O protótipo se transforma em fonte de inspiração
VON KROGH et al. (2001, p.144-146) abordam os estilos segundo os quais as empresas 'inspiram' a
visão do conhecimento. Os autores entendem que as empresas podem ser categorizadas em pelo menos quatro estilos:
- visionárias de cima para baixo;
- visionárias especialistas;
- visionárias distribuídas;
- visionárias de 360 graus.
A análise de estilos de 'inspiração' da visão do conhecimento e a proposta de que empresas [e instituições] identifiquem sua visão do conhecimento, têm, ambas, caráter inovador.
Um exemplo de inspiração da visão do conhecimento segundo a abordagem gerencial em 360 graus é o de
cidades cognitivas (TUSNOVICS, 2007).
Segundo o autor, o modelo proposto como 'cidade cognitiva' é um 'local' que:
- facilita o envolvimento;
- gera consciência (awareness);
- usa a criatividade;
- trata com a incerteza;
- posiciona-se na centralidade (looks at centrality); e,
- implica em sustentabilidade para futuras questões do habitat urbano.
VON KROGH et al. (2001, p.145) entendem que o estilo denominado visionárias distribuídas apresenta maior probabilidade de inspiração de alto grau de comprometimento entre os participantes, por permitir que vários grupos, departamentos e até indivíduos desenvolvam suas próprias visões do conhecimento.
No entanto, para os autores, muito poucas empresas, globalmente, aproximam-se da abordagem 360 graus, que consideram mais completa e que satisfaz os critérios que delineiam para conquistar boas práticas de inspiração da visão do conhecimento.
Segundo os autores, essas "empresas reconhecem a criação do conhecimento como atividade que se estende por todo o âmbito da organização".
Propõe-se, portanto, neste texto, a partir dessas indicações, que o desenvolvimento desta abordagem gerencial em 360 graus deva ser objeto de simulação.
Processo:
visão em perspectiva
Aprendizado e crescimento:
visão do conhecimento em organização,
rotas em escolas
Palavras-chave:
média mundial,
visão do futuro,
perspectiva, protótipo,
transformação organizacional, fonte de inspiração,
visão do conhecimento,
infraestrutura virtual
Keywords:
educational policies,
design thinking,
Katalyst,
lean education,
uncertainty,
stakeholder value,
educational strategies in serious games,
coordination,
balanced scorecard
Brasil:
Brasil em conhecimento
CARVALHO, Fábio Câmara Araújo de; IVANOFF, Gregorio Bittar.
Tecnologias que educam: Ensinar e aprender com tecnologias de informação e comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Disponível em <
http://www.pearson.com.br/livro.asp?isbn=9788576053675&cod_campanha=&cod_conv=&cod_acesso= >. Acesso em 10 out. 2009.
Curso Tecnologias que educam - NPT (certificado USP). Coordenador: Jose Dutra de Oliveira Neto. Moderadores:
Nilvania Aparecida Spressola,
Gregorio Bittar Ivanoff. FEA-RP USP, NACE-NPT Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária - Núcleo Para o Desenvolvimento de Tecnologia e Ambientes Educacionais, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Disponível em <
http://ead.fearp.usp.br/course/view.php?id=688 >. Acesso em 13 abr. 2014.
Você pensa em jogos quando promove a aprendizagem? Acompanhe em
aprendizagem em metáforas,
confronto! jogo sério educacional entre 11 e 21 jun. 2011, Jornada Virtual ABED de EAD, JOVAED 2011. Chamada disponível a partir de <
https://docs.google.com/document/pub?id=1_6sioCClyj_b9MUvxEczvlXaT7aiFhLKotwGGVtsEPk >. Programação completa disponível a partir de <
http://www.abed.org.br/jovaed2011/programacao.asp >. Acesso em 30 mai. 2011.
VON KROGH, G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I.
Facilitando a Criação do Conhecimento; Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
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GregorioIvanoff - 19 Apr 2012
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