Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.PortaisCorporativosr1.10 - 07 Jul 2015 - 21:18 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Ágora


O que as empresas devem focar na hora de desenvolver seus portais corporativos


MARTINEZ, Débora(*). O que as empresas devem focar na hora de desenvolver seus portais corporativos. FIAP, 30 ago. 2004.

(*) DBA e integrante da equipe de Business Intelligence da Empresa Omint Saúde.


A motivação para a elaboração de um portal corporativo

Incentivar, apoiar e desenvolver a “Gestão do Conhecimento”, deve ser a grande motivação para a elaboração de um “Portal Corporativo”.

A “Gestão do Conhecimento” compõe uma estratégia maior chamada “Estratégia Empresarial”, onde os objetivos são a redução dos custos, melhora na produtividade e como conseqüente aumento da lucratividade.

A excelência a ser alcançada é o “Agregar Valor”, muitos projetos de Portais Corporativos já usam a expressão “Portal de Conhecimento”, os diferenciando das intranets.


Regra é o reflexo de uma política de gestão do conhecimento

Ricardo Saldanha (*) trata “Portais Corporativos” como “peças de quebra cabeça”, com indefinição de regras para sua montagem, onde a única regra é o reflexo de uma política de “Gestão do Conhecimento”.

Cabe ressaltar que um “Portal Corporativo” é algo dinâmico como uma empresa, necessitando constante realinhamento e enquadramento de sua estratégia às novas diretrizes empresariais.


O portal corporativo proporciona a troca de experiências

Em sua maioria, as empresas utilizam sua intranet de modo informacional ou de auto-serviço, sub-utilizando um recurso agregador de valores. Apesar de sua importância, esta utilização é apenas uma parte do “quebra-cabeças”, pois o “Portal Corporativo” proporciona a troca de experiências e conhecimento entre profissionais da organização, formando uma comunidade.

Apenas ferramentas de TI de última geração não transformarão sua intranet em um “Portal Corporativo”, são importantes instrumentos de auxílio à construção, manutenção e apoio, mas um conteúdo sem foco em “Gestão do Conhecimento” e “Agregação de Valor” não tornará seu “Portal Corporativo” uma ferramenta construtiva.


XML e SOA tornam dados intercambiáveis

Sistemas Legados dificultam a extração de informações, Webservices e a dupla XML-SOA são exemplos da tentativa de organizar dados, tornando-os intercambiáveis.

Os “Portais Corporativos” propõem disponibilizar aos colaboradores, acesso a dados e sistemas estratégicos, onde muitas informações históricas encontram-se em Sistemas Legados. Por essa razão, uma das missões de um portal, é, ordenar o caos de informações provenientes de diversas fontes, armazenadas de formas distintas, integrando-se para suprir seus usuários do que é mais relevante para o desempenho das suas funções, facilitando acesso ao que possa contribuir para seu crescimento profissional.

O conhecimento tácito deve ser considerado nos “Portais Corporativos”, pois sabe-se que a área de TI tem maior facilidade no tratamento de dados estruturados e lógicos, o mesmo não ocorrendo com os não estruturados e inferências. Pouco se enfatiza à troca deste conhecimento, que viria estimular a inovação e aproximar talentos. Não à toa, o interesse institucional pela área de arquitetura da informação cresce a cada dia.

Estabelecer filtros alinhados com a gestão estratégica empresarial, mapeando cargos, funções, interesses e conhecimentos críticos, minimiza um turbilhão de informações, agregando valor ao “Portal Corporativo”, cujo objetivo é fornecer a informação certa, no tempo certo, para a pessoa certa.

Com todas essas informações, a prática para a evolução de uma intranet corporativa para um “Portal Corporativo”, é quase uma unanimidade empresarial, pois a criação de um “Portal Corporativo” inicial é quase utópico, sendo este projeto de médio e longo prazo diante de um cálculo de ROI dificilmente palpável e orçamentos apertados, além de um processo de gestão de mudanças demorado.

Apoiando o “Portal Corporativo” apenas na área de Tecnologia, o mesmo transformar-se-á em mera ferramenta, isso torna relevante sua ligação com a estratégias de gestão empresarial em Comunicação, Marketing e RH.


Palavras-chave: organização em comunicação, interfaces de processos


Keywords: strategic marketing


"Um portal corporativo é tudo isso. É um conjunto de aplicações inteiramente integradas e apresentadas em interfaces objetivas, claras, como portas personalizadas para todos os processos dentro das empresas" (NOGUEIRA, 2005).


NOGUEIRA, Edson Ramos. Os Portais Corporativos no Cotidiano Profissional, Trabalho de Conclusão de Disciplina de Gestão do Conhecimento, Pós-graduação em Business Intelligence, Turma 2LL, FIAP, 2005.


SALDANHA, Ricardo. “O quebra-cabeça dos portais corporativos”, Webinsider, 21/12/04. Disponível em < http://webinsider.uol.com.br/index.php/2004/05/07/o-quebra-cabeca-dos-portais-corporativos/ >.


Number of topics: 16


Pipl

http://pipl.com/directory/tags/Portais


ILAnet

Number of topics: 15


Express

Number of topics: 10


Persona

Number of topics: 0

-- GregorioIvanoff - 27 Nov 2005
to top


You are here: Agora > PortaisCorporativos

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback