Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.Biodieselr1.8 - 15 Apr 2023 - 12:09 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions

O Biodiesel no Brasil, porque precisamos seguir nesta direção?


A matriz energética do Brasil para movimentação da frota de veículos está sustentada pela produção e refino de Petróleo para o transporte de cargas e de passageiros. A dependência do petróleo tem um impacto severo no custo da distribuição de alimentos e mercadorias internamente: Temos que pagar em dólares os custos dos fretes interestaduais uma vez que a PETROBRAS tem por política de preços atrelar os derivados ao cambio internacional pela moeda americana.

Veja texto completo em:

http://emro.blog.uol.com.br/


O biodiesel como alternativa para a matriz energética nacional


Por definição, biodiesel é um substituto natural do diesel de petróleo, que pode ser produzido a partir de fontes renováveis como óleos vegetais, gorduras animais e óleos utilizados para cocção de alimentos (fritura).

Desde que obedeça aos parâmetros de qualidade estabelecidos pela portaria no 255 da ANP (Agência Nacional do Petróleo, 2003), o biodiesel pode ser considerado bastante compatível com o petrodiesel. A grande compatibilidade do biodiesel com o diesel convencional o caracteriza como uma alternativa capaz de atender à maior parte da frota de veículos a diesel já existente no mercado, sem qualquer necessidade de investimentos tecnológicos no desenvolvimento dos motores.

Do ponto de vista econômico, a viabilidade do biodiesel está relacionada com o estabelecimento de um equilíbrio favorável na balança comercial brasileira, visto que o diesel é o derivado de petróleo mais consumido no Brasil, e que uma fração crescente desse produto vem sendo importada anualmente.

Em termos ambientais, a adoção do biodiesel, mesmo que de forma progressiva, ou seja, em adições de 2% a 5% no diesel de petróleo (Ministério da Ciência e Tecnologia, 2002), resultará em uma redução significativa no padrão de emissões de materiais particulados, óxidos de enxofre e gases que contribuem para o efeito estufa.

Outro ponto que deve ser destacado, é que a adição de biodiesel ao petrodiesel, em termos gerais, melhora as características do combustível fóssil, pois possibilita a redução dos níveis de ruído e melhora a eficiência da combustão pelo aumento do número de cetano.

Em diversos países, o biodiesel já é uma realidade. Na Alemanha, por exemplo, existe uma frota significativa de veículos leves, coletivos e de carga, que utilizam biodiesel derivado de plantações específicas para fins energéticos e distribuído por mais de 1.000 postos de abastecimento. Outros países também têm desenvolvido os seus programas nacionais de biodiesel e, como conseqüência, o consumo europeu de biodiesel aumentou em 200.000 ton. entre os anos de 1998 e 2000. Já nos Estados Unidos, leis aprovadas nos estados de Minnesotta e na Carolina do Norte determinaram que, a partir de 1º/1/2002, todo o diesel consumido deveria ter a incorporação de, pelo menos, 2% de biodiesel em base volumétrica.

No Brasil, diversas ações visando à introdução do biodiesel na matriz energética nacional vem sendo implementadas, dentre as quais podemos destacar a instituição de um Programa Brasileiro de Biodiesel, o PROBIODIESEL (Portaria no. 702 do MCT, de 30 de outubro de 2002), e o surgimento de empreendimentos privados, como é o caso da WJC, que vem se destacando pelo seu pioneirismo na área após a montagem da primeira unidade industrial do Brasil voltada à produção de biodiesel etílico, a cerca de um ano, no interior do Estado de Goiás.

-- Anderson Kurunczi Domingos UFPR - 02 May 2004


Palavras-chave: política de preços, estudo de caso, produção, pesquisa


O grande apelo econômico, tecnológico, social e ecológico do Biodiesel. Pesquisar usando biodiesel como argumento em < http://www.institutodeengenharia.org.br/cgi-local/wxis.exe?IsisScript=phl7/041.xis&cipar=phl.cip&lang=por >.

Perspectiva histórica da cadeia da mamona e a introdução da produção de biodiesel no semiárido brasileiro sob o enfoque da teoria dos custos de transação. Disponível em < http://www.biodieselecooleo.com.br/biodiesel/estudos/pdf/biodiesel-semi-arido-pablo-amorim.pdf >.


http://scholar.google.com.br/scholar?hl=pt-BR&lr=&q=estudo+de+caso+planejamento+Yin+biodiesel&lr=

-- GregorioIvanoff - 18 Nov 2006
to top


You are here: Agora > MeioAmbiente > Biodiesel

to top

Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback