Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.Caesr1.1 - 13 Feb 2021 - 01:58 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

Como escolher um Cão


por Higor Fiori de Almeida


Hoje em dia existem centenas de raças diferentes de cães, sendo que cada uma exige cuidados específicos. Algumas raças sofrem cirurgias estéticas de corte de rabo e orelha, outras exigem um cuidado maior com a pelagem e assim por diante. Quanto ao treinamento, considerado sua educação, depende também para qual fim será adquirido o cão. Uma educação básica como sentar, ficar parado, rolar; é muito importante para que no futuro ele não traga problemas, como: um cão raivoso que destrói moveis e objetos.

E na hora de procurar? O que escolher?
Um cão pequeno e carinhoso?
Um cão grande e bravo?
Um cão caçador?
Um cão de passeio?

Então, algumas dicas para a aquisição de seu mais novo amigo:

Os cães de caça possuem bom faro, muita energia e determinação; são ótimos para guia de cegos. Normalmente não são agressivos, tão quanto barulhentos, portanto não servem para cães de guarda. Caso escolha algum desses para ser seu novo amigo e seja utilizado apenas como companhia deverá receber boa dose de brincadeira e/ou exercícios para não se tornar um cão gordo e/ou preguiçoso. Os cães de trabalho nasceram para servir, são ótimos para guarda, pastoreio e transporte de carga. Normalmente são cães de grande porte, adoram brincadeiras e são muito inteligentes. Os cães de Terriers são cães normalmente de pequeno porte, muito ativos, excelentes caçadores de animais pequenos. Apresentam grande dose de energia que precisa ser gasta em brincadeiras, caso contrário podem tornar-se destruidores de móveis e objetos. Os cães de luxo estes cães de pequeno porte, considerados "toys". Muitos deles são ativos, gostam de brincadeiras. Este cães são muito apegados aos seus donos e desejam acompanhá-los sempre. Em geral, tem uma longa pelagem que necessita de cuidados especiais para ficar bonita. Os cães de companhia são os mais dóceis de todos os cães, provavelmente a companhia é a mais importante e comum. Há uma grande variação de tamanho e tipo neste grupo que abrange desde o Dálmata, um cão de porte grande, até o Poodle miniatura que é um companheiro requintado. O que vale para um bom cão de companhia é a camaradagem e o convívio com o dono e sua família.

Um grande conselho é não se empolgar com aqueles filhotinhos que ficam expostos nas vitrines de Pets, pois filhotes crescem, comem muito, fazem sujeira. O que quero dizer com isso é que não é como um brinquedo que não suja, não da trabalho, no máximo você coloca pilhas novas e pronto, eles precisam muito de carinho e companheirismo. Independente de sua escolha todos devem ser bem tratados com muito amor e carinho.

Para saber mais: http://www.yurifia.pop.com.br

Bibliografia:

http://www.lordcao.com.br

Conversa Sr. João Rodrigues associado KENNEL Clube.


Publicado trecho na wikipedia (http://pt.wikipedia.org) em 30/08/2004.


Palavras-chave: dados

-- GregorioIvanoff - 07 Feb 2006
to top


You are here: Agora > Companhia > Caes

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback