Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.ConhecimentoEmCriacaor1.9 - 26 Oct 2020 - 02:34 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Ágora


O processo de criação em conhecimento


O texto indicado a seguir é uma adpatação das propostas encontradas em VON KROGH, ICHIJO e NONAKA (2001) e NONAKA e TAKEUCHI (1997).

A partir das propostas dos autores, argumenta-se que estratégias de avanço dependem da criação em novos conhecimentos.

O processo de criação em conhecimento envolveria:

  • Compartilhamento em conhecimento tácito;
  • Criação em conceitos;
  • Justificação em conceitos;
  • Construção em protótipos (adaptado de VON KROGH et al., 2001) ou construção em um arquétipo (adaptado de NONAKA e TAKEUCHI, 1997);
  • Nivelação em conhecimento (adaptado de VON KROGH et al., 2001) ou difusão interativa em conhecimento (adaptado de NONAKA e TAKEUCHI, 1997).

Para o compartilhamento em conhecimento tácito, a partir de VON KROGH et al (2001), destaca-se a proposta de promoção de microcomunidades do conhecimento.

É nas microcomunidades que os participantes têm a chance de compartilhar emoções perceptíveis, mas não expressas. As relações solícitas e o conhecimento vinculado aos sentidos e à proximidade física são enfatizados. A linguagem não é a principal ferramenta do processo. O compartilhamento em conhecimento pode exigir novas organizações, diferentes modalidades de programação de projetos e novos arranjos do espaço físico.

Para a criação em conceitos, práticas e julgamentos compartilhados são expressos por meio da linguagem. Os participantes capazes de catalisar e coordenar a criação em conhecimento na empresa (ativistas do conhecimento), são designados com base em sua capacidade de construir e de "ver" os conceitos mentalmente. O desenvolvimento em linguagem servirá tanto para comunicar novas experiências como para orientar novos pensamentos. Os participantes devem dispor de bastante tempo para experimentar os diferentes usos de conceitos.

Para a justificação em conceitos, parte-se para o diálogo aberto sobre o conceito, com críticas construtivas. Os conceitos são compatíveis com estratégias e valores da empresa? O conceito será valioso no futuro? Quem se beneficiará do conceito no futuro? Quais os interesses de fornecedores no conceito? De que maneira o conceito respaldará a situação atual? Devem ser adotados critérios que levem em conta as experiências e expressões individuais. Julgamentos sobre generosidade, verdade e beleza dos conceitos são muito importantes na criação de algo verdadeiramente inovador.

Para a construção em protótipos, ocorre a combinação do novo conceito com conceitos, produtos, componentes e procedimentos já existentes. São envolvidos participantes além da micromunidade original.

Para a nivelação em conhecimento, o protótipo se transforma em fonte de inspiração ao transitar pela empresa e por áreas de negócios, mercados ou microcomunidades. Algumas dessas alterações e intercâmbios em conhecimento induzem a microcomunidade original a retornar a fases anteriores do processo. O compartilhamento em conhecimento pode envolver abreviar o tempo decorrido entre a criação e a recepção, documentar e assegurar a recirculação do novo conhecimento.

Segundo VON KROGH et al. (2001), a alavancagem em conhecimento implica que o conhecimento compartilhado deva ter valor local. Cada fase do processo de criação do conhecimento deve ser delineada na elaboração de uma estratégia em avanço.


Palavras-chave: pensamento em linguagem, conceito em justificação, justificação de conceitos, criação de valor, diferentes perspectivas, beneficiários, generosidade, perspectiva


Resultados: colapso causado pela flutuação, justificação do conceito


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=microcomunidades+%22produ%C3%A7%C3%A3o+do+conhecimento%22&btnG=Pesquisar


http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=conceito+%22em+justifica%C3%A7%C3%A3o%22&btnG=Pesquisar


Number of topics: 6


Persona

Number of topics: 0


ILAnet

Number of topics: 6


Express

Number of topics: 0


Sociability


Efficiency / Eficiência   Community / Comunidade
  Twitter Pipl
  Annual report / Balanço anual  
  Research social networks / Redes sociais de pesquisa Wikipedia
Personality / Individualidade   Sociability / Sociabilidade

-- GregorioIvanoff - 19 Apr 2012
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback