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Agora.SocialSpheresr1.5 - 23 Jun 2017 - 16:20 - GregorioIvanoff

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Da Aldeia Global ao Teatro global


Fonte: Wikipedia < http://en.wikipedia.org/wiki/Global_village >


Nenhum capítulo de Understanding Media, ou livros posteriores, contêm a ideia de que a Global Village e os meios eletrônicos criam comunidades unificadas. De fato, em uma entrevista com Gerald Stearn, McLuhan diz que nunca lhe ocorreu que a uniformidade e tranquilidade fossem propriedades da Aldeia Global. McLuhan argumentou que a Global Village garante máximo desacordo em todos os pontos, porque cria mais divisão, descontinuidade e diversidade sob o aumento das condições de aldeia. A Global Village é muito mais diversificada.

Após a publicação de Understanding Media, McLuhan passou a usar o termo Teatro Global para enfatizar a passagem do consumidor para o produtor, desde a aquisição até o envolvimento, desde a manutenção do trabalho até a encenação do papel, enfatizando que não há mais comunidade para vestir o especialista nu.


From Global Village to Global Theatre


No chapter in Understanding Media, or later books, contains the idea that the Global Village and the electronic media create unified communities. In fact, in an interview with Gerald Stearn, McLuhan says that it never occurred to him that uniformity and tranquillity were the properties of the Global Village. McLuhan argued that the Global Village ensures maximal disagreement on all points because it creates more discontinuity and division and diversity under the increase of the village conditions. The Global Village is far more diverse.

After the publication of Understanding Media, McLuhan starts to use the term Global Theater to emphasise the changeover from consumer to producer, from acquisition to involvement, from job holding to role playing, stressing that there is no more community to clothe the naked specialist.


http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&tl=pt&u=http%3A%2F%2Fen.wikipedia.org%2Fwiki%2FGlobal_village


The main concept of McLuhan's argument (later elaborated upon in The Medium is the Message) is that new technologies (like alphabets, printing presses, and even speech itself) exert a gravitational effect on cognition, which in turn affects social organization: print technology changes our perceptual habits ("visual homogenizing of experience"), which in turn affects social interactions ("fosters a mentality that gradually resists all but a... specialist outlook"). According to McLuhan, the advent of print technology contributed to and made possible most of the salient trends in the Modern period in the Western world: individualism, democracy, Protestantism, capitalism and nationalism. For McLuhan, these trends all reverberate with print technology's principle of "segmentation of actions and functions and principle of visual quantification."


O conceito principal do argumento de McLuhan (mais tarde elaborado em The Medium is the Message [O Meio é a Mensagem]) é que as novas tecnologias (como alfabetos, prensas de impressão, e até a fala em si) exercem um efeito gravitacional sobre a cognição, que por sua vez afeta a organização social: a tecnologia de impressão muda nossos hábitos de percepção ("homogeneização visual de experiência"), que por sua vez afeta as interações sociais ("promove uma mentalidade que, gradualmente, resiste a todas mas a uma ... perspectiva especialista"). Segundo McLuhan, o advento da tecnologia de impressão contribuiu e fez possível a maior parte das tendências mais marcantes no período moderno no mundo ocidental: o individualismo, a democracia, o protestantismo, o capitalismo e o nacionalismo. Para McLuhan, essas tendências reverberam todas com o princípio de tecnologia de impressão de "segmentação de ações e funções e princípio de quantificação visual".


While some critics have taken issue with McLuhan’s writing style and mode of argument, McLuhan himself urged readers to think of his work as "probes" or "mosaics" offering a toolkit approach to thinking about the media. His eclectic writing style has also been praised for its postmodern sensibilities and suitability for virtual space.


Embora alguns críticos tenham questionado o estilo de escrita e o modo de argumentação, o próprio McLuhan estimulou os leitores a pensar sobre seu trabalho como "sondas" ou "mosaicos", oferecendo uma abordagem caixa de ferramentas para pensar sobre os meios de comunicação. Seu estilo de escrita eclético também foi elogiado por suas sensibilidades pós-modernas e aptidão para o espaço virtual.


The satellite medium, McLuhan states, encloses the Earth in a man-made environment, which "ends 'Nature' and turns the globe into a repertory theater to be programmed." All previous environments (book, newspaper, radio, etc.) and their artifacts are retrieved under these conditions ("past times are pastimes"). McLuhan thereby meshes this into the term global theater. It serves as an update to his older concept of the global village, which, in its own definitions, can be said to be subsumed into the overall condition described by that of the global theater.


O meio do satélite, McLuhan indica, envolve a Terra em um ambiente feito pelo homem, que "termina a 'Natureza' e transforma o mundo em um teatro de repertório a ser programado". Todos os ambientes anteriores (livro, jornal, rádio etc.) e seus artefatos são recuperados sob estas condições ("tempos passados são passatempos"). McLuhan, desse modo, tece isto no termo teatro global. Ele serve como uma atualização para o seu velho conceito de aldeia global, que, em suas próprias definições, pode-se dizer que foi agrupado como condição ampla descrita pelo conceito de teatro global.


Reading, writing, and hierarchical ordering are associated with the left brain, as are the linear concept of time and phonetic literacy. The left brain is the locus of analysis, classification, and rationality. The right brain is the locus of the spatial, tactile, and musical. "Comprehensive awareness" results when the two sides of the brain are in true balance. Visual Space is associated with the simplified worldview of Euclidean geometry, the intuitive three dimensions useful for the architecture of buildings and the surveying of land. It is too rational and has no grasp of the acoustic. Acoustic Space is multisensory.


Leitura, escrita e ordenação hierárquica estão associados com o lado esquerdo do cérebro, assim como a concepção linear de tempo e alfabetização fonética [literacia]. O lado esquerdo do cérebro é o locus de análise, classificação e racionalidade. O lado direito do cérebro é o locus do espacial, tátil e musical. A "consciência compreensiva" resulta quando os dois lados do cérebro estão em verdadeiro equilíbrio. O Espaço Visual está associado com a visão de mundo simplificada de geometria euclidiana, as três dimensões intuitivas, úteis para a arquitetura dos edifícios e para o levantamento de terra. É muito racional e não se conecta com o acústico. O Espaço Acústico é multissensorial.


Keywords: social spheres analysis scheme, collective action, filter bubbles, virtual interaction, global cooperation, global village, Marshall McLuhan, Zygmunt Bauman


Palavras-chave: interação virtual, abordagens sociais, globalização, desprendimento


Global village. Available from < http://en.wikipedia.org/wiki/Global_village >. access on 8 March 2013.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=orientation+social+human+%22social+spheres%22&btnG=Pesquisar

-- GregorioIvanoff - 22 Dec 2016
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