Arquiteturas, Métodos, Processos e Tecnologias | JACOBSON |
Competência para o auto-didatismo | |
A preparação de um elenco de competências para a gestão do conhecimento | |
A capacidade de lidar com metáforas, analogias e modelos | |
A capacidade de estimular a observação, a reflexão e a ação | Mediação |
Conhecimento tácito e explícito |
A espiral de criação do conhecimento |
Tecnologias utilizadas para cada uma das fases do ciclo de criação do conhecimento |
Conversão de conhecimento |
Química entre especialistas e clientes |
Alavancagem Operacional |
Plano de desenvolvimento do conhecimento na empresa |
Plano de relacionamento com comunidades |
Revisão do perfil / currículo do agente de conhecimento |
Competências chave, ativos estratégicos, estratégia de gestão, referências e reconfiguração de referências |
Acordo coletivo de compromissos |
Aprender a aprender |
O Scorecard de Gestão de Conhecimento |
Os níveis pessoal, da empresa e das comunidades |
Palavras-chave:
programa educacional em objetivos,
organização em agentes,
mudança organizacional,
acordo coletivo,
desenvolvimento,
conhecimento,
alinhamento,
educação,
barreiras,
pontos,
preços,
níveis
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GregorioIvanoff - 30 Mar 2019