Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.CalculoFelicificor1.8 - 11 Aug 2023 - 12:47 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Felicidade: Medida exata da tendência geral de qualquer ato


English


Para tirar a medida exata da tendência geral de qualquer ato, pelo qual os interesses de uma comunidade são afetados, proceda da forma a seguir.


Interesses de uma pessoa


Comece com qualquer pessoa cujos interesses parecem mais imediatamente afetados pelo ato, e, tome uma medida:

  • do valor de cada prazer distinguível que parece ser produzido pelo ato em primeira instância
  • do valor de cada dor que parece ser produzido pelo ato em primeira instância
  • do valor de cada prazer que parece ser produzido pelo ato, após a primeira instância. Este constitui a fecundidade do primeiro prazer e a impureza da primeira dor
  • do valor de cada dor que parece ser produzida pelo ato, após a primeira instância. Este constitui a fecundidade da primeira dor, e a impureza do primeiro prazer


Tendência do ato com respeito aos interesses da pessoa individual


Some os valores de todos os prazeres de um lado e os valores de todas as dores do outro. O saldo, se do lado do prazer, vai dar a boa tendência do ato sobre o todo com respeito aos interesses dessa pessoa individual; se do lado da dor, a má tendência do ato sobre o todo.


Interesses do número total ou comunidade de indivíduos envolvidos


Meça o número de pessoas cujos interesses parecem estar envolvidos; e repita o processo acima com respeito a cada um.


Números expressivos dos graus de boa tendência


Some os números expressivos dos graus de boa tendência que o ato tem com respeito a cada indivíduo, em relação ao qual a tendência do ato é boa sobre o todo.


Números expressivos dos graus de má tendência


Some os números expressivos dos graus de má tendência que o ato tem com respeito a cada indivíduo, em relação ao qual a tendência do ato é má sobre o todo.


Tendência geral do ato com respeito ao número total ou comunidade de indivíduos envolvidos


Avalie o saldo que, se do lado do prazer, vai dar a boa tendência geral do ato com respeito ao número total ou comunidade de indivíduos envolvidos. Se do lado da dor, a má tendência geral, com respeito à mesma comunidade.


Palavras-chave: promoção de aumento de felicidade, liquidação em dinheiro, mercados de derivativos, medidas repetidas, valores de ativos, índices hedônicos, futuros perpétuos, mensuração, interesses, sensação, dotação, valor, ação


English: felicific calculus


Felicific calculus. Felicific: relating to or promoting increased happiness. Hedonic calculus. Available from < https://en.wikipedia.org/wiki/Felicific_calculus >. access on 26 September 2016.

Hedonic regression. Available from < https://en.wikipedia.org/wiki/Hedonic_regression >. access on 14 September 2016.

Idoeta, Paula Adamo. A época em que ser alegre era malvisto — e como começou nossa busca pela felicidade. "[...] A filosofia também deu muitas contribuições para entendermos a felicidade. Alguns exemplos: a ideia mais imediatista, de simplesmente aumentar o prazer e evitar sofrimento, é chamada de felicidade hedônica. Já a felicidade eudaimônica é a que vem de relacionamentos pessoais positivos ou do orgulho e sensação de dever cumprido depois de um trabalho importante, por exemplo. Muitos psicólogos acabam vendo a felicidade como uma combinação dessas duas visões. [...]". Disponível em < https://www.bbc.com/portuguese/articles/ck5y8nyw1jyo >. Acesso em 13 fev. 2023.

Shiller, Robert J. "Measuring asset values for cash settlement in derivative markets: hedonic repeated measures indices and perpetual futures." The Journal of Finance 48.3 (1993): 911-931. Available from < http://aida.wss.yale.edu/~shiller/pubs/p0856.pdf >. access on 14 September 2016.

-- GregorioIvanoff - 20 Aug 2020
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback