Ágora


O conhecimento na economia


Adaptado de Wilson Amorim,

O fenômeno da valorização do conhecimento provoca mudanças de interpretação nos conceitos de estratégia e gestão. Um bom ponto de partida para a compreensão destas mudanças está na análise do conceito de economia do conhecimento (DAHLMAN, 2002; LASTRES; FERRAZ, 1999; OCDE, 1996).

Sobre Economia do Conhecimento, vejamos:

Até aqui, de certa forma temos privilegiado a visão do conhecimento e suas implicações mais no âmbito das organizações. Talvez valesse a pena dar uma olhada nestas coisas "de cima", na lógica da Economia (no nível macro);

Para "knowledge-based economy", existem dois enfoques a serem desenvolvidos:

a) no teórico: busca dentro da Economia referências para a discussão que temos realizado em torno do Conhecimento. O material não é sofisticado, aponta as vertentes que têm tocado no assunto Conhecimento (neo-schumpeterianos e marxistas p.e.) e destaca quais são as características básicas da "knowledge-based economy";.

b) no institucional: aponta para a existência de um sistema nacional de inovação (como uma das características de knowledge-based economy-KBE) e daí estipula algumas formas de mensuração do qto uma economia nacional seria "KBE". Ainda neste campo institucional, existem informações que podem posicionar onde o Brasil está segundo estas formas de mensuração.


Knowledge Assessment Methodology


Adaptado de Wilson Amorim, FEA, USP, GetGC (2004).

A Metodologia KAM, utilizada pelo Banco Mundial é composta de 4 pilares, com 70 indicadores estruturais e qualitativos para cada pilar.


Regime institucional e de incentivos econômicos


O pilar mais importante.


Resultados para o Brasil

Situação relativamente fraca. Por que?

  • há estabilidade econômica mas persistem fragilidades (de ordem legal, governo e corrupção)
  • posição isolada na competição internacional (compete pouco)
  • baixa taxa de investimento


Infraestrutura


Grau de competição (barreiras tarifárias e não-tarifárias), ordem legal (direitos de propriedade), regime econômico geral (regulamentação)


Resultados para o Brasil

Ponto fraco brasileiro em relação à economia do conhecimento

Área de maior força: recursos humanos (flexibilidade das pessoas e abertura da cultura nacional às ideias externas)


Educação


Taxa de letramento de adultos, taxas de matrículas em escolas secundárias e terciárias


Resultados para o Brasil

Área onde houve progressos nos últimos anos (privatização, aumento da competição na indústria brasileira de telecomunicações e programas de melhoria de acesso aos telefones e computadores)

  • rápida disseminação da internet
  • agressivo desenvolvimento do governo eletrônico
  • país precisa fazer uso mais eficiente desta infraestrutura


Sistema de Inovação


Número absoluto de cientistas e engenheiros em P&D, textos científicos e técnicos por milhão da população, conhecimento global (importação e exportação de manufaturados/PIB)


Resultados para o Brasil

País tem algumas áreas fortes (aeronáutica, petróleo de águas profundas e biotecnologia) mas sistema de inovação é fraco

  • baixas proporções de gastos P&D/PIB. Maior parte do investimento é feito pelo governo
  • baixo número de pesquisadores de P&D
  • baixo número de artigos científicos
  • baixa utilização do crescente estoque global de conhecimento (importação de bens e serviços, investimentos externos diretos, pesquisa conjunta com instituições estrangeiras e publicações técnicas)
  • disseminação interna do conhecimento é fraca


Processo: perspectivas em resultados


Aprendizado e crescimento: distribuição de renda, pesquisa acadêmica, estratificação


Palavras-chave: conhecimento em economia, vocação em países, estratégia de desenvolvimento, direitos de propriedade, desenvolvimento regional, perfil produtivo, reaproveitamento, fragilidades, economia, corrupção, materiais, economia, negócios, energia, pontos, países


DAHLMAN, Carl J. A economia do conhecimento: implicações para o Brasil. In "O Brasil e a Economia do Conhecimento". Fórum Nacional, José Olympio Editora, Rio de Janeiro, 2002.

Escola de Negócios UNISO. Disponível em < http://www.escoladenegociosuniso.com.br/ >. Acesso em 14 fev. 2011.

LASTRES, Maria H. e Ferraz, João C.. Economia da Informação, do Conhecimento e do Aprendizado. In "Informação e Globalização na Era do Conhecimento" de Lastres, M.H. e Albagli, Sarita (orgs). Editora Campus, Rio de Janeiro, 1999.

OECD (França). The knowledge-based economy: OCDE/CG(96)102. Organisation for Economic Co-operation and Development, 1996. Disponível em: < http://www.oecd.org/dataoecd/51/8/1913021.pdf >. Acesso em: 14 jun. 2007.

Práticas da Educação Empreendedora. VI JOAD - Jornada de Administração, I Fórum de Ensino, Pesquisa e Extensão de Cursos de Administração, UniEvangélica, 10 a 12 nov. 2010. Disponível em < http://www.unievangelica.edu.br/gc/index.php?pag=noticia.php&id_noti=2989 >. Acesso em 19 out. 2010.

Sala de aula: As interações pessoais e as tecnologias no intercâmbio dos saberes, III Encontro de Formação Docente Continuada, Pró-Reitoria de Graduação, Direção Geral de Ensino, ULBRA, Campus Canoas, RS, 27 e 28 de julho de 2010.


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=conhecimento+%22na+economia+brasileira%22&btnG=Pesquisar


http://scholar.google.com/scholar?hl=pt-BR&q=conhecimento+%22em+movimento%22+pesquisa+satisfa%C3%A7%C3%A3o+neg%C3%B3cios+%22da+economia+brasileira%22&btnG=Pesquisar&lr=&as_ylo=&as_vis=1


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=conhecimento+%22perfil+da+economia+brasileira%22&btnG=Pesquisar


Number of topics: 12


Persona

Number of topics: 1


ILAnet

Number of topics: 8


Express

Number of topics: 0


Sociability


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 07 Feb 2011

Revision: r1.25 - 24 Feb 2023 - 19:01 - GregorioIvanoff
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