Skip to topic | Skip to bottom
Home
Express
Express.BeatriceGroppr1.8 - 11 Oct 2019 - 16:26 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Express


Tânia Bispo


O fenômeno das redes sociais, como blogs e comunidades virtuais, cresce de forma tão intensa no Brasil que se tornou até material para um nova pesquisa do Ibope/NetRatings. O estudo mostra que em maio de 2008, por exemplo, 18,5 milhões de pessoas navegaram em sites de comunidades.

O volume de pessoas trafegando por esses endereços virtuais tem causado preocupação para as empresas, que temem ter suas marcas malfaladas na rede - muitas companhias até contratam serviços de empresas especializadas em monitorar a imagem de seus produtos em blogs e sites afins. Segundo o levantamento do Ibope, "campanhas on-line partindo de blogs ou outras redes sociais podem ter um impacto 500 vezes maior do que se partissem dos sites das próprias empresas".

Para a indústria automobilí­stica - foco do "relatório-piloto" divulgado pelo Ibope ontem - ter um comentário de um produto em uma rede social pode estimular a compra como pode, também, causar estragos. A pesquisa descobriu que "94,1% dos usuários que visitam os sites das montadoras frequentam comunidades, ou seja, uma ação das montadoras poderia ser rapidamente contraposta pelos membros da comunidade."

Saber qual é o comportamento dos consumidores em redes sociais - como o popular Orkut, por exemplo - se torna cada vez mais vital já que a internet tem ocupado um papel importante na decisão de compra do consumidor. É na web que ele compara preços e pesquisa opiniões sobre determinado produto ou marca.


Palavras-chave: comunidades de prática, regiões de aprendizagem, indústria automobilística, aprendizagem situada, mercado ético, redes sociais, Laura Gallucci


Keywords: knowledge business intelligence, enterprise sensibilities, situated cognition, social computing, social standards, web societies, Oracle


Beatrice Gropp, Facebook. Disponível em < https://www.facebook.com/beatrice.gropp >. Acesso em 10 jul. 2015.

Enterprise 2.0 2008: The Enterprise Social Web is Here, Sponsored by Oracle/BEA, After Noah: Making Sense of the Flood (of Information). Social bookmarking installations < https://web.archive.org/web/20080428230355/http://enterprise2conf.com/conference/by-day.php >.

Folha SP. Redes sociais crescem e preocupam companhias. < http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/cbn/capital_index.shtml >.

Kathy Harris, Rita E. Knox. Social Mining and Social Intelligence: Making Sense of Web Societies. Gartner, 9 January 2008. < http://www.gartner.com/DisplayDocument?ref=g_search&id=580309&subref=simplesearch >.

Redes sociais. SBGC. < http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/foruns/tm.asp?m=5190&forumid=&mpage=1&key=&#5190 >.

Wang, Fei-Yue; Carley, Kathleen M.; Zeng, Daniel; Mao, Wenji. Social Computing: From Social Informatics to Social Intelligence. IEEE, Intelligent Systems, Volume 22, Issue 2, March-April 2007 Page(s):79 - 83, Digital Object Identifier 10.1109/MIS.2007.41 < http://ieeexplore.ieee.org/Xplore/login.jsp?url=/iel5/9670/4136845/04136863.pdf?temp=x >.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+eficiente+%22Beatrice+Gropp%22&btnG=Pesquisar


Number of topics: 9


Persona

Number of topics: 0


ILAnet

Number of topics: 5


Ágora

Number of topics: 1


Efficiency


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 23 Jun 2008
to top


You are here: Express > SBGC > SBGCKMBrasil2008 > BeatriceGropp

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback