A noção de Fluência (mais dinâmica), como o passo a seguir às Literacias (mais fixa, semi-móvel). A este propósito vejam a distinção feita por Demetri Orlando (2007). Em minha opinião é na passagem da semi-dinâmica (literacias) para as dinâmicas activas (fluências) que eu penso que os Professores/Formadores/Coaches devem estabelecer a Arquitetura que vai Guiar/Orientar/Ajudar ao Pathway to Effective Learning por parte do Aprendiz/Aluno/Formando ... Em qualquer caso, a "gasolina" do processo está nos diferenciais, nos "deltas" nos "gaps", nos "desvios", na diversidade, no conflito, na Coordenação de um Equilíbrio Instável ... Os sistemas Educativos do Seculo XXI são sistemas dissipativos na linha de Ilia Prygogine ... atuam longe do ponto de equilíbrio, havendo que contar sempre com «atratores estranhos», mas mesmo assim ... nesta lógica da complexidade o Gerível é ... Possível.

-- Adaptado de Francisco Lavrador Pires


Palavras-chave: aprendizagem, congruência


ORLANDO, Demetri. Literacy vs. Fluency. December 2, 2007. Available from < http://isenet.ning.com/group/librarians/forum/topic/show?id=1194706%3ATopic%3A6600 >. access on 2 March 2012.

-- GregorioIvanoff - 25 Dec 2021

Revision: r1.1 - 25 Dec 2021 - 00:44 - GregorioIvanoff
Express > Aprendizagem > AprendizagemEficaz
Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback