Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Working on page activity
Trabalhando na página atividade

Report / Balanço
Headway / Avanço
Sustainability / Sustentabilidade
Feasibility / Exequibilidade
Survivability / Sobrevivência
Market / Mercado

  • Página sem formatação (Page without formatting)?
  • Clique (Click) em Visualizar impressão (Print Preview).



About this / Sobre isso
Express Persona
Ilanet Ágora
Main Blog

Endow Dotar

  • Linux Powered

  • Download Mozilla Firefox Browser

  • Use OpenOffice.org

Agora.PortaisCorporativosr1.13 - 02 Aug 2020 - 20:00 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Ágora


O que as empresas devem focar na hora de desenvolver seus portais corporativos


MARTINEZ, Débora(*). O que as empresas devem focar na hora de desenvolver seus portais corporativos. FIAP, 30 ago. 2004.

(*) DBA e integrante da equipe de Business Intelligence da Empresa Omint Saúde.


A motivação para a elaboração de um portal corporativo

Incentivar, apoiar e desenvolver a “Gestão do Conhecimento”, deve ser a grande motivação para a elaboração de um “Portal Corporativo”.

A “Gestão do Conhecimento” compõe uma estratégia maior chamada “Estratégia Empresarial”, onde os objetivos são a redução dos custos, melhora na produtividade e como conseqüente aumento da lucratividade.

A excelência a ser alcançada é o “Agregar Valor”, muitos projetos de Portais Corporativos já usam a expressão “Portal de Conhecimento”, os diferenciando das intranets.


Regra é o reflexo de uma política de gestão do conhecimento

Ricardo Saldanha (*) trata “Portais Corporativos” como “peças de quebra cabeça”, com indefinição de regras para sua montagem, onde a única regra é o reflexo de uma política de “Gestão do Conhecimento”.

Cabe ressaltar que um “Portal Corporativo” é algo dinâmico como uma empresa, necessitando constante realinhamento e enquadramento de sua estratégia às novas diretrizes empresariais.


O portal corporativo proporciona a troca de experiências

Em sua maioria, as empresas utilizam sua intranet de modo informacional ou de auto-serviço, sub-utilizando um recurso agregador de valores. Apesar de sua importância, esta utilização é apenas uma parte do “quebra-cabeças”, pois o “Portal Corporativo” proporciona a troca de experiências e conhecimento entre profissionais da organização, formando uma comunidade.

Apenas ferramentas de TI de última geração não transformarão sua intranet em um “Portal Corporativo”, são importantes instrumentos de auxílio à construção, manutenção e apoio, mas um conteúdo sem foco em “Gestão do Conhecimento” e “Agregação de Valor” não tornará seu “Portal Corporativo” uma ferramenta construtiva.


XML e SOA tornam dados intercambiáveis

Sistemas Legados dificultam a extração de informações, Webservices e a dupla XML-SOA são exemplos da tentativa de organizar dados, tornando-os intercambiáveis.

Os “Portais Corporativos” propõem disponibilizar aos colaboradores, acesso a dados e sistemas estratégicos, onde muitas informações históricas encontram-se em Sistemas Legados. Por essa razão, uma das missões de um portal, é, ordenar o caos de informações provenientes de diversas fontes, armazenadas de formas distintas, integrando-se para suprir seus usuários do que é mais relevante para o desempenho das suas funções, facilitando acesso ao que possa contribuir para seu crescimento profissional.

O conhecimento tácito deve ser considerado nos “Portais Corporativos”, pois sabe-se que a área de TI tem maior facilidade no tratamento de dados estruturados e lógicos, o mesmo não ocorrendo com os não estruturados e inferências. Pouco se enfatiza à troca deste conhecimento, que viria estimular a inovação e aproximar talentos. Não à toa, o interesse institucional pela área de arquitetura da informação cresce a cada dia.

Estabelecer filtros alinhados com a gestão estratégica empresarial, mapeando cargos, funções, interesses e conhecimentos críticos, minimiza um turbilhão de informações, agregando valor ao “Portal Corporativo”, cujo objetivo é fornecer a informação certa, no tempo certo, para a pessoa certa.

Com todas essas informações, a prática para a evolução de uma intranet corporativa para um “Portal Corporativo”, é quase uma unanimidade empresarial, pois a criação de um “Portal Corporativo” inicial é quase utópico, sendo este projeto de médio e longo prazo diante de um cálculo de ROI dificilmente palpável e orçamentos apertados, além de um processo de gestão de mudanças demorado.

Apoiando o “Portal Corporativo” apenas na área de Tecnologia, o mesmo transformar-se-á em mera ferramenta, isso torna relevante sua ligação com a estratégias de gestão empresarial em Comunicação, Marketing e RH.


Palavras-chave: organização em comunicação, interfaces de processos, gestão de projetos, financiamento, aplicações, alcance


Keywords: strategic marketing


Resultados: técnicas de gerenciamento de projetos aplicadas a manutenção


SALDANHA, Ricardo. “O quebra-cabeça dos portais corporativos”, Webinsider, 21/12/04. Disponível em < http://webinsider.uol.com.br/index.php/2004/05/07/o-quebra-cabeca-dos-portais-corporativos/ >.


Number of topics: 12


Persona

Number of topics: 0


ILAnet

Number of topics: 13


Express

Number of topics: 7


Sociability


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 27 Nov 2005
to top


You are here: Agora > PortaisCorporativos

to top

Direitos de cópia © 1999-2020 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2020 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback