Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.NegociosInovadoresr1.5 - 16 May 2013 - 14:52 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Ágora


Busca por negócios inovadores

Facilitar o acesso de empresas a tecnologias desenvolvidas nas universidades é o objetivo do Programa de Investigação Tecnológica (PIT) e da recém-lançada ferramenta Acelere sua Tecnologia.

09/01/2007

Por Thiago Romero

O Instituto Inovação, empresa com sede em Belo Horizonte e Campinas (SP), lançou, no fim do ano passado, uma ferramenta de avaliação e comercialização de tecnologias destinada a pesquisadores que desenvolveram ou que estão em fase de idealização de inovações com potencial de licenciamento a empresas ou investidores.

A ferramenta Acelere sua Tecnologia funciona por meio do cadastro on-line de inovações. A análise dos detalhes técnicos de cada proposta para a possível transferência tecnológica fica a cargo dos profissionais do instituto, com custo zero.

"As inovações são primeiramente apresentadas a grupos privados para qualificarmos a viabilidade técnica e econômica de sua aplicação. Com a identificação de tecnologias com potencial mercadológico, na maior parte dos casos o que ocorre é a criação de pequenas empresas de base tecnológica para a exploração do conteúdo inovador de cada projeto", disse Bruno Moreira, diretor do Instituto Inovação, à Agência FAPESP.

Moreira explica que desde a criação do Instituto Inovação, há três anos, cerca de 120 propostas foram analisadas. Com o auxílio do Acelere sua Tecnologia, o objetivo é otimizar essa triagem e aproximar mais o conhecimento acadêmico do mercado.

No sistema, o interessado cria uma conta de usuário, cadastra a tecnologia e submete o plano de negócio para análise. Grau de ineditismo da tecnologia, estágio de desenvolvimento, potencial de mercado, viabilidade econômica e riscos técnicos e de negócio são alguns critérios utilizados na avaliação das propostas.

"Basicamente, há dois níveis de investigação. O primeiro envolve uma análise rápida para vermos o que parece ser interessante. Em uma segunda etapa, custeada pela empresa que se interessou pela tecnologia, fazemos um estudo mais amplo e detalhado para que os resultados desse processo de fato cheguem ao mercado", explica Moreira.

Ele ressalta que a ferramenta, disponível no site do instituto, não é destinada ao cadastro de idéias, mas de inovações em níveis básicos ou médios de implementação. Mesmo que a tecnologia cadastrada não desperte o interesse das empresas consultadas pelos analistas do Instituto Inovação, o autor recebe um parecer com recomendações para aperfeiçoar seu projeto.


Mesma metodologia, abrangências diferentes

O sistema Acelere sua Tecnologia segue a mesma metodologia utilizada no Programa de Investigação Tecnológica (PIT), criado em agosto de 2006 por cinco instituições: a Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas, a Universidade Estadual Paulista, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas e o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares.

Bruno Moreira, que também é um dos responsáveis pela gestão e execução do PIT, que tem apoio da FAPESP e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), explica que a diferença básica entre os dois sistemas é a abrangência dos autores das propostas depositadas.

"No PIT, só pesquisadores das cinco entidades podem cadastrar inovações, enquanto no Acelere empreendedores de qualquer instituição de ensino e pesquisa do país podem participar", conta.

Até o fim de 2008, representantes das instituições estão selecionando projetos tecnológicos em andamento em seus laboratórios. A expectativa para o PIT é que 120 tecnologias sejam estudadas para dimensionamento no mercado nacional e internacional.

Outros objetivos do PIT são difundir a importância da propriedade intelectual das inovações tecnológicas e fazer com que todo o processo contribua para o aumento da competência das agências de inovação envolvidas com a iniciativa.

"Seja por questões burocráticas ou por falta de financiamento, o Brasil ainda tem sérias dificuldades em transformar o conhecimento gerado nas universidades em algo prático para o mercado. Reverter esse quadro com a aplicação dos resultados de pesquisa por empreendedores brasileiros, seja no Brasil ou no exterior, é fundamental", disse Moreira.

Mais informações: http://www.pit-sp.org.br e http://www.institutoinovacao.com.br.


Potencial social e de mercado de tecnologias inovadoras

O Programa de Investigação Tecnológica do Estado de São Paulo (PIT-SP) promoverá, no dia 25 de junho [de 2008], em São Paulo, o Conecta 2008.

Com o tema "comercialização e a valoração de tecnologias", o encontro é voltado a gestores de inovação e representantes de universidades e centros de pesquisa do Brasil.

O objetivo é apresentar as perspectivas de universidades, empresas, investidores e fomentadores, que irão falar de suas experiências, processos e formas de atuação. No evento ocorrerá ainda o lançamento da Revista Conecta, que contará a metodologia e os principais resultados do projeto PIT-SP.

O PIT-SP foi concebido para avaliar e qualificar o potencial social e de mercado de tecnologias inovadoras originadas em cinco instituições de pesquisa do Brasil: a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Mais informações: http://www.inova.unicamp.br/pit-sp/conecta2008


Aprendizado e crescimento: organização em práticas sociais


Palavras-chave: gestão, projetos, casos de negócios, estudos de caso, mapas estratégicos, serviços educacionais, pesquisa e desenvolvimento, instituição de ensino, balanço social


Brasil: FAPESP, PUC-SP MBIS


http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&lr=&q=%22process+quality+dimension%22&lr=


http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&lr=&q=%22Business+process%22+%22knowledge+process%22&lr=


http://scholar.google.com.br/scholar?q=%22processos+de+neg%C3%B3cio%22+%22processos+de+conhecimento%22&hl=pt-BR&lr=&lr=


Number of topics: 11


Persona

Number of topics: 0


ILAnet

Number of topics: 2


Express

Number of topics: 0


Pipl

http://pipl.com/directory/tags/Innovation

-- GregorioIvanoff - 24 Nov 2011
to top


You are here: Agora > BatePapoPUCSPMBISSobreEmpreendedorismo > NegociosInovadores

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback