Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.MedidasFinanceirasr1.2 - 28 Sep 2021 - 14:30 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

ROI em Projetos de BI


BARBOSA, Guilherme Nacif. ROI em Projetos de BI. Pós-graduação em Business Intelligence, Turma 2LL, FIAP, 2005.


Como justificar um alto investimento em um projeto de BI? Os executivos avaliam constantemente o custo contra o benefício de decisões de negócios, e um projeto de BI não foge a regra. Existem cálculos e medidores financeiros que auxiliam nesta tarefa. Uma das medidas financeiras geralmente utilizada é o cálculo do retorno no investimento (ROI). Há duas razões preliminares justificando o cálculo do ROI.

Avaliação Business Case

Cada vez mais, antes que a iniciativa esteja empreendida, os gerentes de projeto são pedidos para avaliar os benefícios financeiros do projeto. O ROI fornece uma medida financeira que quantifica os retornos financeiros, permitindo que os gerentes avaliem e priorizem as várias iniciativas da tecnologia de informação dentro de sua organização.

Avaliação Post-Project

Na conclusão de um projeto de BI, os gerentes de projeto podem calcular o ROI do projeto como uma avaliação post-project. A finalidade deste tipo de avaliação é o cálculo original do ROI executado. O ROI e as suposições originais estavam corretos? Que fatores foram identificados durante a execução do projeto que impactou o cálculo original do ROI? Durante a execução do projeto, o ROI também pode ser usado como meios de promover os benefícios financeiros à organização, aos clientes e aos sócios.

Valor Presente Líquido (NPV)

O Valor Presente Líquido do fluxo de caixa de uma operação é o somatório de todos os valores atuais calculados no instante t=0 para cada elemento isolado da operação. O NPV permite que você determine o valor do dinheiro investido depois de um ou mais anos do cálculo no instante t=0.

O cálculo do ROI avalia o NPV projetado para os fluxos de dinheiro derivados do lucro resultante do projeto, dividido pelo investimento inicial. Com esta medida financeira, pode-se avaliar o benefício do projeto sobre os custos iniciais. Por exemplo, supondo que o NPV lucrado foi de R$1.500.000,00 e o investimento inicial era de R$1.000.000,00. O ROI então seria 150% do investimento inicial, significando que houve um ganho de 50%. A fórmula do ROI é a seguinte:

ROI = NVP do lucro x 100 / Investimento Inicial

Uma das maneiras de se classificar o custo em um projeto de BI seria dividi-lo em três categorias:

  • Hardware: Custos relacionados a aquisição de novos servidores e computadores ou infraestrutura de rede.
  • Software: Custos relacionados aos programas necessários para o projeto como aplicativos de BI e banco de dados, assim como o pagamento de suas licenças.
  • Equipe: Custos relacionados ao recursos internos e externos dedicados ao projeto como: gerente do projeto, analistas de negócio, DBAs, analistas de sistemas entre outros profissionais envolvidos no projeto.

Também podemos dividir o custo de implementação de um projeto de BI em duas categorias:

  • Inicial: Custos relacionados à aquisição de hardware, software e suas licenças, instalação e configuração do sistema assim como treinamento de usuários.
  • Recorrente: Custos relacionados ao projeto depois de seu término.

Compreender o custo total da implementação do projeto é imperativo para estar dentro do orçamento estipulado para o projeto, além de ajudar no planejamento das fases de implementação. Todos os valores obtidos das três categorias citadas acima (Hardware, Software e Equipe) serão usados no cálculo do ROI.


Bibliografia:


http://www.decisionwarehouse.com.br/institucional/business.htm
http://www.choose.com.br/infochoose/artigos/34art03.htm
http://www2.cio.com/analyst/report657.html
http://www.eac.fea.usp.br/cadernos/completos/cad14/conciliacao_certo.pdf
http://www2.cio.com/analyst/report278.html
http://www2.cio.com/analyst/report1344.html
http://www.evaltech.com/wpapers/calculatingroiforbiproj1.htm/

-- Main.guest - 24 Aug 2004


Palavras-chave: inteligência de negócios, medidas


Resultados: retorno sobre investimento

-- GregorioIvanoff - 23 Jun 2021
to top


You are here: Agora > Futebol > InteligenciaDeNegocios > MedidasFinanceiras

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback