[texto em trabalho]
Resiliência é uma qualidade variável associada ao comportamento e à
motivação para conviver com desafios. Nas empresas, pode ser utilizada para abordar mudanças em modelos de negócios. Trata-se de valor que envolve tanto racionalização como comportamentos automáticos. Está presente em práticas sociais, estratégias e processo organizacional.
Habilitação em resiliência
A resiliência está presente nas empresas em diferentes escalas e níveis. Uma das escalas de interesse é a da eficiência operacional. É necessário verificar que relações se estabelecem sobre
resiliência em eficiência operacional.
VON KROGH et al. (2001) afirmam que empresas são inovadoras quando adotam estratégias e iniciativas com foco no
conhecimento como processo e em
novos conhecimentos. Já HAMEL e VÄLIKANGAS (2003, p. 61) entendem que uma empresa pode ser operacionalmente eficiente e estrategicamente ineficiente. Mesmo maximizando a eficiência de programas e processos existentes, a empresa ainda pode cometer falhas nas situações em que precisa encontrar e financiar ideias e inciativas não convencionais, que poderiam proporcionar retornos ainda maiores.
As empresas podem obter benefícios se, além de aprimorar sua eficiência operacional, desenvolverem e articularem competências e capacidades organizacionais, provocando mudanças intencionais e planejadas em seus modelos de negócios.
Seguindo o modelo
Balanced Scorecard, as
estratégias de empresas podem ser representadas em perspectivas.
Seguindo este modelo,
capacidades organizacionais poderiam ser representadas na perspectiva de processos internos. Já as competências humanas ou individuais seriam representadas na perspectiva de aprendizagem e crescimento.
Estas perspectivas estão relacionadas entre si e são as duas primeiras, no modelo geral, que inclui também as perspectivas de clientes (podendo ser interpretada também como partes interessadas) e financeira (podendo ser interpretada também como sustentabilidade).
Competências individuais devem sustentar e reforçar capacidades organizacionais. As empresas devem promover ativamente o
alinhamento de competências? individuais e de capacidades organizacionais. (
LAHTI, 1999).
Feitas essas considerações, entende-se que a coordenação entre competências humanas e capacidades organizacionais é interessante e desejável.
Sustentabilidade:
resiliência
Partes interessadas:
agentes de conhecimento,
professores,
empreendedores digitais
Processo:
formação de professores em mudança organizacional
Aprendizado e crescimento:
competências para a mudança organizacional?
Palavras-chave:
gestão de projetos inovadores,
transformação organizacional,
gestão do conhecimento,
mapas estratégicos,
contrato social,
modelo estratégico,
capacidades organizacionais
Keywords:
business model,
balanced scorecard,
value based management,
model performance,
theory in strategy
HAMEL, G.;
VÄLIKANGAS, L. The Quest for Resilience,
Harvard Business Review, 2006, p. 52-63. Disponível em
http://harvardbusinessonline.hbsp.harvard.edu/b02/en/common/item_detail.jhtml?id=4910&referral=2340. Acesso em 13 Mar. 2007.
LAHTI, R K. Identifying and integrating individual level and organizational level core competencies.
Journal Of Business And Psychology, Southlake, TX, v. 14, n. 1, p.59-75, 1999. Fall. Disponível em: <
http://www.springerlink.com/content/l730h013178465x0/ >. Acesso em: 13 mar. 2007.
VON KROGH, G.; ICHIJO, K.; NONAKA, I.
Facilitando a Criação do Conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
http://www.google.com.br/search?hl=pt-PT&q=agentes+%22de+conhecimento%22+efici%C3%AAncia+operacional&btnG=Pesquisar
http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-PT&q=%22modelo+estrat%C3%A9gico%22+resultados+desempenho+maturidade+%22efici%C3%AAncia+operacional%22+%22Balanced+Scorecard%22&btnG=Pesquisar&lr=&as_ylo=&as_vis=0
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GregorioIvanoff - 13 Mar 2007
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