Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.VisaoDoConhecimentor1.8 - 23 Jan 2013 - 18:44 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Ágora


Você deve saber tudo?


Resumo da crítica elaborada pelo autor (Cap. 11 - A New Culture: Developing a Knowledge Perspective, item - Who's the Boss?, pág. 232).


"Os futuros gerentes deverão ser adeptos do e-commerce, ter experiências comprovadas de comércio, habilidades analíticas poderosas, instintos soberbos, posicionamento perfeito quando se trata de contratar pessoas; devem conhecer EPS, TCP-IP, ROE, HTTP, EVA e WAP, devem ser inovadores, visionários, e, agentes de mudanças, devem conhecer as diferenças entre cliente magro, manufatura enxuta e margens brutas, devem ser coaches e team players, devem ter passado vários anos trabalhando em outro continente, devem ser capazes de trabalhar duro e por mais tempo do que a maioria das pessoas enquanto mantêm sua vida pessoal em equilíbrio, devem ser jovens mas suficientemente antenados para fazer consistentemente julgamentos maduros etc?" (STEWART, 2001)

Quão importante é a perspectiva do conhecimento no desenvolvimento de líderes, e, de talentos, de forma mais geral? Qual o perfil do líder global do futuro?

STEWART (2001) faz considerações sobre pesquisas realizadas e arrisca traçar o perfil de líderes do passado, do presente e do futuro. Resumindo, os líderes do passado são fazedores, os do presente, são planejadores e coordenadores, os do futuro, são professores (pág. 235). Seu trabalho é desenvolver capacidades: não planejar as ações da empresa, mas aumentar a sua capacidade de agir, sua responsividade, seu repertório; está para construir e orientar o capital intelectual ao invés de amassar e entregar outros ativos. Esse tipo de líder não precisa saber tudo; ao contrário, ele vai estar mais confortável rodeado por pessoas que sabem muito mais, mas que confiam em sua capacidade de dar o devido peso a quesitos competitivos.

STEWART (2001) indica que o desejado é a liderança que tem consciência do valor do cohecimento. Os líderes, na sua opinião, são aprendizes e professores.


Aprendizado e crescimento: empresas visionárias em 360 graus


Palavras-chave: programas em visão do conhecimento


Number of topics: 5


Persona

Number of topics: 13


ILAnet

Number of topics: 18


Express

Number of topics: 28

-- GregorioIvanoff - 12 Aug 2008
to top


You are here: Agora > Estrategia > VisaoDoConhecimento

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback