Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.NewHondaCircler1.2 - 31 Aug 2016 - 17:02 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
ELIANE DOS SANTOS FREITAS

GESTÃO DO CONHECIMENTO
CONHECIMENTO COLETIVO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA
Trabalho apresentado ao curso Gestão Estratégica de Negócios - Universidade Cidade de São Paulo.
Prof. Gregório Bittar Ivanoff

SÃO PAULO - BRASIL

2007

CONHECIMENTO COLETIVO COMO FONTE DE VANTAGEM COMPETITIVA

Em um mercado cada vez mais competitivo as empresas devem manter-se sensíveis as mudanças de comportamento de seus clientes. Agindo de forma criativa, buscando idéias próprias e inovadoras, antecipando com agilidade às tendências do mercado. Pensando dessa forma a Honda elaborou o projeto NHC (New Honda Circle/ Novo Círculo Honda), um projeto de qualidade que tem como principal objetivo buscar o progresso e a evolução da organização por meio de trabalhos desenvolvidos por seus colaboradores.

A Honda é uma empresa japonesa fundada em 1948, sendo a maior fabricante mundial de motores - incorporados numa diversificada gama de produtos incluindo motocicletas, automóveis, geradores, corta-relvas, máquinas agrícolas e motores fora de bordo.

A Honda do Brasil completou, em outubro de 2006, 35 anos de história no País. Com mais de US$ 900 milhões de investimentos acumulados desde o ano de 1971, aliados à geração de mais de oito mil empregos diretos, a companhia traz na bagagem uma experiência única de atuação no mercado brasileiro, voltada para superar desafios e realizar sonhos.

Uma das filosofias da Honda é o estimulo à participação ativa e espontânea na condução das atividades no ambiente de trabalho tornando agradável e produtivo. Podemos então, caracterizá-la como:

Organizações onde as pessoas expandem continuamente sua capacidade de criar os resultados que elas realmente desejam, onde maneiras novas e expansivas de pensar são encorajadas, onde a aspiração coletiva é livre, e onde as pessoas estão constantemente aprendendo a aprender coletivamente. (Senge, 1990, pág. 3)

Entre as medidas adotadas pela Honda está a realização de atividades em grupo que permitam o crescimento pessoal e profissional e o respeito a outros pontos de vista.

Baseado neste princípio, a Honda elaborou o Círculo Honda Brasil (CHB) implantado em 1989, tornando-se o projeto NHC (NEW HONDA CIRCLE) como é conhecido no mundo a partir de 2003.

NHC são grupos de colaboradores que se reúnem espontânea e periodicamente para desenvolver um projeto de melhoria e soluções de problemas existentes no setor.

Para a identificação dos problemas são realizadas sessões de brainstorming. Após a localização dos problemas, esses são analisados buscando a melhor solução. Os projetos são apresentados para uma banca examinadora composta por gerentes e os melhores são convidados a divulgar seu trabalho em outras unidades ou até mesmo em unidades em outros países.

Neste projeto é importante que os colaboradores exerçam o direito de se manifestar, trocar opiniões, discutindo profundamente o desenvolvimento do trabalho.

A troca de experiência entre os integrantes também é fundamental e o revezamento nas funções dentro do círculo permite a todos enfrentar novas situações e desafios.

Acredito que o NHC é um ótimo exemplo de valor do conhecimento em um grande projeto, visto que, com a aplicação do NHC, a Honda promove discussões para a solução de problemas proporcionando a troca de experiências, ou seja, de conhecimento, além de motivar seus colaboradores que se dedicam para elaborar excelentes trabalhos, já que o NHC possibilita a projeção profissional para os colaboradores que demonstram potencial de crescimento.

Com esse projeto a Honda está focando em conhecimento coletivo que pode e deve ser valorizado como uma fonte de vantagem competitiva.

Eliane dos Santos Freitas

Aluna do curso de pós-graduação em Gestão Estratégica de Negócios na Universidade Cidade de São Paulo – Gestão do Conhecimento.

BIBLIOGRAFIA

Senge, P. M. The fifth Discipline: The Art & Practice of the Learning Organization. Currency Doubleday, 1990.

http://www.honda.com.br

http://www.hondaracingf1.com/br


Resultados: emprego no mundo

-- GregorioIvanoff - 18 Dec 2012
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback