Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.EconomiaDeInformacaoEmReder1.7 - 07 Jan 2021 - 01:25 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

O surgimento da produção e do compartilhamento de pares na economia de informação em rede


http://www.ime.usp.br/~is/Benkler/


English - Compartilhamento e intercâmbio social estão se tornando uma modalidade comum de produção de valores desejados no cerne das economias mais avançadas em matéria de informação, cultura, educação, computação e setores de comunicação. Software livre, computação distribuída, redes sem fio específicas, e outras formas de produção oferecem exemplos claros de práticas de compartilhamento de larga escala mensuráveis e eficazes.

[Sugiro] que a estrutura de capital contemporânea e altamente distribuída de comunicações e sistemas de computação é em grande parte responsável pelo aumento da relevância do compartilhamento social como uma modalidade de produção econômica nesse ambiente. Ao reduzir os custos de capital necessários para a ação individual eficaz, essas tecnologias têm permitido que vários problemas de provisionamento possam ser estruturados em formas passíveis de produção descentralizada com base em relações sociais, em vez de através de mercados ou hierarquias.

Uma vez que a produção social torna-se tecnicamente viável, ela oferece uma modalidade de produção alternativa, cuja atração relativa, em comparação com mercados, empresas e provisionamento do governo, pode ser analisada em termos de custos de transação e características de informação comparativas de cada processo. No entanto, o termo amplo de produção de pares, ou produção social, abrange diferentes formas de motivação e organização. Há motivações instrumentais e não-instrumentais. Há plataformas de cooperação mais ou menos vagamente organizadas.

Entender como as formas de motivação e organização desta modalidade operam é importante se se procura envolver-se em desenho institucional que leva em consideração a presença da produção social como uma potencial fonte de bem-estar, ou se a pessoa está envolvida com a construção de um modelo de negócio que utiliza o poder de produção social seja para fins lucrativos, como a relação da IBM com a comunidade de desenvolvimento GNU / Linux, ou sem fins lucrativos, como a relação da NASA com os contribuintes para o SETI@home.

Precisamos reconhecer que um amplo conjunto de práticas sociais podem ser substitutos sustentáveis e eficientes para os mercados, empresas e burocracias, e precisamos começar a estudar como fazer essas novas práticas tão eficazes quanto elas podem ser.


Aprendizado e crescimento: conhecimento em transação


Palavras-chave: produção de pares sustentada em bens comuns, produção em sinais, ambiente em rede, sistema de produção, custos de transação, produção social, sinais sociais, hierarquias, pontos


English: networked information economy

-- GregorioIvanoff - 12 May 2019
to top


You are here: Agora > Negocios > EscolasDeNegocios > BusinessModel > NetworkedInformationEconomy > EconomiaDeInformacaoEmRede

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback