Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.DesenvolvimentoHumanor1.15 - 06 Oct 2013 - 15:24 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Ágora


TORO distingue fatores de desenvolvimento humano de fatores de articulação social. Dentre os fatores de articulação social, o autor aponta a educação. Mesmo assim, TORO considera que a promoção da educação de forma isolada não é capaz de reforçar o estado social de direito, a governabilidade e a dignidade humana.

Para o desenvolvimento humano, existem vários indicadores conhecidos e entidades dedicadas à sua produção. Um dos indicadores mais utilizados é o coeficiente de Gini. O Brasil tem apresentado discretas melhoras neste indicador, mas ainda tem uma das posições mais frágeis, quando comparado com outras economias.

Talvez seja possível afirmar que melhorias nos indicadores de desenvolvimento humano pudessem também reforçar positivamente o valor do conhecimento e da gestão estratégica em negócios sustentáveis.

O avanço nas pesquisas deveria buscar indícios de posições articuladas entre os setores (estado, empresas, terceiro setor e organizações de classe), no mínimo para as questões relacionadas com conceitos mais abrangentes de sustentabilidade.

Uma outra alternativa de avanço pode ser estabelecida através da análise de ações relacionadas à gestão de contradições em lógicas estratégicas críticas.


Sustentabilidade: dignidade humana


Processo: articulação social


Aprendizado e crescimento: economia subterrânea, desenvolvimento econômico


Palavras-chave: abertura da Copa do Mundo, aumento salarial, plano de carreira, projetos, pesquisas, registro de invenção, registro de patente, pensamento não convencional, centros técnicos, gestão da inovação tecnológica, desenvolvimento de produto, sabático, tempo livre, negócios próprios, fuga de talentos, mão-de-obra altamente qualificada, espírito empreendedor, atração de profissionais, retenção de profissionais, tecnologia da informação, telecomunicações, engenharia, biotecnologia, química, carga de trabalho


Brasil: Unicamp, Pólo de Tecnologia de Campinas


TERZIAN, Françoise. Empresas oferecem tempo livre para gerar novas ideias. Valor, Recursos Humanos, EU&Carreira. São Paulo, 6 fev. 2008.


Number of topics: 12


ILAnet

Number of topics: 22


Express

Number of topics: 27


Persona

Number of topics: 20


Pipl

http://pipl.com/directory/tags/desenvolvimento%20humano

-- GregorioIvanoff - 22 Jul 2008
to top


You are here: Agora > Visao > BrasilEmVisao > DesenvolvimentoHumano

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback