Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.PerspectivaEmConhecimentor1.17 - 12 Oct 2023 - 19:13 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Ágora


O protótipo se transforma em fonte de inspiração


VON KROGH et al. (2001, p.144-146) abordam os estilos segundo os quais as empresas 'inspiram' a visão do conhecimento. Os autores entendem que as empresas podem ser categorizadas em pelo menos quatro estilos:

  • visionárias de cima para baixo;
  • visionárias especialistas;
  • visionárias distribuídas;
  • visionárias de 360 graus.

A análise de estilos de 'inspiração' da visão do conhecimento e a proposta de que empresas [e instituições] identifiquem sua visão do conhecimento, têm, ambas, caráter inovador.

Um exemplo de inspiração da visão do conhecimento segundo a abordagem gerencial em 360 graus é o de cidades cognitivas (TUSNOVICS, 2007).

Segundo o autor, o modelo proposto como 'cidade cognitiva' é um 'local' que:

  • facilita o envolvimento;
  • gera consciência (awareness);
  • usa a criatividade;
  • trata com a incerteza;
  • posiciona-se na centralidade (looks at centrality); e,
  • implica em sustentabilidade para futuras questões do habitat urbano.

VON KROGH et al. (2001, p.145) entendem que o estilo denominado visionárias distribuídas apresenta maior probabilidade de inspiração de alto grau de comprometimento entre os participantes, por permitir que vários grupos, departamentos e até indivíduos desenvolvam suas próprias visões do conhecimento.

No entanto, para os autores, muito poucas empresas, globalmente, aproximam-se da abordagem 360 graus, que consideram mais completa e que satisfaz os critérios que delineiam para conquistar boas práticas de inspiração da visão do conhecimento.

Segundo os autores, essas "empresas reconhecem a criação do conhecimento como atividade que se estende por todo o âmbito da organização".

Propõe-se, portanto, neste texto, a partir dessas indicações, que o desenvolvimento desta abordagem gerencial em 360 graus deva ser objeto de simulação.


Processo: visão em perspectiva


Aprendizado e crescimento: rotas em escolas


Palavras-chave: acessibilidade em atendimento, fonte de inspiração, transformação organizacional, média mundial, infraestrutura, conhecimento, perspectiva, protótipo, risco


English: perspective on knowledge, perspective in knowledge


Resultados: visão do futuro


CARVALHO, Fábio Câmara Araújo de; IVANOFF, Gregorio Bittar. Tecnologias que educam: Ensinar e aprender com tecnologias de informação e comunicação. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010. Disponível em < http://www.pearson.com.br/livro.asp?isbn=9788576053675&cod_campanha=&cod_conv=&cod_acesso= >. Acesso em 10 out. 2009.

Curso Tecnologias que educam - NPT (certificado USP). Coordenador: Jose Dutra de Oliveira Neto. Moderadores: Nilvania Aparecida Spressola, Gregorio Bittar Ivanoff. FEA-RP USP, NACE-NPT Núcleo de Apoio às Atividades de Cultura e Extensão Universitária - Núcleo Para o Desenvolvimento de Tecnologia e Ambientes Educacionais, Ribeirão Preto, SP, Brasil. Disponível em < http://ead.fearp.usp.br/course/view.php?id=688 >. Acesso em 13 abr. 2014.

Você pensa em jogos quando promove a aprendizagem? Acompanhe em aprendizagem em metáforas, confronto! jogo sério educacional entre 11 e 21 jun. 2011, Jornada Virtual ABED de EAD, JOVAED 2011. Chamada disponível a partir de < https://docs.google.com/document/pub?id=1_6sioCClyj_b9MUvxEczvlXaT7aiFhLKotwGGVtsEPk >. Programação completa disponível a partir de < http://www.abed.org.br/jovaed2011/programacao.asp >. Acesso em 30 mai. 2011.

VON KROGH, G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I. Facilitando a Criação do Conhecimento; Tradução de Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro: Campus, 2001.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=inspira%C3%A7%C3%A3o+vis%C3%A3o+conhecimento&btnG=Pesquisar


Number of topics: 15


Persona

Number of topics: 2


ILAnet

Number of topics: 14


Express

Number of topics: 4


Sociability


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 19 Apr 2012
to top


You are here: Agora > PMI > PMBOK > Gnosis > GestaoDeRiscos > Conflitos > ConflitoEmCompreensaoCompartilhada > PerspectivaEmConhecimento

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback