Ágora


Infraestrutura em relação a práticas organizadas


Segundo STAR e RUHLEDER (1996), uma ferramenta não tem seus atributos pré-determinados e congelados no tempo. Um objeto se transforma em ferramenta quando conectado, na prática e para alguém, a uma certa atividade. As autoras sugerem que a infraestrutura, por analogia, é aquela que emerge para as pessoas na prática conectada a atividades e estruturas.

Para STAR e RUHLEDER (1996), infraestrutura é um conceito fundamentalmente relacional. Ela se torna infraestrutura em relação a práticas organizadas. Assim, para as autoras, trata-se de indagar quando, e não o que, é uma infraestrutura.

Aparecendo apenas como uma propriedade relacional, essa proposta de análise retira o foco de pessoas e coisas como simples fatores causais e considera centrais as mudanças nas relações da infraestrutura. O substrato se torna substância e a infraestrutura emerge com as seguintes dimensões: a capacidade de envolver, a transparência, o alcance ou escopo, algo sobre o qual se aprende a partir da interação, a capacidade de influir e de ser influenciada por convenções, a capacidade de conexão com outras infraestruturas, a relação com arquiteturas anteriores (base instalada) e o fato de ser tornar visível quando falha.

Ainda segundo as autoras, uma infraestrutura ocorre, torna-se uma ‘relação em trabalho’, quando a tensão entre o local e o global é resolvida, ou seja, quando as práticas locais são viabilizadas por tecnologia de larga escala, que pode então ser utilizada de forma natural e disponível (Design and Access for Large Information Spaces, apud IVANOFF, 2006).


Processo: emergência


Aprendizado e crescimento: perspectiva em conhecimento


Palavras-chave: mudanças em relações de infraestrutura, equipamentos em participação social, organização em mercados globais, cultura nacional de inovação, desenvolvimento em competências, biblioteca em conhecimento, regiões de aprendizagem, ambientes de aprendizagem, mobilidade humana, perfil profissional, vocabulário controlado, ficha catalográfica, infraestrutura, estrutura, mudança, alcance, pontos


English: order in structure


Resultados: inteligência do ambiente


IVANOFF, Gregorio Bittar. Ambientes e Organizações Virtuais: cultura de segurança e regulação entre o desenvolvimento de programas computacionais e estruturas e processos organizacionais. 2006. 89 f. Dissertação (Mestrado), Curso de Engenharia Elétrica, Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais PCS, Escola Politécnica, Universidade de São Paulo USP, São Paulo, 2006. Disponível em < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-01122006-173728/ > e < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3141/tde-01122006-173728/publico/GregorioBittarIvanoff.pdf >.

STAR, S.L.; RUHLEDER, K. Steps Toward an Ecology of Infrastructure: Design and Access for Large Information Spaces, Information Systems Research, Vol. 7, No. 1, Mar. 1996, p. 111-134.


Number of topics: 25


Persona

Number of topics: 16


ILAnet

Number of topics: 45


Express

Number of topics: 9


Sociability


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 19 Jun 2012

Revision: r1.20 - 01 Nov 2023 - 12:35 - GregorioIvanoff
Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback