"O microensino foi concebido como uma técnica ou procedimento de formação de professores tendo, como pressuposto básico, a ideia de que, através da redução de complexidade dos fatores envolvidos no ensino - tempo, número de alunos, conteúdo de aula - aumenta-se a eficiência do treinamento. Tal treinamento é então efetuado a partir de aulas curtas (de cinco a trinta minutos) que levam o futuro professor a adquirir, praticar e/ou desenvolver as habilidades técnicas necessárias ao ato de ensinar. Envolve quatro aspectos:
a) aulas curtas,
b) alunos reais,
c) feedback,
d) re-ensino.
Estes aspectos se desenvolvem da seguinte forma: os professores em treinamento, um de cada vez, ensinam um grupo reduzido de alunos durante um curto espaço de tempo. Um supervisor que observou a aula fornece comentários sobre a mesma para que o professor reorganize os comportamentos considerados inadequados. O professor então replaneja e modifica sua aula ministrando-a para um novo grupo de alunos" (AKASAKA e GODOY).
AKASAKA, E.; GODOY, A. A técnica de microensino na formação e treinamento de professores: análise da sua utilização na disciplina "Didática do Ensino de Administração I". In: 2o. SEMEAD - Seminários em Administração, 1997, São Paulo.
Anais ... São Paulo: Universidade de São paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, 1997, v. 2, p. 46-55.
http://www.google.com.br/search?q=%22A+t%C3%A9cnica+de+microensino+na+forma%C3%A7%C3%A3o+e+treinamento+de+professores%22&hl=pt-BR&lr=
Observação: Uma alternativa de aplicação do microensino pode ser conduzida entre alunos de uma mesma classe. Cada um dos alunos faz uma apresentação para os demais e recebe deles
feedback, através de um formulário contendo uma escala de avaliação do microensino.
Devem ser preenchidos no formulário: o nome do professor, o tema da aula, o horário de início e o horário de término, e, a data da aula.
A escala de avaliação do microensino inclui nove habilidades que serão avaliadas em uma escala de quatro graus: excelente, bom, regular e insuficiente.
As nove habilidades a serem observadas são:
1. Justificativa do tema,
2. Objetivos da aula,
3. Organização do conteúdo,
4. Uso de exemplos,
5. Utilização de recursos,
6. Interação com o grupo,
7. Clareza,
8. Fechamento,
9. Controle do tempo.
Observações quanto a 'características a conservar' e 'possibilidades de mudança' completam a avaliação.
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GregorioIvanoff - 10 Feb 2006