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Express.BeatriceGroppr1.6 - 24 Sep 2015 - 16:19 - GregorioIvanoff

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Tânia Bispo


O fenômeno das redes sociais, como blogs e comunidades virtuais, cresce de forma tão intensa no Brasil que se tornou até material para um nova pesquisa do Ibope/NetRatings. O estudo mostra que em maio de 2008, por exemplo, 18,5 milhões de pessoas navegaram em sites de comunidades.

O volume de pessoas trafegando por esses endereços virtuais tem causado preocupação para as empresas, que temem ter suas marcas malfaladas na rede - muitas companhias até contratam serviços de empresas especializadas em monitorar a imagem de seus produtos em blogs e sites afins. Segundo o levantamento do Ibope, "campanhas on-line partindo de blogs ou outras redes sociais podem ter um impacto 500 vezes maior do que se partissem dos sites das próprias empresas".

Para a indústria automobilí­stica - foco do "relatório-piloto" divulgado pelo Ibope ontem - ter um comentário de um produto em uma rede social pode estimular a compra como pode, também, causar estragos. A pesquisa descobriu que "94,1% dos usuários que visitam os sites das montadoras freqüentam comunidades, ou seja, uma ação das montadoras poderia ser rapidamente contraposta pelos membros da comunidade."

Saber qual é o comportamento dos consumidores em redes sociais - como o popular Orkut, por exemplo - se torna cada vez mais vital já que a internet tem ocupado um papel importante na decisão de compra do consumidor. É na web que ele compara preços e pesquisa opiniões sobre determinado produto ou marca.


Social mining and social intelligence will enable organizations to discover and exploit the knowledge, behaviors and tendencies of Web societies. In these societies, participants generate and share rich content, and wield considerable power and influence.


Social computing represents a new computing paradigm and an interdisciplinary research and application field. Undoubtedly, it strongly influences system and software developments in the years to come. We expect that social computing's scope continues to expand and its applications multiply. From both theoretical and technological perspectives, social computing technologies moves beyond social information processing towards emphasizing social intelligence. As we've discussed, the move from social informatics to social intelligence is achieved by modeling and analyzing social behavior, by capturing human social dynamics, and by creating artificial social agents and generating and managing actionable social knowledge.


Palavras-chave: aprendizagem situada, comunidades de prática, regiões de aprendizagem, mercado ético, Laura Gallucci


Keywords: knowledge business intelligence, situated cognition, social standards


Beatrice Gropp, Facebook. Disponível em < https://www.facebook.com/beatrice.gropp >. Acesso em 10 jul. 2015.

Enterprise 2.0 2008: The Enterprise Social Web is Here, Sponsored by Oracle/BEA, After Noah: Making Sense of the Flood (of Information). Social bookmarking installations < http://www.enterprise2conf.com/conference/by-day.php >.

Folha SP. Redes sociais crescem e preocupam companhias. < http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/cbn/capital_index.shtml >.

Kathy Harris, Rita E. Knox. Social Mining and Social Intelligence: Making Sense of Web Societies. Gartner, 9 January 2008. < http://www.gartner.com/DisplayDocument?ref=g_search&id=580309&subref=simplesearch >.

Redes sociais. SBGC. < http://www.portalsbgc.org.br/sbgc/foruns/tm.asp?m=5190&forumid=&mpage=1&key=&#5190 >.

Wang, Fei-Yue; Carley, Kathleen M.; Zeng, Daniel; Mao, Wenji. Social Computing: From Social Informatics to Social Intelligence. IEEE, Intelligent Systems, Volume 22, Issue 2, March-April 2007 Page(s):79 - 83, Digital Object Identifier 10.1109/MIS.2007.41 < http://ieeexplore.ieee.org/Xplore/login.jsp?url=/iel5/9670/4136845/04136863.pdf?temp=x >.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=%22Redes+sociais+crescem+e+preocupam+companhias%22&meta=


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orienta%C3%A7%C3%A3o+eficiente+%22Beatrice+Gropp%22&btnG=Pesquisar


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-- GregorioIvanoff - 23 Jun 2008
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