Skip to topic | Skip to bottom
Home
Agora
Agora.AvaliacaoEmEducacaor1.4 - 01 May 2020 - 23:15 - GregorioIvanoff

Start of topic | Skip to actions
English -


Os quatro níveis de avaliação de Kirkpatrick


A avaliação da eficácia do treinamento geralmente envolve o uso do modelo de quatro níveis desenvolvido por Donald Kirkpatrick (1994). De acordo com esse modelo, a avaliação deve sempre começar no nível um e, conforme o tempo e o orçamento permitir, deve se mover sequencialmente pelos níveis dois, três e quatro. As informações de cada nível anterior servem de base para a avaliação do próximo nível. Assim, cada nível sucessivo representa uma medida mais precisa da eficácia do programa de treinamento, mas ao mesmo tempo exige uma análise mais rigorosa e demorada.


No modelo de quatro níveis de Kirkpatrick, cada nível de avaliação sucessivo é construído com base nas informações fornecidas pelo nível inferior.


Avaliação de nível 1 - Reações


Assim como a palavra indica, a avaliação nesse nível mede como os participantes de um programa de treinamento reagem a ele. Ele tenta responder perguntas sobre as percepções dos participantes - eles gostaram? O material foi relevante para o trabalho deles? Segundo Kirkpatrick, todo programa deve pelo menos ser avaliado nesse nível para proporcionar a melhoria de um programa de treinamento. Além disso, as reações dos participantes têm consequências importantes para a aprendizagem (nível dois). Embora uma reação positiva não garanta aprendizado, uma reação negativa quase certamente reduz sua possibilidade.


Avaliação Nível 2 - Aprendizagem


A avaliação nesse nível move a avaliação além da satisfação do aluno e tenta avaliar até que ponto os alunos avançaram em habilidades, conhecimentos ou atitudes. A medição nesse nível é mais difícil e trabalhosa do que o nível um. Os métodos variam de testes formais a informais, até avaliação e autoavaliação da equipe. Se possível, os participantes fazem o teste ou avaliação antes do treinamento (pré-teste) e após o treinamento (pós-teste) para determinar a quantidade de aprendizado que ocorreu.

Para avaliar a quantidade de aprendizado que ocorreu devido a um programa de treinamento, as avaliações de nível dois geralmente usam testes realizados antes do treinamento (pré-teste) e após o treinamento (pós-teste).


Avaliação Nível 3 - Transferência


Este nível mede a transferência que ocorreu no comportamento dos alunos devido ao programa de treinamento. A avaliação neste nível tenta responder à pergunta - As habilidades, conhecimentos ou atitudes recém-adquiridos estão sendo usados no ambiente cotidiano do aluno? Para muitos treinadores, este nível representa a avaliação mais verdadeira da eficácia de um programa. No entanto, a medição nesse nível é difícil, pois muitas vezes é impossível prever quando a mudança de comportamento ocorrerá e, portanto, requer decisões importantes em termos de quando avaliar, com que frequência e como avaliar.


Avaliação Nível 4 - Resultados


Considerado frequentemente como resultado final, esse nível mede o sucesso do programa em termos que os gerentes e executivos podem entender - aumento da produção, melhoria da qualidade, redução de custos, redução da frequência de acidentes, aumento de vendas e lucros ainda maiores ou retorno do investimento. Do ponto de vista organizacional e de negócios, esse é o motivo geral de um programa de treinamento, embora os resultados do nível quatro não sejam normalmente abordados. Determinar resultados em termos financeiros é difícil de medir e difícil de vincular diretamente ao treinamento.

A avaliação de nível quatro tenta avaliar o treinamento em termos de resultados de negócios. Nesse caso, as transações de vendas melhoraram constantemente após o treinamento da equipe de vendas, ocorrido em abril de [2020].


Fonte: Elaine C. Winfrey, SDSU Graduate Student, Educational Technology; < http://coe.sdsu.edu/eet/articles/k4levels/start.htm >; < http://coe.sdsu.edu/eet/Admin/Biblio/index.htm >.


Aprendizado e crescimento: ensino remoto de emergência


Palavras-chave: ações pedagógicas emergenciais, ciência em resultados, escalas de avaliação, sistemas escolares, avaliação, educação


English: evaluation in education


Donald Kirkpatrick. Available from < https://en.wikipedia.org/wiki/Donald_Kirkpatrick >. access on 22 February 2016.

KRUSE, Kevin. Evaluating e-Learning: Introduction to the Kirkpatrick Model. Disponível em < http://www.e-learningguru.com/articles/art2_8.htm >. Acesso em 1 jun. 2009.

-- GregorioIvanoff - 30 Mar 2020
to top


Direitos de cópia © 1999-2024 pelos autores que contribuem. Todo material dessa plataforma de colaboração é propriedade dos autores que contribuem.
Ideias, solicitações, problemas relacionados a Ilanet? Dê sua opinião
Copyright © 1999-2024 by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Ilanet? Send feedback