Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.EspacoDeCidadaniar1.2 - 06 Dec 2019 - 00:17 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
Ágora is one of four areas of Ilanet virtual infrastructure. Ágora's keyword is "sociable, humanistic", and, as the other areas in Ilanet, Ágora is based in a combination of ambient intelligence scenarios: Dimitrios?, connecting people and expressing identities, and Annette and Solomon, social learning by connecting people and creating a community memory.


Ágora é uma das quatro áreas da infraestrutura virtual Ilanet. A palavra-chave de Ágora é "sociável, humanista [ou humanística]", e, como outras áreas em Ilanet, Ágora baseia-se numa combinação de cenários de inteligência do ambiente: Dimitrios, conectando pessoas e expressando identidades, e Annette e Solomon, aprendendizagem social conectando pessoas e criação de uma memória comunitária.


According to Wikipedia (January, 2017):

"The agora (/ˈæɡərə/; Ancient Greek: Ἀγορά Agorá) was a central spot in ancient Greek city-states. The literal meaning of the word is "gathering place" or "assembly". The agora was the center of athletic, artistic, spiritual and political life of the city. The Ancient Agora of Athens was the best-known example".


Segundo a Wikipedia (jan. 2017):

"Ágora (ἀγορά; "assembleia", "lugar de reunião", derivada de ἀγείρω, "reunir") é um termo grego que significa a reunião de qualquer natureza, geralmente empregada por Homero como uma reunião geral de pessoas. A ágora parece ter sido uma parte essencial da constituição dos primeiros estados gregos.

Normalmente era um espaço livre com edificações, onde os cidadãos costumavam ir, configuradas pela presença de mercados e feiras livres em seus limites, assim como por edifícios de caráter público. Enquanto elemento de constituição do espaço urbano, a ágora manifesta-se como a expressão máxima da esfera pública na urbanística grega, sendo o espaço público por excelência, da cultura e a política da vida social dos gregos. Estava normalmente rodeada pelos edifícios privados e públicos mais importantes, como as stoas (pórticos colunados), pritaneus (gabinetes administrativos), buletério (edifício para as reuniões da bulé) e balaneia (banhos). É nela que o cidadão grego convive com o outro para comprar coisas nas feiras, onde ocorrem as discussões políticas e os tribunais populares: é, portanto, o espaço da cidadania. Por este motivo, a ágora (assim como a Pnyx, o espaço de realização das eclésias) era considerada um símbolo da democracia direta, e, em especial, da democracia ateniense, na qual todos os cidadãos tinham igual voz e direito a voto. A de Atenas, por este motivo, também é a mais conhecida de todas as ágoras nas pólis da Antiguidade. Nas ágoras estavam presentes em maioria os aqueus, que se destacavam pela habilidade comercial e de mercado".


Palavras-chave: Ágora

-- GregorioIvanoff - 28 May 2019
to top


You are here: Agora > EspacoDeCidadania

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback